Inscrição e Calendários

Licenciatura em Desporto e Lazer – pré-requisitos do grupo C – Provas de aptidão funcional, física e desportiva – verificação das capacidades de robustez e de domínio técnico básico necessárias à condução do ensino e treino de especialidade desportiva.

A inscrição para as provas, válida para o ano letivo 2023/2024,  é feita através da plataforma NONIO – Inforestudante AQUI

Manual de inscrição no Inforestudante_IPC/ESEC

Deverá anexar os seguintes documentos:

FICHA DE INSCRIÇÃO digitalizada

– Fotocópia do cartão de cidadão (na cópia deve indicar expressamente o seguinte “Apenas para uso do SGA/ESEC” e assinar),

– Atestado Médico  que garanta a condição de Apto que garanta os pressupostos funcionais indispensáveis à prossecução dos estudos em Educação Física e Desporto (cópia digitalizada).

O original do Atestado Médico deve ser entregue, até ao final do prazo de inscrição, no Serviço de Gestão Académica. Caso não apresente nesse prazo, deverá ser entregue ao júri no dia da realização das provas. A não entrega do original é impeditiva da realização das provas (ponto 4.2 do Edital)

Depois da candidatura submetida, deverá proceder ao pagamento de 50€ de acordo com Tabela de Emolumentos em vigor.

Calendário de ações:

Época Normal

Época Especial

Inscrição:

de 3 a 21 de abril de 2023

Inscrição:

de 22 de maio a 11 de junho de 2023

Data da Realização das Provas:

29 de maio 2023 (devem comparecer às 8:00h)

Atletismo – 08:30h – Pista de Atletismo – Estádio Universitário de Coimbra (Av. Guarda Inglesa, S/n, 3040-256 Coimbra – Junto à beira Rio)

Desportos Coletivos – 10:30h – Pavilhão 1 – Estádio Universitário de Coimbra (Av. Guarda Inglesa, S/n, 3040-256 Coimbra – Junto à beira Rio)

-Natação – 14:30h – Complexo Olímpico de Piscinas – Praça dos Heróis do Ultramar, 3030-327 Coimbra (junto ao Alma Shopping)

Ginástica – 16:30h – Ginásio da ESEC (Rua D. João III – 3030-329 Coimbra – junto ao Alma Shopping)

  • O horário das provas, assim como a sua ordem, podem ser alterados em função das condições meteorológicas e da disponibilização dos espaços.
  • Os candidatos deverão comparecer no local, 30 minutos antes do horário de realização da prova.
Data da Realização das Provas:

05 de julho de 2023 (devem comparecer às 8:00h)

Natação – 08:30h – Complexo Olímpico de Piscinas – Praça dos Heróis do Ultramar, 3030-327 Coimbra (junto ao Alma Shopping)

Atletismo – 10:30h – Ginásio da ESEC (Rua D. João III – 3030-329 Coimbra – junto ao Alma Shopping)

Ginástica – 14:30h – Ginásio da ESEC (Rua D. João III – 3030-329 Coimbra – junto ao Alma Shopping)

Desportos Coletivos – 16:30h – Ginásio da ESEC (Rua D. João III – 3030-329 Coimbra – junto ao Alma Shopping)

  • O horário das provas, assim como a sua ordem, podem ser alterados em função das condições meteorológicas e da disponibilização dos espaços.
  • Os candidatos deverão comparecer no local, 30 minutos antes do horário de realização da prova.

A prova de pré-requisitos constará de duas partes:

  • Aptidão funcional – o candidato deve apresentar comprovação médica da sua condição de Apto, no sentido de se garantirem os pressupostos funcionais indispensáveis à prossecução dos estudos em Educação Física e Desporto.
  • Aptidão física – o candidato tem de realizar as seguintes provas práticas, de acordo com o definido no Regulamento, e Deliberação em vigor:

          a) Desportos coletivos

          b) Natação 

          c) Atletismo

          d) Ginástica

 IMPORTANTE: no dia das provas é obrigatório fazer-se acompanhar do documento de identificação (CC/Outro), bem como do vestuário/equipamento adequado à realização das mesmas.

Seguro Desportivo – aconselha-se a que, os candidatos aos pré-requisitos de Desporto e Lazer, acionem um seguro desportivo (junto de uma entidade seguradora) que abranja eventuais lesões/acidentes durante a prestação de provas.

Forma de comprovação: Provas de aptidão funcional, física e desportiva a realizar nos termos do Regulamento publicado como anexo V à Deliberação.

Resultado final: Apto ou Não Apto

Na candidatura online (ao Concurso Nacional de Acesso), os estudantes devem indicar, obrigatoriamente, os pré-requisitos realizados, transcrevendo a informação constante da Ficha de pré-requisitos, a obter junto da Instituição onde os realizou.