Descrição
O PEdLab – Laboratório de Prática Educativa, Artefactos e Usabilidade no Ensino e na Aprendizagem (anteriormente designado por Laboratório de Usabilidade), já integrado no inED, sediado na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). O Laboratório de Prática Educativa, Artefactos e Usabilidade no Ensino e na Aprendizagem visa promover a inovação e desenvolvimento de práticas educativas que propiciem aprendizagens efetivas com recurso a metodologias ativas – como a metodologia de projeto e as práticas de ensino exploratório – e a usabilidade de diversos tipos de artefactos como mediadores epistémicos nas aprendizagens. Neste sentido pretende-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento científico, pedagógico e didático nas diversas dimensões da prática educativa.
Objetivos
Os principais objetivos do PEdLab são:
- Dinamizar projetos de investigação e intervenção que explorem metodologias emergentes e que desenvolvam artefactos inovadores de modo que a sua usabilidade contribua para avanços significativos na prática educativa.
- Capacitar e apoiar (futuros) educadores e (futuros) professores na implementação de práticas educativas inovadoras através de metodologias ativas e da usabilidade de artefactos emergentes.
- Disponibilizar programas de formação contínua e especializada que respondam às necessidades emergentes dos profissionais da educação.
- Aprofundar a colaboração com a comunidade local e com instituições congéneres, nacionais e internacionais de modo a promover projetos colaborativos e estabelecer redes de cooperação que respondam às necessidades educativas da região, fomentando a inclusão e o sucesso escolar.
- Promover a partilha de conhecimentos e a reflexão crítica sobre práticas educativas através da organização de eventos científicos e pedagógicos que estimulem a troca de experiências, o debate construtivo e a divulgação dos resultados das investigações.
Descrição dos principais equipamentos
- 7 tablets
- 7 robôs Mind Design
- 12 robôs Super Doc
- 6 robôs Buble
- 12 Kits Micro:bit go v2
- 12 tapetes para cenários de aprendizagem com robôs
- 1 EPOC Flex Gel Sensor Kit – 56cm
- 1 Pupil Core eye tracking headset
- 1 Equipamento eyetracking Gazepoint
- 1 LCD de projeção
- 1 datashow
Projetos Institucionais
Projeto Hypatiamat na ESEC – https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/hypatiamat-na-esec/ [ESEC-IPC, em curso desde 2018]
Projeto REFEPESEC – Robótica Educativa na Formação de Educadores e Professores – https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/projeto-refpesec-robotica-educativa-na-formacao-de-professores/ [ESEC-IPC; em curso desde 2020]
Projeto Kinder – https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/projeto-kinder/ [ESEC-IPC, em curso desde 2021]
Projeto Viajar com Livros – https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/projeto-viajar-com-livros/ [ESEC-IPC, em curso desde 2021]
Projeto Pensamento Computacional e desenvolvimento do conhecimento didático na formação inicial de professores (FCT/Bolsas de Doutoramento 2022 – 2022.09720.BD; Instituições de acolhimento: ESEC-IPC, UTAD, CDITFF)
Projeto A articulação do conhecimento didático da matemática e a robótica educativa (FCT/Bolsas de Doutoramento 2020 – 2020.06821.BD; Instituições de acolhimento: ESEC-IPC, UTAD, CDITFF)
Projeto STEAMing Ahead: Moving the STEAM Approach forward through teacher-led cooperation (2021-2024) – https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/steaming-ahead-moving-the-steam-approach-forward-through-teacher-led-cooperation/
Projeto La evaluación de los aprendizajes universitarios con tecnologías emergentes: beneficios y riesgos de la Inteligencia Artificial (EVALIATE), investigador responsável principal o Professor Doutor Manuel Cebrián de la Serna pertencente à Universidade de Málaga, Espanha, com a referência D5-2023-02, julho de 2023 a Julho de 2024.
Redes
Rede EVALIATE – La evaluación de los aprendizajes universitarios con tecnologías emergentes: beneficios y riesgos de la Inteligencia Artificial coordenada pela Universidade de Málaga. https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/evaliate-la-evaluacion-de-los-aprendizajes-universitarios-con-tecnologias-emergentes-beneficios-y-riesgos-de-la-inteligencia-artificial/
Rede Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE). https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/reliee/
Rede Iberoamericana en Investigación en Formación del Professorado de Educación Física (RIIFPEF). https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/riifpef/
Rede Iberoamericana de Investigadores en Educación, Deporte, Innovación Y Salud (EDISA). https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/oneduca/
Apoios
- Instituto Politécnico de Coimbra (IPC)
- Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC)
- Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção (NIEFI)
- Associação Hypatiamat (AHM)
- Instituto de Telecomunicações (IT)
- Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
Investigadores responsáveis do inED
Sónia Costa | soniacosta@esec.pt
Fernando Martins | fmlmartins@esec.pt
Membros
Investigador Integrado
- Sónia Brito Costa | Coordenadora
- Ana Carina Henriques Teodósio Moisão
- Ana Paula Monteiro Amaral
- Ana Rita Assunção Teixeira
- Fernando Manuel Lourenço Martins
- Isabel Sofia Calvário Correia
- Luís Carlos Martins D’Almeida Mota
- Maria Cláudia Perdigão Silva Mendes Andrade
- Natália de Jesus Albino Pires
- Paula Maria Mendes da Costa Neves
- Sofia de Lurdes Rosas da Silva
- Sofia Margarida Correia Gonçalves
Investigador Colaborador
- Ana Carolina Morgado Ferreira de Frias
- Corália Maria Santos Pimenta
- Nuno Lopes Martins
- Sílvia Maria Rodrigues da Cruz Parreiral
- Susana Maria de Almeida Gonçalves
- Verónica Carla de Almeida Santos Pereira
- Yelitza Freitas