Prémio Virgínia Coutinho

O prémio Virgínia Coutinho tem por objeto reconhecer estudantes finalistas da licenciatura em Comunicação Organizacional (diurno e pós-laboral) da ESE-IPC que se destacam pelos seus resultados académicos excelentes e pela sua capacidade de envolvimento no curso e nas atividades, letivas e extraletivas, dinamizadas pelos membros da comunidade CO.

Virgínia Coutinho diplomou-se na ESEC em 2009 e destacou-se não só pelos resultados de excelência académica como pela capacidade de empreendedorismo e de mobilização da comunidade estudantil em torno de projetos que aproximaram o curso da realidade empresarial. O seu sentido de Escola e de dedicação ao curso marcaram colegas e docentes que a acompanharam e gerou uma dinâmica de organização de eventos que permanece até aos dias de hoje.

Já diplomada, a Virgínia Coutinho destacou-se a nível nacional pela sua investigação na área do marketing digital tendo fundado a Lisbon Digital School, que oferece formação de ponta nesta área. Foi autora de um dos primeiros livros sobre Marketing Digital em Portugal e foi também docente em diferentes instituições.

 

Infelizmente, a Virgínia Coutinho deixou-nos de forma inesperada, prematura e com um horizonte de conquistas por concretizar que tanto a animavam, na profissão, no ensino e no voluntariado. A sua morte foi amplamente noticiada nos media das áreas da comunicação e do marketing e foi objeto de um voto de pesar da Assembleia da República. O corpo docente do curso da ESEC pretende, assim, manter presente o seu legado e partilhá-lo com as gerações atuais e vindouras de comunicadores made in CO.

 

O prémio é atribuído anualmente e distingue um(a) estudante por cada edição. O prémio traduz o reconhecimento da ESEC, e do curso de licenciatura em Comunicação Organizacional, da excelência académica e de uma atuação em prol do curso e da Escola. A Lisbon Digital School patrocina este prémio atribuindo ao vencedor a possibilidade de realizar um curso nesta escola. Desta forma, o prémio Virgínia Coutinho valoriza os resultados académicos de excelência, sublinha a importância de cada estudante ser um agente promotor e transformador do seu percurso e do contexto onde atua e proporciona um aperfeiçoamento complementar em áreas específicas e cada vez mais requeridas aos profissionais de comunicação organizacional.

A primeira edição do prémio decorre no ano letivo de 2022-23.

Regulamento “Prémio Virgínia Coutinho”
1. Designação
O prémio tem a designação “Prémio Virgínia Coutinho”

2. Objeto
2.1. O prémio Virgínia Coutinho tem por objeto reconhecer estudantes da licenciatura
em Comunicação Organizacional (diurno e pós-laboral) da ESE-IPC que se destacam
pelos seus resultados académicos excelentes e pela sua capacidade de envolvimento
no curso e nas atividades, letivas e extra letivas, dinamizadas pelos membros da
comunidade CO.
2.2. O concurso tem uma edição anual e reconhecerá um estudante para cada edição.

3. Elegibilidade dos candidatos
3.1. Os candidatos, em número de cinco, são identificados a partir da média escolar
(arredondamento com três casas decimais) obtida nos cinco semestres iniciais do curso,
de entre todos os estudantes inscritos no 3º ano do curso no ano letivo da edição do
prémio.
3.2. Em caso de necessidade, utilizam-se como critérios para desempate, e nesta
ordem: i. menor número de inscrições no curso; ii. melhor classificação média
(arredondamento com três casas decimais) obtida nas unidades curriculares de
percurso alternativo; iii. menor idade.
3.3. Os cinco candidatos apurados de acordo com o 3.1. são votados pela comunidade
CO – docentes e estudantes – através de uma votação a decorrer durante 4 dias úteis,
em horários e local a indicar oportunamente.
3.4. Em caso de empate, é declarado vencedor o estudante com maior número de votos
e melhor média dos cinco semestres iniciais do curso (arredondamento com três casas
decimais). Se permanecer o empate, aplicam-se os critérios ii. e iii. descritos no ponto
3.2.

4. Embaixadores do prémio
Em cada edição são convidados dois estudantes inscritos no 2º ano do curso – um do
regime diurno e um do regime pós-laboral – para desenvolver atividades de informação
e de apelo à participação no processo de votação descrito no ponto 3.3.

5. Comissão organizadora de edição anual do concurso
5.1. A Comissão é composta por dois a três membros, de entre os docentes do curso.
5.2. A Comissão é responsável por requerer, junto dos Serviços de Gestão Académica
da ESEC, o apuramento dos candidatos, nos termos dos pontos 3.1. e 3.2.
5.3. A Comissão é igualmente responsável por planear os momentos e locais de
votação previstos no ponto 3.3., de proceder à contagem de votos e ainda da divulgação
pública dos resultados.
5.4. Cabe também à Comissão proceder aos convites descritos no ponto 4.
5.5. A Comissão é designada pelo diretor de curso, ouvidos os docentes do curso em
exercício de funções nesse momento.

6. Prémio
6.1. O prémio traduz o reconhecimento da ESEC, e do curso de licenciatura em
Comunicação Organizacional, da excelência académica e do reconhecimento pela
comunidade educativa de uma atuação em prol do curso.
6.2. O estudante premiado recebe um Curso Completo de Marketing Digital, oferecido
pela Lisbon Digital School.
6.3. A presidência da ESEC reconhece igualmente esta distinção, através de certificado.
6.4. A presidência da ESEC poderá, ainda, distinguir o estudante através da atribuição
de um prémio que venha a ser instituído pela Escola.
6.4. O prémio é entregue na edição anual do evento E.CO – Encontro de Comunicação
Organizacional.

7. Disposições finais
A primeira edição deste prémio decorre em 2022/23.

8. Casos omissos

Os casos omissos serão decididos pelo presidente da ESE-IPC, ouvido o diretor de
curso.

Vencedor

Tomás Piedade (Comunicação Organizacional P.L. – Comunicação de Marketing)

Nomeados 2023/24

Maria Carolina Soares (Comunicação Organizacional – Comunicação de Marketing)

Mariana C. Mendes (Comunicação Organizacional – Comunicação de Marketing)

Marta Costa Santos (Comunicação Organizacional – Comunicação de Marketing)

Tomás Piedade (Comunicação Organizacional P.L. – Comunicação de Marketing)

Vitória S. Furini (Comunicação Organizacional P.L. – Comunicação de Marketing)

Vencedora

Inês Alexandra Rodrigues Flamínio (Comunicação Organizacional – Comunicação de Marketing)

 

Nomeados 2022/23

Ana Raquel Simões Marques (Comunicação Organizacional – Comunicação de Marketing)
Carolina Silva Santos (Comunicação Organizacional, pós-laboral – Comunicação Empresarial e Relações Públicas)
Inês Alexandra Rodrigues Flamínio (Comunicação Organizacional – Comunicação de Marketing)
João Carlos Marques Pratas Pereira (Comunicação Organizacional, pós-laboral – Comunicação de Marketing)
Maria João Guardado de Carvalho (Comunicação Organizacional – Comunicação Empresarial e Relações Públicas)