PEdLab – Laboratório de Prática Educativa, Artefactos e Usabilidade no Ensino e na Aprendizagem

Descrição

O PEdLab – Laboratório de Prática Educativa, Artefactos e Usabilidade no Ensino e na Aprendizagem (anteriormente designado por Laboratório de Usabilidade), já integrado no inED, sediado na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). O Laboratório de Prática Educativa, Artefactos e Usabilidade no Ensino e na Aprendizagem visa promover a inovação e desenvolvimento de práticas educativas que propiciem aprendizagens efetivas com recurso a metodologias ativas – como a metodologia de projeto e as práticas de ensino exploratório – e a usabilidade de diversos tipos de artefactos como mediadores epistémicos nas aprendizagens. Neste sentido pretende-se contribuir para o aprofundamento do conhecimento científico, pedagógico e didático nas diversas dimensões da prática educativa.

Objetivos

Os principais objetivos do PEdLab são:

  • Dinamizar projetos de investigação e intervenção que explorem metodologias emergentes e que desenvolvam artefactos inovadores de modo que a sua usabilidade contribua para avanços significativos na prática educativa.
  • Capacitar e apoiar (futuros) educadores e (futuros) professores na implementação de práticas educativas inovadoras através de metodologias ativas e da usabilidade de artefactos emergentes.
  • Disponibilizar programas de formação contínua e especializada que respondam às necessidades emergentes dos profissionais da educação.
  • Aprofundar a colaboração com a comunidade local e com instituições congéneres, nacionais e internacionais de modo a promover projetos colaborativos e estabelecer redes de cooperação que respondam às necessidades educativas da região, fomentando a inclusão e o sucesso escolar.
  • Promover a partilha de conhecimentos e a reflexão crítica sobre práticas educativas através da organização de eventos científicos e pedagógicos que estimulem a troca de experiências, o debate construtivo e a divulgação dos resultados das investigações.

Descrição dos principais equipamentos

  • 7 tablets
  • 7 robôs Mind Design
  • 12 robôs Super Doc
  • 6 robôs Buble
  • 12 Kits Micro:bit go v2
  • 12 tapetes para cenários de aprendizagem com robôs
  • 1 EPOC Flex Gel Sensor Kit – 56cm
  • 1 Pupil Core eye tracking headset
  • 1 Equipamento eyetracking Gazepoint
  • 1 LCD de projeção
  • 1 datashow

Projetos Institucionais

Projeto Hypatiamat na ESEC – https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/hypatiamat-na-esec/ [ESEC-IPC, em curso desde 2018]

Projeto REFEPESEC – Robótica Educativa na Formação de Educadores e Professores – https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/projeto-refpesec-robotica-educativa-na-formacao-de-professores/ [ESEC-IPC; em curso desde 2020]

Projeto Kinder – https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/projeto-kinder/ [ESEC-IPC, em curso desde 2021]

Projeto Viajar com Livros – https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/projeto-viajar-com-livros/  [ESEC-IPC, em curso desde 2021]

Projeto Pensamento Computacional e desenvolvimento do conhecimento didático na formação inicial de professores (FCT/Bolsas de Doutoramento 2022 – 2022.09720.BD; Instituições de acolhimento: ESEC-IPC, UTAD, CDITFF)

Projeto A articulação do conhecimento didático da matemática e a robótica educativa (FCT/Bolsas de Doutoramento 2020 – 2020.06821.BD; Instituições de acolhimento: ESEC-IPC, UTAD, CDITFF)

Projeto STEAMing Ahead: Moving the STEAM Approach forward through teacher-led cooperation (2021-2024) – https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/steaming-ahead-moving-the-steam-approach-forward-through-teacher-led-cooperation/

Projeto La evaluación de los aprendizajes universitarios con tecnologías emergentes: beneficios y riesgos de la Inteligencia Artificial (EVALIATE), investigador responsável principal o Professor Doutor Manuel Cebrián de la Serna pertencente à Universidade de Málaga, Espanha, com a referência D5-2023-02, julho de 2023 a Julho de 2024.

Redes

Rede EVALIATE – La evaluación de los aprendizajes universitarios con tecnologías emergentes: beneficios y riesgos de la Inteligencia Artificial coordenada pela Universidade de Málaga. https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/evaliate-la-evaluacion-de-los-aprendizajes-universitarios-con-tecnologias-emergentes-beneficios-y-riesgos-de-la-inteligencia-artificial/

Rede Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE). https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/reliee/

Rede Iberoamericana en Investigación en Formación del Professorado de Educación Física (RIIFPEF). https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/riifpef/

Rede Iberoamericana de Investigadores en Educación, Deporte, Innovación Y Salud (EDISA). https://www.esec.pt/investigacao-projetos/projetos-de-investigacao-intervencao/oneduca/

Apoios

  • Instituto Politécnico de Coimbra (IPC)
  • Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC)
  • Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção (NIEFI)
  • Associação Hypatiamat (AHM)
  • Instituto de Telecomunicações (IT)
  • Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)

Investigadores responsáveis do inED

Sónia Costa | soniacosta@esec.pt
Fernando Martins | fmlmartins@esec.pt

Membros

Investigador Integrado

Investigador Colaborador