Microcredenciação “Anos Incríveis” reforça práticas educativas positivas na ESEC

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) promoveu, entre outubro e dezembro de 2025, a microcredenciação “Anos Incríveis: Programa para Educadores e Professores”, uma formação de curta duração dirigida a educadores e professores no ativo e que contou também com a participação de estudantes de cursos de formação de professores ESEC para além de outros interessados no tema, com o objetivo de reforçar práticas educativas positivas e estratégias eficazes de gestão do comportamento em contexto educativo.

Sob coordenação das docentes Catarina Morgado e Vera Vale, esta formação teve como principal objetivo dotar os participantes de estratégias claras, baseadas no modelo internacional Teacher Classroom Management (TCM), estruturadas para a promoção de ambientes educativos positivos, organizados e emocionalmente seguros, bem como para a prevenção e gestão construtiva de desafios comportamentais em contexto educativo.

Esta formação tem como objetivos facultar aos educadores estratégias que lhes permitam gerir de forma eficaz a sua sala de atividades, promover abordagens educativas pró-ativas, práticas positivas e métodos disciplinares eficazes, promover as competências sociais, emocionais e académicas das crianças e favorecer o envolvimento dos pais na escola.

Esta iniciativa integra a aposta da ESEC em formações curtas e especializadas, orientadas para necessidades concretas dos profissionais da educação, reforçando o seu compromisso com a qualidade, a inovação pedagógica e a atualização contínua de competências.  Prevê-se, para 2026, mais uma edição do curso.

 

Testemunhos de formandos/as da 1.ª edição

Testemunho de Beatriz Ribeiro

Participar na microcredenciação “Anos Incríveis: Programa para Educadores e Professores”, promovida pela ESEC do Instituto Politécnico de Coimbra, foi uma experiência extremamente enriquecedora para a minha prática profissional. A formação proporcionou-me estratégias claras e eficazes para criar ambientes educativos mais positivos, organizados e emocionalmente seguros, respondendo de forma preventiva e construtiva aos desafios comportamentais em contexto educativo.
Ao longo do curso, adquiri ferramentas práticas para uma gestão mais eficaz da sala, reforçando abordagens pró-ativas e práticas educativas positivas. Destaco ainda o impacto e a valorização do envolvimento das famílias no processo educativo. Trata-se de uma formação altamente relevante, aplicável e transformadora para educadores e professores que procuram melhorar a qualidade das suas práticas pedagógicas.

 

Testemunho de Daniela Mendes

A frequência na microcredenciação “Anos Incríveis: Programa para Educadores e Professores”, foi uma experiência muito enriquecedora. Ao longo do curso, tive a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre estratégias positivas e proativas no que toca à gestão do comportamento, reforço das relações adulto-criança e promoção de ambientes educativos seguros, previsíveis e emocionalmente positivos.
Destaco a metodologia prática e reflexiva da formação, que permitiu articular a teoria com situações reais do quotidiano educativo. As estratégias apresentadas são claras, consistentes e facilmente transferíveis para a prática pedagógica, contribuindo para uma intervenção mais consciente, intencional e promotora do bem-estar das crianças. O facto de visualizarmos cenas e, logo de seguida, dramatizarmos as mesmas, foi uma mais valia na formação. 
Outro aspeto muito positivo foi a valorização da comunicação positiva, do reforço emocional e da construção de relações baseadas no respeito mútuo, aspetos fundamentais no trabalho com crianças em idade pré-escolar. A partilha de experiências e a reflexão conjunta enriqueceram ainda mais o processo formativo, promovendo o crescimento profissional e a autoavaliação das práticas educativas.
Considero que esta formação teve um impacto muito significativo, reforçando a minha confiança enquanto educadora e fornecendo ferramentas concretas para responder de forma mais positiva e eficaz aos desafios que vão surgindo.
Testemunho de Sandra Costa

Enquanto professora do 1.º ciclo, com 28 anos de serviço, esta formação constituiu uma oportunidade de parar, refletir e reaprender. Baseada no programa “The Incredible Years” permitiu-me olhar para os comportamentos disruptivos e
desviantes das crianças sob uma perspetiva diferente; não como obstáculos à aprendizagem, mas como manifestações de necessidades emocionais e sociais, ainda em desenvolvimento.
Este novo olhar, com uma lente diferente, mais positiva, ajudou-me a desconstruir ideias e crenças profundamente enraizadas pela educação que recebi, pela experiência e pela rotina. Compreendi que muitos comportamentos considerados difíceis são, na verdade, oportunidades educativas que exigem intervenção ajustada e consistente e que a forma como o adulto reage pode amplificar ou regular essas atitudes.
A formação reforçou a importância do professor pró-ativo, que não reage apenas ao comportamento, mas que antecipa, previne e ensina competências sociais e emocionais de forma intencional. Ao longo deste percurso, senti a necessidade de “recalcular” as minhas atitudes e atuação enquanto professora do 1.º ciclo. Está a ser um processo lento, mas consciente: há algumas práticas que estão a ser ajustadas, outras substituídas, sempre com o objetivo de melhorar a dinâmica na sala de aula e de promover um ambiente escolar positivo.
Mesmo após 28 anos de serviço, continuo a acreditar que a mudança começa em nós, professores, quando estamos disponíveis para olhar, escutar e agir de forma mais intencional. Saio desta formação mais consciente do impacto das
minhas atitudes, convicta de que educar é também antecipar, orientar e construir, diariamente, respostas mais empáticas e eficazes às necessidades dos alunos.

 

Testemunho de Maria Vicente

A formação dos Anos Incríveis foi uma experiência profundamente significativa e transformadora na minha vida profissional enquanto educadora de infância. Ao longo do percurso formativo, senti que adquiri ferramentas práticas e fundamentadas que enriqueceram a minha intervenção pedagógica, reforçando a minha confiança na gestão do grupo, na promoção de comportamentos positivos e no fortalecimento da relação com as crianças. A formação foi muito enriquecedora e dinâmica, permitindo momentos de partilha, reflexão e aplicação prática, sempre ajustados à realidade do nosso contexto educativo. A formadora revelou-se sempre muito disponível e atenta, conseguindo dar resposta às nossas necessidades enquanto educadoras e professoras, acompanhando de perto o nosso trabalho e esclarecendo as nossas questões. Existiu um grande trabalho de parceria entre formadora e formandas e formandas entre si, onde a empatia e a compreensão foram a base de tudo. Houve espaço para escutar as nossas angústias, receios e entraves em que através da comunicação entre todos fomos conseguindo ultrapassar e solucionar estratégias.

Para além do impacto profissional, esta formação teve também uma influência muito positiva na minha vida pessoal. As estratégias aprendidas ajudaram-me a olhar para as relações interpessoais de uma forma mais consciente, promovendo uma comunicação mais positiva, empática e respeitadora. Sinto que cresci enquanto pessoa, desenvolvendo uma maior capacidade de escuta, autorregulação emocional e compreensão do comportamento das crianças e dos adultos. Sem dúvida, a formação dos Anos Incríveis deixou uma marca muito positiva no meu percurso, contribuindo para o meu desenvolvimento pessoal e profissional de forma integrada e significativa.