Publicações Científicas
- Resumo Utilização da applet Multiplicação da Plataforma Hypatiamat: análise da perceção da autorregulação da aprendizagem e autoeficácia matemática (Yelitza Freitas, Ricardo Pinto, Ana Gomes, Virgílio Rato e Fernando Martins)
- Resumo Pensamento Computacional e Dados e Probabilidades: uma experiência de ensino com recurso à plataforma Hypatiamat (Adriana Mendes, Maria João Coragem, Vitória Melo, Rita Neves Rodrigues, José Sacramento, Ana Patrícia Vidal, Yelitza Freitas, Cecília Costa, Fernando Martins)
- Resumo Uso das applets Áreas I, II e III da plataforma Hypatiamat para desenvolver o Pensamento computacional (Rafaela Maria e Silva Ferreira, Ricardo Manuel Neves Pinto, Yelitza Freitas; Sandra Pereira, Virgílio Rato; Fernando Manuel Lourenço Martins)
- Resumo Formação de Professores com o Projeto Hypatiamat (Ricardo Pinto, José Martins, Fernando Martins)
- Artigo Sentidos da multiplicação e a applet multiplicação da plataforma Hypatiamat (Yelitza Freitas, Ricardo Pinto, Virgílio Rato, Ana Gomes & Fernando Martins)
- E-book Artefactos digitais, aprendizagens e conhecimento didático – Contributos para promover a compreensão da matemática (Fernando Martins, Ricardo Pinto e Cecília Costa)
- E-book TPACK – uma ferramenta para a integração da tecnologia no ensino e na aprendizagem (Nuno Martins, Cecília Costa, Ricardo Pinto e Fernando Martins)
- O uso da Plataforma Hypatiamat na promoção da aprendizagem da adição de números naturais (Daniela Pires, Ana Elisa Santiago, Fernando Martins)
- Desenvolvimento da aritmética mental utilizando o jogo SAM da plataforma Hypatiamat (Ana Margarida Martins Gomes, Ricardo Manuel Neves Pinto, Ana Patrícia Vidal, Virgílio José Monteiro Rato e Fernando Manuel Lourenço Martins)
- Artefactos digitais da plataforma Hypatiamat na promoção de aprendizagens matemáticas efetivas (Beatriz Guiomar, Ricardo Pinto, Elisabete Pereira, Virgílio Rato e Fernando Martins)
- Sentidos da multiplicação através do uso de artefactos digitais da plataforma Hypatiamat (Yelitza Freitas, Ricardo Pinto, Ana Gomes, Virgílio Rato e Fernando Martins)
- O uso da plataforma Hypatiamat no processo de aprendizagem do conceito de ângulo (Inês Damas, Joana Costa, Maria Conde, Ana Vidal e José Sacramento)
- Projeto Hypatiamat, artefactos digitais para ensinar e aprender matemática (Ricardo Pinto, José Martins e Fernando Martins)
- Autorregulação da aprendizagem e autoeficácia matemática durante a promoção da aritmética mental (Ana Margarida Martins Gomes, Ricardo Manuel Neves Pinto, Ana Patrícia Vidal, Virgílio José Monteiro Rato e Fernando Manuel Lourenço Martins)
- Applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do cálculo mental (Ângela Escaroupa, Anabela Bacalhau, Ricardo Pinto, Virgílio Rato e Fernando Martins)
- Serra et al. (2021). Aprofundar conhecimentos sobre Números Racionais Não Negativos através do uso da Plataforma Hypatiamat e de Artefactos Concretos.
- Simões et al. (2021). O uso da plataforma HypatiaMat no processo de aprendizagem da divisão inteira.
- Gomes et al. (2021). Aritmética Mental e o jogo SAM da Plataforma Hypatiamat.
- Escaroupa et al. (2021). Applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do Cálculo Mental.
- Pires, D., Santos, P., Santiago, A. e Martins, F.(2020). Adição de números naturais usando a plataforma HypatiaMat.
Notícias Hypatiamat nas Escolas
- Participação no Campeonato de Cálculo Mental através da Plataforma Hypatiamat (Joana Ferreira)
- Utilização da plataforma Hypatiamat como sistematização de conhecimentos – Frações equivalentes (Joana Ferreira)
- O uso da Plataforma Hypatiamat como recurso para o aprofundamento de conhecimentos do tópico matemático Sólidos (Laura Francisco, Rita Menaia e Sara Quadrada)
- O uso da Plataforma Hypatiamat como recurso para o aprofundamento de conhecimentos do tópico matemático Comprimento (Laura Francisco, Rita Menaia e Sara Quadrada)
- O uso da Plataforma Hypatiamat como recurso para o aprofundamento de conhecimentos do tema Dados e Probabilidades (Laura Francisco, Rita Menaia e Sara Quadrada)
- Divisão com a Plataforma HypatiaMat na EB1 do Tovim (Sandy Machado e Tânia Carraca)
- Algoritmo da adição com a Plataforma HypatiaMat na EB1 do Tovim (Sandy Machado e Tânia Carraca)
- Criar um percurso com o Super Doc na EB1 do Tovim (Sandy Machado e Tânia Carraca)
- Super Doc e os Seres Vivos na EB1 do Tovim (Sandy Machado e Tânia Carraca)
- Comprimentos com a plataforma HypatiaMat na EB1 do Tovim (Sandy Machado e Tânia Carraca)
- O uso da plataforma Hypatiamat para aprofundar a aprendizagem da subtração dos números até 80 (Maria João Machado, Mariana Leonel e Sofia Tomás)
- O uso da Plataforma Hypatiamat como recurso para a compreensão do diagrama de caule-e-folhas duplo, da moda, do mínimo e do máximo (Fabiana Teixeira e Madalena Almiro)
- Trabalhos de casa com recurso à plataforma Hypatiamat (Fabiana Teixeira e Madalena Almiro)
- A utilização da plataforma Hypatiamat para a realização do Escape Room “Recuperar o boné da Zita” ( Letícia Sobral, Margarida Neves e Maria Inês Simões)
- A utilização da plataforma Hypatiamat para a escrita da data ( Letícia Sobral, Margarida Neves e Maria Inês Simões)
- O uso da plataforma Hypatiamat como recurso à abordagem de sequências (Laura Francisco , Rita Menaia e Sara Quadrada)
- Campeonato Hypatiamat 2024 (Laura Francisco, Rita Menaia e Sara Quadrada)
- O uso da plataforma Hypatiamat para consolidar a aprendizagem da adição dos números até 50 (Maria João Machado, Mariana Leonel e Sofia Tomás)
- Exploração do jogo SUB ADD na plataforma Hypatiamat : 1º, 2º, 3º e 4º anos (Sandra Rosa)
- Recursos digitais do Projeto Hypatiamat melhoram compreensão da matemática no 1º ciclo
- A utilização da plataformHypatiamat para a sistematização da aprendizagem de tabelas de contagem (Letícia Sobral, Margarida Neves e Maria Inês Simões)
- A combinação entre o material didático e o material tecnológico, na sistematização de aprendizagens matemáticas (Ana Filipa Cramês e Jéssica Madaleno)
- O trabalho de grupo e o relacionamento interpessoal potenciado pela plataforma Hypatiamat (Ana Filipa Cramês e Jéssica Madaleno)
- A plataforma Hypatiamat como recurso à aprendizagem do Diagrama de Caule-e-Folhas (Rafaela Oliveira e Yolanda Pinho)
- Sistematização conteúdos com o Hypatiamat – Inclusão de uma aluna com Necessidades de Saúde Especiais (Joana Ferreira e Mafalda Gomes)
- Hypatiamat na Sistematização de uma aula (Joana Ferreira e Mafalda Gomes)
- O uso do Hypatiamat como promotor do desenvolvimento do Cálculo Mental (Maria João Machado, Mariana Leonel e Sofia Tomás)
- Sequências e Reguladidades com a Plataforma (Sandy Machado e Tânia Carraca)
- O uso da Plataforma Hypatiamat como recurso para a compreensão de conceitos matemáticos relacionados com quadriláteros (Fabiana Teixeira e Madalena Almiro)
- O uso da plataforma Hypatiamat como recurso à sistematização dos quadriláteros (João Carvalho, Tatiana Couceiro e Tatiana Gomes)
- Rever os sólidos geométricos com recurso à plataforma Hypatiamat (João Carvalho, Tatiana Couceiro e Tatiana Gomes)
- Sequências de crescimento – Hypatiamat (Maria Coragem e Vitória Melo)
- Gráficos de Barras- Promover o pensamento computacional com o auxilio do Hypatiamat (Maria Coragem e Vitória Melo)
- Multiplicação combinatória- Hypatiamat (Maria Coragem e Vitória Melo)
- Exploração da plataforma Hypatiamat (Maria Coragem e Vitória Melo)
- Diagrama de Carrol- Hypatiamat (Maria Coragem e Vitória Melo)
- A utilização da plataforma Hypatiamat para o desenvolvimento da aprendizagem da adição (Letícia Sobral, Margarida Neves e Maria Inês Simões)
- A utilização da plataforma Hypatiamat para o desenvolvimento da aprendizagem das Figuras Planas (Letícia Sobral, Margarida Neves e Maria Inês Simões)
- O Hypatiamat na consolidação dos “Números até 10” (Carolina Oliveira, Iara Fernandes e Joana Marinho)
- O Hypatiamat na consolidação de conteúdos “À descoberta das figuras geométricas” (Carolina Oliveira, Iara Fernandes e Joana Marinho)
- A integração do Hypatiamat no ensino da matemática em 1ºCEB (Carolina Malta, Inês Santos e Joana Amado)
- Aquisição de conhecimentos de geometria com recurso à plataforma Hypatiamat (Carolina Malta, Inês Santos e Joana Amado)
- Exploração da plataforma Hypatiamat numa turma do 1º CEB (Carolina Malta, Inês Santos e Joana Amado)
- O uso da plataforma Hypatiamat na sistematização de aprendizagens (Carolina Malta, Inês Santos e Joana Amado)
- Cálculo Mental do 2.ºA através do Hypatiamat (Adriana Fagundo, Cheila Reveles e Jessica Noronha)
- Hypatiamat na consolidação das Sequências e Regularidades no 2ºA (Adriana Fagundo, Cheila Reveles e Jessica Noronha)
- Tabuada do 2 e do 4 através do Hypatiamat (Adriana Fagundo, Cheila Reveles e Jessica Noronha)
- O uso da plataforma HypatiaMat para o ensino da matemática (Beatriz Oliveira, Carolina Santos e Raquel Rocha)
- Exploração do Hypatiamat para a revisão da Multiplicação (Beatriz Oliveira, Carolina Santos e Raquel Rocha)
- Exploração do Hypatiamat para a aprendizagem de sólidos geométricos (Beatriz Oliveira, Carolina Santos e Raquel Rocha)
- Exploração do Hypatiamat para a aprendizagem de sequências e regularidades (Beatriz Oliveira, Carolina Santos e Raquel Rocha)
- Hypatiamat (Catarina Mendonça, Joana Cadima e Carina Silva)
- O uso da Plataforma Hypatiamat como recurso à consolidação das figuras planas (Laura Francisco, Rita Menaia e Sara Quadrada)
- Exploração de jogos na plataforma Hypatiamat: 1.º ano (números até 20 e resolução de problemas), 2.º ano (números ordinais) (Sandra Rosa)
- A Applet “À descoberta das figuras planas I – das figuras planas às linhas” como recurso introdutório ao tópico das figuras planas (Ana Filipa Cramês, Ana Rita Melanda e Jéssica Madaleno)
- A multiplicação com o HypatiaMat na EB1 do Tovim (SandyMachado e Tânia Carraca)
- A plataforma Hypatiamat para explorar a estruturação em base 10 de números de ordem superior ao milhar (Rafaela Oliveira e Yolanda Pinho)
- O uso da Plataforma Hypatiamat como recurso da aprendizagem do conteúdo das figuras geométricas (Maria João Machado, Mariana Leonel e Sofia Tomás)
- O uso da Plataforma Hypatiamat como recurso para o aprofundamento de conceitos relacionados com círculos e circunferências (Fabiana Teixeira e Madalena Almiro)
- A utilização da plataforma Hypatiamat para o desenvolvimento da aprendizagem dos sólidos geométricos (Letícia Sobral, Margarida Neves e Maria Inês Simões)
- Exploração de jogos na plataforma Hypatiamat como indutores/exploradores no desenvolvimento de competências matemáticas (Sandra Rosa)
- O uso da plataforma Hypatiamat para o desenvolvimento do cálculo mental (Rafaela Oliveira e Yolanda Pinho)
- O uso da Plataforma Hypatiamat como recurso ao ensino dos números ordinais (Rafaela Oliveira e Yolanda Pinho)
- Os jogos como promotores do desenvolvimento do Cálculo Mental (Ana Filipa Cramês, Ana Rita Melanda e Jéssica Madaleno)
- O uso da Plataforma Hypatiamat como recurso para abordar as figuras geométricas (Laura Francisco, Rita Menaia e Sara Quadrada)
- O uso da plataforma Hypatiamat para o desenvolvimento do cálculo mental dos alunos do 1.º ano do 1.º CEB (Letícia Sobral, Margarida Neves e Maria Inês Simões)
- O uso da Plataforma Hypatiamat como recurso à consolidação dos números ordinais (Laura Francisco, Rita Menaia e Sara Quadrada)
- Applet – OTD – Caule-e-folhas no 3.º ano de escolaridade (Alexandra Garcia, Ana Carolina Macário e Mariana Oliveira)
- Hypatiamat na Consolidação do tópico Dinheiro (Alexandra Garcia, Ana Carolina Macário e Mariana Oliveira)
- Compreender os ângulos e a sua classificação utilizando artefactos digitais das applets (Cristiana Queirós, Isabel Silva e Carolina Serrano)
- A exploração do Hypatiamat como trabalho de casa (Ana Carolina Serrano, Cristiana Queirós e Isabel Silva)
- Os poligonos vão até à casa dos alunos de 1ºCEB (Ana Carolina Serrano, Cristiana Queirós e Isabel Silva)
- Applet Coordenadas – introdução no 3.º ano de escolaridade (Alexandra Garcia, Ana Carolina Macário e Mariana Oliveira)
- HYPATIAMAT: Calculus (Brígida Branco, Carolina Abreu, Cátia Santos e Mariana Mourisco)
- O uso da Plataforma Hypatiamat como recurso ao ensino das sequências e das (ir)regularidades (Ana Silva e Rafaela Ferreira)
- A integração do pensamento computacional no ensino de Áreas (Rafaela Ferreira)
- A Hypatia joga o Loto das Frações (Ana Simões, Filipa Pinto e Inês Silva)
- Hypatiamat nas férias da Páscoa (Brígida Branco, Carolina Abreu, Cátia Santos e Mariana Mourisco)
- Relações entre as tabuadas do 4 e do 8 utilizando artefactos digitais da plataforma Hypatiamat (Inês Azevedo e Joana Soller)
- Os polígonos e o Hypatiamat na EB1 de Eiras (Carolina Quaresma, Marta Costa e Sofia Moteiro)
- O jogo da memória como forma de consolidação de aprendizagens, com o apoio da plataforma Hypatiamat (Laura Martins e Leonor Henriques)
- Hypatiamat na turma do 3.ºC (Ana Carolina Couceiro e Bruna Martins)
- Hypatiamat na Consolidação de Operações Aritméticas (Ana Laranjo, Carina Lopes e Inês Santos)
- Consolidar ângulos e posições relativas de retas com recurso à plataforma Hypatiamat (Beatriz Teixeira, Bruna Santos e Lara Doutel)
- Como organizar e analisar dados? O Hypatiamat ajuda! (Maria Alice Monteiro e Maria João Ferreira)
- À volta dos números até 20” com a plataforma Hypatiamat na EB1 de Santa Cruz (Ana Patrícia Fontes, Bárbara Silva e Daniela Santos)
- A Hypatia ajuda a consolidar conhecimentos (Ana Simões, Filipa Pinto e Inês Silva)
- A Hypatia aprende a classificar ângulos (Ana Simões, Filipa Pinto e Inês Silva)
- Applet À descoberta das simetrias no 3.º ano de escolaridade (Alexandra Garcia, Ana Carolina Macário e Mariana Oliveira)
- Frações – Representação por frações (Maria Alexandra Oliveira Santos e Vanessa Liliana Pinto Lima)
- Linhas poligonais e polígonos (Maria Alexandra Oliveira Santos e Vanessa Liliana Pinto Lima)
- Números naturais – À volta dos números ordinais (Maria Alexandra Oliveira Santos e Vanessa Liliana Pinto Lima)
- Perímetro com a Hypatia (Ana Simões, Filipa Pinto e Inês Silva)
- Celebrar a Lição n.º 100 com a Plataforma Hypatiamat (Beatriz Guiomar e Diana Dias)
- Hypatiamat nas férias de Natal (Brígida Branco, Carolina Abreu, Cátia Santos e Mariana Mourisco)
- Robôs e a Matemática (Brígida Branco, Carolina Abreu, Cátia Santos e Mariana Mourisco)
- A Hypatia aprende a multiplicar (Ana Simões, Filipa Pinto e Inês Silva)
- Compreender os sentidos da multiplicação utilizando artefactos digitais das applets “Multiplicação e Múltiplos (introdução)” (Cristiana Queirós e Isabel Silva)
- Compreender as sequências de repetição utilizando artefactos digitais da applet “Sequências e regularidades” (Cristiana Queirós e Isabel Silva)
- Sequência didática de ângulos na Plataforma Hypatiamat (Ana Silva e Rafaela Ferreira)
- Organização e Tratamento de Dados (Maria Alexandra Oliveira Santos e Vanessa Liliana Pinto Lima)
- Números Naturais – Adição e Subtração (Maria Alexandra Oliveira Santos e Vanessa Liliana Pinto Lima)
- Hypatiação na EB Quinta das Flores (Alexandra Garcia, Ana Carolina Macário e Mariana Oliveira)
- A plataforma Hypatiamat na Aprendizagem do Tempo (Catarina Sampaio, Margarida Ferreira e Sara Marques)
- Polígonos na EB da Solum (Anna Aveiro e Sónia Mendes)
- Frações na EB da Solum (Anna Aveiro e Sónia Mendes)
- Compreender os sentidos da multiplicação utilizando artefactos digitais da plataforma Hypatiamat (Ana Melo, Catarina Gomes, Eduarda Santos e Yelitza Freitas)
- Cálculo Mental no Centro Escolar do Areeiro (Andreia Oliveira, Inês Simão e Vanessa Mateus)
- Polígonos I no Centro Escolar do Areeiro (Andreia Oliveira, Inês Simão e Vanessa Mateus)
- O Comprimento e a Multiplicação na EB1 de Brasfemes (Beatriz Guiomar, Isa Jesus e Maria Santos)
- “Representação de dados” com a Plataforma Hypatiamat na Escola Básica de Solum Sul (Ana Gomes, Ana Melo, Eduarda Santos e Yelitza Freitas)
- Hypatiamat e a divisão (Inês Marques, Mariana Adriano e Patrícia Fragoso)
- As retas no Hypatiamat (Inês Damas, Joana Costa e Maria José Conde)
- Recordar e praticar a divisão inteira exata com o Hypatiamat (Inês Pestana, Mariana Santos e Mariana Silva)
- Hypatiamat enquanto ferramenta de diferenciação pedagógica (Inês Pestana, Mariana Santos e Mariana Silva)
- À Descoberta das Figuras Planas 1, das figuras planas às linhas (Catarina Sampaio, Margarida Ferreira e Sara Marques)
- “Praticar a Multiplicação” na EB1 de Montes Claros (Ana Rita Carvalho, Eduarda Antunes e Tatiana Simões)
- Os múltiplos de 2 através da plataforma Hypatiamat (Ana Rita Carvalho, Eduarda Antunes e Tatiana Simões)
- Os ângulos na Hypatiamat (Inês Damas, Joana Costa e Maria José Conde)
- A promoção da literacia estatística com recurso à plataforma digital Hypatiamat (Inês Pestana, Mariana Santos e Mariana Silva)
- Hypatiamat no Centro Escolar do Loreto (Inês Pestana, Mariana Santos e Mariana Silva)
- Vamos Multiplicar na EB1 de Brasfemes (Beatriz Guiomar, Isa Jesus e Maria Santos)
- Os ângulos na turma do 4.º B da Escola EB Solum (Ana Carnim, Joana Aleixo e Margarida Simões)
- Polígonos (Ana Carnim, Joana Aleixo e Margarida Simões)
- Retas paralelas, coincidentes, oblíquas e perpendiculares na turma do 4.ºB da EB Solum (Ana Carnim, Joana Aleixo e Margarida Simões)
- Múltiplos e Divisores – HypatiaMat (Ana Carnim, Joana Aleixo e Margarida Simões)
- Atividade Loto através da Plataforma HypatiaMat (Diana Madeira e Patrícia Fernandes)
- “Roda da Subtração”, no 1.º ano do 1.ºCEB (Ana Catarina Santos, Filipa Gonçalves e Inês Casacão)
- “Representação de dados” com a Plataforma Hypatiamat na Escola Básica da Solum Sul (Ana Gomes, Ana Melo, Eduarda Santos e Yelitza Freitas)
- “À descoberta das figuras planas – 2” com a Plataforma Hypatiamat na Escola Básica da Solum Sul (Ana Gomes, Ana Melo, Eduarda Santos e Yelitza Freitas)
- Consolidação de conteúdos através do Hypatiamat (Ana Catarina Santos, Filipa Gonçalves e Inês Casacão)
- Sólidos Geométricos e Figuras Geométricas no 1.º ano do 1.ºCEB (Ana Catarina Santos, Filipa Gonçalves e Inês Casacão)
- “À descoberta das figuras geométricas” no Centro Escolar Solum Sul (Carolina Murteira, Mariana Cunha e Mariana Lopes)
- A Multiplicar na EB1 de Brasfemes (Beatriz Guiomar, Isa Jesus e Maria Santos)
- A Multiplicar na EB1 de Brasfemes_2 (Beatriz Guiomar, Isa Jesus e Maria Santos)
- “Os múltiplos – introdução” no Centro Escolar Solum Sul (Carolina Murteira, Mariana Cunha e Mariana Lopes)
- A multiplicação com o Hypatiamat na EB1 de Montes Claros (Ana Rita Carvalho, Eduarda Antunes e Tatiana Simões)
- “À descoberta das figuras planas – 2” com o Hypatiamat na Escola Básica da Solum Sul (Ana Gomes, Ana Melo, Eduarda Santos e Yelitza Freita)
- Roda da Adição na Escola Básica de Casconha (Catarina Sampaio, Margarida Ferreira e Sara Marques)
- Ângulos e Hypatiamat no Centro Escolar do Areeiro (Andreia Oliveira, Inês Simão e Vanessa Mateus)
- Atividade Loto através da Plataforma HypatiaMat (Andreia Oliveira, Inês Simão e Vanessa Mateus)
- Campeonato de Cálculo Mental através da Plataforma HypatiaMat (Diana Madeira e Patrícia Fernandes)
- Consolidar a multiplicação de uma dízima por 10, 100 e 1000 através da Plataforma HypatiaMat (Diana Madeira e Patrícia Fernandes)
- Frações e Hypatiamat no Centro Escolar do Areeiro (Andreia Oliveira, Inês Simão e Vanessa Mateus)
- Multiplicar por 10, 100 ou 1000 – Hypatiamat (Inês Damas, Joana Costa e Maria José Conde)
- Os múltiplos para o treino da tabuada (Ana Catarina Cristóvão, Catarina Andrade e Cristiana Raposo)
- Frações com o Hypatiamat (Inês Damas, Joana Costa e Maria José Conde)
- Plataforma Hypatiamat na Escola Básica de Montes Claros (Ana Rita Carvalho, Eduarda Antunes e Tatiana Simões)
- Hypatiamat na Escola Básica de Montes Claros (Inês Marques, Mariana Adriano e Patrícia Fragoso)
- Hypatiamat na EB1 de Casconha (Ana Catarina Cristóvão, Catarina Andrade e Cristiana Raposo)
- Multiplicar com o Hypatiamat – EB1 de Eiras (Catarina Duarte, Daniela Portelada e Joana Santos)
- Multiplicação por adições sucessivas na plataforma Hypatiamat (Inês Marques, Mariana Adriano e Patrícia Fragoso)
- Números e Operações no Hypatiamat (Ana Catarina Cristóvão, Catarina Andrade e Cristiana Raposo)
- Os números até 400 na plataforma Hypatiamat (Inês Marques, Mariana Adriano e Patrícia Fragoso)
- Divisão no Hypatiamat (Ana Catarina Cristóvão, Catarina Andrade e Cristiana Raposo)
- Aprender a Divisão com o Hypatiamat – EB1 de Eiras (Catarina Duarte, Daniela Portelada e Joana Santos)
- À descoberta de figuras geométricas com o Hypatiamat na EB1 de Brasfemes (Beatriz Guiomar, Isa Jesus e Maria Santos)
- Aprendizagens sobre a Medida Dinheiro através do Hypatiamat (Daniela Santos, Diana Alcaide e Marta Escobar)
- Compreender a multiplicação através do Hypatiamat (Daniela Santos, Diana Alcaide e Marta Escobar)
- Consolidar frações através da Plataforma HypatiaMat (Diana Madeira e Patrícia Fernandes)
- Compreender os sentidos da multiplicação utilizando artefactos digitais da plataforma Hypatiamat
- Tempo II- Horas do dia na escola EB1 de Brasfemes (Beatriz Guiomar, Isa Jesus e Maria Santos)
- O Mind Designer e o 2ºC da Escola Básica da Solum (Daniela Santos, Diana Alcaide e Marta Escobar)
- Aprendizagens sobre a Medida Perímetro com o Robot Mind Designer (Daniela Santos, Diana Alcaide e Marta Escobar)
- A plataforma Hypatiamat na Aprendizagem do Tempo (Catarina Sampaio, Margarida Ferreira e Sara Marques)
- “Pontos, Retas e Planos” no Centro Solum Sul (Joana Silva e Mariana Ventura)
- O Hypatiamat na Escola Básica Quinta das Flores (Bruno Fernandes e Mariana Marrazes)
- Múltiplos e Divisores (Diana Rodrigues, Mariana de Castro e Mariana Borges)
- À descoberta do perímetro na plataforma Hypatiamat (Ana Gomes e Rita Santos)
- Revisão do conteúdo simetria com recurso à plataforma HypatiaMat (Mariana Simões)
- A utilização do Hypatiamat no 2.º ano da EB1 do Areeiro (Jessica Paulino Luzio e Mariana Patrícia Basílio)
- O Hypatiamat na Escola EB 1 do Areeiro (Ângela Escaroupa e Lara Vieira)
- Os números racionais no HypatiaMat (Ana Rita Mendes e Tamara Cruz)
- Exploração de arredondamentos através da plataforma Hypatiamat (Beatriz Ferreira e Kristie Pereira)
- Vamos representar conjuntos, com a Hypatiamat? (Ana Micaela Mendes e Cátia Gameiro)
- A utilização do Hypatiamat no 2.º ano da EB1 do Areeiro (Jessica Paulino Luzio e Mariana Patrícia Basílio)
- A multiplicação através da plataforma Hypatiamat (Diana Afonso e e Mónica Silva)
- Hypatia e Tobias ajudaram a conhecer os polígonos (Kristie Pereira e Beatriz Ferreira)
- Plataforma Hypatiamat (Mariana de Castro e Mariana Borges)
- Hypatiamat no Centro Escolar Solum Sul (Joana Silva e Mariana Ventura)
- A plataforma Hypatiamat na EB1 Solum – Coimbra (Ana Sofia Abrantes e Patrícia Bento)
- A descoberta das figuras planas através do Hypatiamat (Diana Martins e Mafalda Jorge)
- Hypatiamat na EB1 Quinta das Flores (Bruno Fernandes e Mariana Marrazes)
- “Coordenadas” com o HypatiaMat na EB da Solum (Diana Franco e Mariana Simões)
- Introdução à operação aritmética – divisão com recurso ao Hypatiamat na EB1 de Santa Cruz (Ana Gomes e Rita Santos)
- “À descoberta de figuras geométricas” com o Hypatiamat na EB1 do Areeiro (Ângela Escaroupa e Lara Vieira)
- Hypatiamat no Colégio de São José (Nadine Silva, Ana Catarina Ângelo e Alexandra Borges)
- Hypatiamat na Escola Básica do Tovim (Andreia Pinto e Beatriz Almeida)
- Hypatiamat no Centro Escolar Solum Sul (Catarina Reis, Joana Santos e Tatiana Costa)
- Matemática divertida à distância de um click (Diário de Coimbra, 28 de outubro 2019)
- Identificação de eixos de simetria em figuras planas com Hypatiamat (Ana Vicente, Jéssica Santos e Mónica Lucas)
- Perímetro e área com Hypatiamat (Ana Jorge, Andreia Domingos e Cristiana Francisco)
- Hypatiamat na EB1 com JI de Santa Rita – Lousã (Ana Sofia Serra e Beatriz Costa)
- Hypatiamat na EB1 Quinta das Flores – Coimbra (Beatriz Metela, Eliana Freitas e Sílvia Fernandes)
- Hypatiamat na EB1 de Casconha (Adriana Miranda, Daniela Pires e Kamila Oliveira)
- Hypatiamat no 1º CEB em Coimbra (Mariana Dinis e Marta Portela)
- Hypatiamat na EB1 do Tovim
- Aplicações e jogos Hypatiamat como estratégia metodológica no ensino da Matemática
- Sessão de formação sobre plataforma Hypatiamat (Diário de Coimbra, 24 de novembro 2018)
Relatórios finais de Mestrado
- A applet Divisão I da Plataforma Hypatiamat na compreensão dos sentidos da operação aritmética divisão | Relatório Final de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Mariana Santos Simões (julho 2024)
- Serious Games da Plataforma Hypatiamat para promover a aritmética mental usando a adição | Relatório Final de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Beatriz Medeiros Guiomar (maio 2024)
- A applet multiplicação da Plataforma Hypatiamat na compreensão dos sentidos da operação aritmética multiplicação | Relatório Final de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Yelitza Milagros de Aveiro de Freitas (fevereiro 2024)
- Desenvolvimento da aritmética mental utilizando o jogo SAM da plataforma Hypatiamat Relatório Final de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Ana Margarida Martins Gomes (junho 2023)
- O uso da applet CalcRapid da plataforma Hypatiamat na promoção do Cálculo Mental | Relatório Final de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Ângela Pires Escaroupa (fevereiro 2023)
- O uso da Plataforma HypatiaMat no desenvolvimento do sentido aditivo da multiplicação | Relatório Final de Mestrado em Educação Pré–Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Joana Bárbara Costa Santos (novembro 2021)
- Uso da Plataforma Hypatiamat e de Artefactos Concretos na Compreensão dos Números Racionais Não Negativos | Relatório Final de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Ana Sofia Ferreira Serra (abril 2021)
- Adição de Números Naturais usando a Plataforma Hypatiamat | Relatório Final de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Daniela Paz Pires (fevereiro 2021)
- A Influência da Plataforma HypatiaMat na Resolução de Situações Problemáticas Envolvendo a Adição e Subtração | Relatório Final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, Ana Rita Mota Hortênsio (junho 2020)