Projeto Viajar com Livros

Projeto de Cooperação Internacional - Viajar com Livros

Este projeto nasceu (2009) com o apoio e colaboração da empresa Mota-Engil, aquando da sua intervenção no porto de Palmeira na ilha do Sal. Ao longo das edições que foram realizadas, o projeto contou com vários parceiros como a Embaixada de Portugal em Cabo Verde, Mota- Engil, Ministério da Educação de Cabo Verde, Escolas Portuguesas e Cabo Verdianas, Rede de Bibliotecas Municipais e, mais recentemente, juntaram-se as instituições Unesco, o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde, o PLN 2027, a Rede de Bibliotecas Escolares, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, a Fundação Manuel António da Mota e o KINDER (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra).

O Projeto Viajar com Livros já conta com 6 edições onde se construíram 6 bibliotecas nas ilhas do Sal e Santiago. Este ano de 2023, a ação decorre de 17 de abril a 17 de maio em duas modalidades:

Modalidade 1 – Construção de Bibliotecas em escolas da Ilha de São Vicente – Cabo Verde;

Modalidade 2 – Narração de histórias (em momento síncrono, através da plataforma zoom), para as crianças das escolas de Cabo Verde, das várias ilhas do arquipélago (a designar pelo Ministério da Educação).

A modalidade 2, já envolveu, em edições anteriores, mais de 200 crianças e uma centena de profissionais de Educação de Portugal e Cabo Verde, como por exemplo, professores, animadores socioeducativos, estudantes dos cursos de Educação Básica; Teatro e Educação; Animação Socioeducativa e Comunicação Design e Multimédia da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra.

Página do PROJETO no Facebook: https://www.facebook.com/aprendizagemEcooperacao

Numa sociedade em constante mudança, urge perspetivar uma formação de professores dinâmica, capaz de interpretar os sinais do tempo. Se pretendemos que os futuros professores apliquem, nas suas práticas pedagógicas, abordagens inovadoras e eficazes, adequadas à heterogeneidade da população escolar, é imperativo que a sua formação inicial seja completa quer no domínio deontológico, quer no domínio epistemológico, mas essencialmente a nível prático com carácter reflexivo.

O Projeto Viajar com Livros, pela sua natureza dinâmica, interativa e promotora de cooperação, apresenta-se como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de partilha de conhecimentos, saberes e experiências culturais, promovendo o património literário português e cabo-verdiano. Neste projeto, professores aplicam mudanças nas suas próprias práticas, o que implica ouvir a voz pedagógica e promover a aprendizagem produtiva no contexto da formação inicial de professores  envolvendo outros cursos de formação das instituições promovendo uma interação e uma pedagogia integradora. Em termos práticos, o compromisso deste projeto baseia-se num conjunto de princípios e ações que permitem apostar com renovado ênfase a vertente internacional do ensino superior, das escolas do ensino básico, da cooperação e da valorização do património cultural. Nesta perspetiva, experiências deste tipo são extremamente relevantes já que agregam valores ao crescimento pessoal de estudantes desde o ensino básico ao ensino superior.

Este projeto, coordenado pela docente Sofia Gonçalves, desde 2009 em Cabo Verde, visa, num primeiro momento, criar Bibliotecas Escolares nas várias ilhas do arquipélago de Cabo Verde. Aquando da pandemia, num momento em que o mundo atravessou um enorme desafio, urgiu a reinvenção nos mais variados contextos, mantendo ativos os vários eixos de intervenção dos processos educativos. O projeto Viajar com Livros, chegou às escolas de Cabo Verde em formato digital, proporcionando momentos de leitura, escuta de histórias, interações com crianças e profissionais de educação de várias entidades de Portugal e Cabo Verde, promovendo o património literário português e caboverdiano. Este eixo de intervenção foi atingido e proporcionou momentos de narração de histórias de literatura infantil do Plano Nacional de Leitura de Portugal e Cabo Verde.

Sem qualquer tipo de financiamento, este projeto tem conseguido mover “ilhas e oceanos” e alcançado os grandes objetivos:

  1. Criar espaços de leitura (bibliotecas escolares e cantinhos de leitura);
  2. Promover o gosto pela leitura nos alunos das escolas do 1.º Ciclo de Cabo Verde;
  3. Contribuir para a formação de cidadãos, permitindo a todos o acesso às informações e à perceção das imensas possibilidades de que dispõe um ambiente como a biblioteca, num contexto de conhecimento, sabedoria e informação;
  4. Despertar as crianças para o gosto e interesse pela leitura, transformando a biblioteca num local onde a educação, o ensino e o lazer poderão encontrar-se;
  5. Conhecer várias formas de expressão da linguagem;
  6. Despertar a curiosidade para pesquisa de assuntos variados com o objetivo de transpor este conhecimento para outras áreas, adquirindo uma postura crítica, reflexiva e interativa.