Recursos digitais do Projeto Hypatiamat melhoram compreensão da matemática no 1º ciclo

Yelitza Freitas, recém-diplomada pela ESEC com o Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico na ESEC, realizou a sua pesquisa centrada na compreensão da multiplicação através da applet multiplicação da Plataforma Hypatiamat.

A opção de Yelitza Freitas pelo Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB surgiu durante os seus estágios de observação realizados ainda durante a licenciatura. A sua tese de mestrado defendida em fevereiro de 2024 perante um júri constituído por Ana Santiago (presidente), pelo orientador Fernando Martins e a docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Maria Cecília Rosas Pereira Peixoto da Costa como arguente, abordou a utilização da applet numa turma do 2º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados que foram apresentados também na presença do Presidente da Associação Hypatiamt, co-orientador deste trabalho, Ricardo Pinto, destacaram melhorias estatisticamente significativas na compreensão da multiplicação e na autoeficácia matemática dos alunos com o uso da applet.

Yelitza Freitas também discutiu os desafios encontrados ao integrar artefatos digitais na sala de aula, como a gestão do comportamento dos alunos e questões técnicas relacionadas à infraestrutura. No entanto, ela destacou a importância da avaliação formativa e de estratégias centradas na compreensão dos conteúdos matemáticos.

Como recomendações para o ensino de Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico, Yelitza Freitas sugeriu a adoção de metodologias exploratórias, a seleção cuidadosa de recursos digitais adequados e a participação dos alunos na gestão do comportamento. Além disso, ela destacou a relevância dos estágios para seu desenvolvimento profissional, oferecendo a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos na prática e receber orientação valiosa dos professores supervisores.

Yelitza Freitas oferece uma visão abrangente sobre a integração de recursos digitais no ensino da Matemática, destacando sua importância para a compreensão dos alunos e seu impacto na formação dos futuros professores.

 

O que a levou a optar pelo Mestrado em Ensino do 1.⁰ Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.⁰ Ciclo do Ensino Básico?

Eu escolhi este curso porque nos estágios de observação realizados durante a Licenciatura em Educação Básica senti um interesse particular por estes dois ciclos de ensino.

Que aspectos específicos da applet multiplicação da Plataforma Hypatiamat foram analisados durante sua investigação?

O meu relatório final apresenta uma investigação realizada numa turma de estágio do 2.ᵒ ano de escolaridade do 1.ᵒ Ciclo do Ensino Básico. A investigação procurou compreender de que forma o uso da applet multiplicação da Plataforma Hypatiamat promove a compreensão dos sentidos da operação aritmética multiplicação, além de analisar se o uso da applet influencia a perceção dos alunos sobre a Autorregulação da Aprendizagem e a Autoeficácia Matemática. O relatório também inclui uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido ao longo dos estágios realizados no âmbito das unidades curriculares Prática Educativa I e II do Mestrado em Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.° Ciclo do Ensino Básico.

 

Quais foram os principais resultados observados ao analisar a influência da applet na compreensão dos alunos sobre a multiplicação?

Os principais resultados revelam melhorias estatisticamente significativas no Nível Global de Conhecimento e Desempenho Global dos alunos, o que significa que a integração da applet multiplicação promoveu a compreensão dos sentidos da operação aritmética multiplicação. Também se verificou resultados estatisticamente significativos sobre a perceção da Autoeficácia Matemática dos alunos. Estes resultados podem estar relacionados com a utilização da applet, por várias razões: por permitir o envolvimento ativo dos alunos; pelo entusiasmo e motivação demonstrado pelos alunos durante a sua utilização; pelo feedback imediato dado pela applet e pelo sistema de recompensas, que incentivou os alunos a pensar e persistirem na resolução das tarefas.

 

Considerando os resultados da sua pesquisa, como prevê integrar a applet multiplicação da plataforma Hypatiamat nas suas futuras práticas de ensino de Matemática na sala de aula?

Nas minhas futuras práticas de ensino de Matemática na sala de aula prevejo integrar a applet multiplicação da plataforma Hypatiamat através do Modelo de Ensino Exploratório. A estruturação da aula em quatro fases, da Prática de Ensino Exploratório, facilitou a integração da applet e permitiu uma utilização consciente e intencional, com momentos de trabalho autónomo por parte dos alunos e momentos de discussão coletiva. Prevejo ainda que a utilização da applet seja acompanhada de um guião de exploração. Este instrumento contribuiu para a autonomia dos alunos porque continha instruções que os orientavam na utilização da applet, além de servir como objeto de discussão ao incentivar os alunos a explicarem o seu raciocínio matemático. O registo das suas explicações possibilita a partilha e a discussão em grande grupo. Procurarei ainda criar um roteiro educativo que auxilie a gestão da aula e a orientação dos alunos durante o uso da applet e durante os momentos de discussão.

 

Como vê o papel dos artefactos digitais, como a Plataforma Hypatiamat, na melhoria da compreensão matemática pelos alunos?

Eu vejo os artefactos digitais da Plataforma Hypatiamat, como uma oportunidade para a aplicação de metodologias ativas que além de orientar a aprendizagem dos alunos para a compreensão, permite o desenvolvimento de competências essenciais, como a autonomia, a colaboração ou a resolução de problemas. Os artefactos digitais da Plataforma Hypatiamat utilizados ao longo do estágio e a investigação realizada permitiu-me concluir que estes recursos além de motivar e de aumentar o empenho e a participação dos alunos, permitem direcionar a aprendizagem para a compreensão dos conceitos matemáticos. Esses artefactos digitais são de fácil utilização e têm a vantagem de dar feedback tanto aos alunos como ao professor. Por exemplo, no caso das applets, existe o sistema de recompensas, as pistas fornecidas aos alunos durante a resolução das tarefas, os avisos de “correto” ou “incorreto” e os frames com finalidade explicativa, que permitem orientar os alunos para a resolução, incentivá-los a pensar e a persistirem na resolução das tarefas e ainda a aprender de forma autónoma (através das pistas e das frames explicativas). Este feedback também me permitia estar atenta aos alunos com mais dificuldade. Quando identificava o aviso de resposta “incorreta” no computador de um grupo, ficava atenta e assim que percebia que o grupo estava com dificuldade em avançar deslocava-me até ele para dar-lhe a mediação epistémica necessária para ultrapassar essa dificuldade. Por fim, considero importante destacar que a Plataforma Hypatiamat também possui um espaço designado BackOffice que nos permite acompanhar o trabalho dos alunos.

 

Encontrou alguma dificuldade ou limitação ao implementar o uso de artefactos digitais na sala de aula durante o estágio?

Sim, surgiram várias dificuldades. A primeira dificuldade diz respeito à forma como deveria integrar os artefactos digitais na sala de aula. A integração passou por um processo evolutivo de planificação-ação-reflexão. Isto é, a forma como os artefactos digitais foram integrados foi sendo aperfeiçoada de aula para aula, com base nas pesquisas e reflexões realizadas. Durante este processo evolutivo a internet dificultou a utilização simultânea de 12 ou 24 computadores portáteis. No entanto, o problema foi resolvido em comunicação com a Direção da escola. Outra dificuldade está relacionada com a gestão do comportamento da turma. A utilização de artefactos digitais na sala de aula exigiu uma gestão acrescida do comportamento dos alunos devido ao aumento do seu entusiasmo.

 

Com base nos resultados obtidos, que recomendações daria para o ensino de Matemática no 1.ᵒ Ciclo do Ensino Básico?

Recomendo um ensino exploratório centrado na compreensão dos conteúdos matemáticos, a seleção consciente de artefactos que apoiem essa compreensão e que sejam adequados às características dos alunos, a participação democrática dos alunos na adoção de estratégias de gestão do comportamento e a inclusão de estratégias de avaliação formativa. A avaliação formativa adotada teve um papel fundamental na aprendizagem dos alunos, uma vez que desenvolveu o seu interesse em refletir sobre a sua aprendizagem e deu-me feedback importante para orientar o ensino em função dos conhecimentos prévios e das dificuldades dos alunos.

 

 Como avalia a contribuição dos estágios para o seu futuro profissional como professora?

Os estágios realizados foram essenciais para o meu futuro profissional como professora porque tive a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na minha formação académica e aprendi a lidar com os desafios reais da sala de aula. Durante os estágios pude colocar em prática e desenvolver o meu conhecimento sobre o currículo e aperfeiçoar o meu conhecimento sobre os alunos e sobre a prática letiva. A supervisão das professoras cooperantes foi fundamental para o meu desenvolvimento profissional. A relação de confiança que existia com as professoras cooperantes favoreceu a melhoria da minha prática. Os professores supervisores também tiveram um papel importante porque me auxiliaram na reflexão conjunta, orientada para o aperfeiçoamento da minha prática. Também quero destacar as reflexões realizadas através do uso de Narrações Multimodais. As Narrações Multimodais construídas permitiram-me evoluir da perceção vaga que tinha sobre as minhas práticas, para uma análise aprofundada daquilo que verdadeiramente aconteceu.