Inscrição e Calendários

Licenciatura em Desporto e Lazer – pré-requisitos do grupo C – Provas de aptidão funcional, física e desportiva – verificação das capacidades de robustez e de domínio técnico básico necessárias à condução do ensino e treino de especialidade desportiva.

A inscrição para as provas, válida para o ano letivo 2022/2023,  é feita através da plataforma NONIO – Inforestudante AQUI

Manual de inscrição no Inforestudante_IPC/ESEC

Deverá anexar os seguintes documentos:

  • FICHA DE INSCRIÇÃO digitalizada
  • Fotocópia do cartão de cidadão (na cópia deve indicar expressamente o seguinte “Apenas para uso do SGA/ESEC” e assinar),
  • Atestado Médico que garanta a condição de Apto que garanta os pressupostos funcionais indispensáveis à prossecução dos estudos em Educação Física e Desporto.

Depois da candidatura submetida, deverá proceder ao pagamento de 50€ de acordo com Tabela de Emolumentos em vigor.

Calendário de ações:

Época Normal

Época Especial

Inscrição:

de 4 a 22 de abril de 2022

Inscrição:

1 a 30 de junho de 2022

Data da Realização das Provas:

10 de maio de 2022

08:30h – Atletismo (Pista do Estádio Cidade de Coimbra)

10:30h – Ginástica (Ginásio da ESEC)

14:30h – Desportos Coletivos (Ginásio da ESEC)

Data da Realização das Provas:

7 de julho de 2022

08:30h – Atletismo (Pista do Estádio Cidade de Coimbra)

10:30h – Ginástica (Ginásio da ESEC)

14:30h – Desportos Coletivos (Ginásio da ESEC)

 A prova de pré-requisitos constará de duas partes:

  • Aptidão funcional – o candidato deve apresentar comprovação médica da sua condição de Apto, no sentido de se garantirem os pressupostos funcionais indispensáveis à prossecução dos estudos em Educação Física e Desporto.
  • Aptidão física – o candidato tem de realizar provas práticas, de acordo com o definido no Regulamento, e Deliberação em vigor:

a) Desportos coletivos: realização de um circuito de habilidades técnicas com bola, concretizadas individualmente, em duas das seguintes modalidades, à escolha do candidato: futebol, andebol, basquetebol e voleibol;

b) Atletismo: prova de resistência – 1000m;

c) Ginástica: prova de solo.

 IMPORTANTE: no dia das provas é obrigatório fazer-se acompanhar do documento de identificação (BI/CC/Outro), bem como do vestuário/equipamento adequado à realização das mesmas.

Seguro Desportivo – aconselha-se a que, os candidatos aos pré-requisitos de Desporto e Lazer, acionem um seguro desportivo (junto de uma entidade seguradora) que abranja eventuais lesões/acidentes durante a prestação de provas.

Forma de comprovação: Provas de aptidão funcional, física e desportiva a realizar nos termos do Regulamento publicado como anexo V à Deliberação.

Resultado final: Apto ou Não Apto

Na candidatura online (ao Concurso Nacional de Acesso), os estudantes devem indicar, obrigatoriamente, os pré-requisitos realizados, transcrevendo a informação constante da Ficha de pré-requisitos, a obter junto da Instituição onde os realizou.