Numa edição do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação – Pólo de Coimbra e Instituto Politécnico do Porto foi publicado o e-book “Pensamento Computacional e Práticas de Ensino Exploratório em Matemática Elementar: Propostas Didáticas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico”.
Esta obra tem como autores Rita Neves Rodrigues (ORCID ID: 0000-0001-8072-8453), Cecília Costa (ORCID ID: 0000-0002-9962-562X), Yelitza Freitas (ORCID ID: 0000-0002-9394-7724), José Sacramento (ORCID ID: 0000-0002-1300-417X), Virgílio Rato (ORCID ID: 0000-0002-2412-4302), Sónia Brito-Costa (ORCID ID: 0000-0002-7074-887X), Fernando Martins (ORCID ID: 0000-0002-1812-2300).
O e-book está disponível para download.
Com as transformações rápidas e constantes que ocorrem nas sociedades, torna-se incerto determinar que aptidões devem ser ensinadas hoje às crianças e aos estudantes universitários. A dificuldade em decidir reside em saber que profissões e funções deixarão de existir e quais surgirão. As competências que eram valorizadas há séculos poderão ser facilmente automatizadas (Harari, 2024). Assim, Harari (2024) sugere que é essencial preparar as gerações mais jovens com habilidades que sejam relevantes para o futuro mercado de trabalho. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (Organisation for Economic Co-Operation and Development (OECD), 2019) reflete sobre como preparar os estudantes para terem sucesso num mundo globalizado, onde é essencial compreender diferentes pontos de vista, interagir com respeito e fazer escolhas responsáveis.