Matrículas 1.º ano, 1.ª vez – 2.ª Fase Concurso Nacional de Acesso 2025

Bem-vindo/a à ESEC!

A matrícula/inscrição dos estudantes colocados na 2.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso decorre preferencialmente em formato online, entre 15 e 17 de setembro de 2025, através do INFORESTUDANTE.

NOTA IMPORTANTE
Estudantes de nacionalidade diferente de Portuguesa ou de outro Estado membro da União Europeia
Devem, obrigatoriamente, dirigir-se à ESEC, no período de matrículas, para confirmar que não reúnem as condições de Estudante Internacional. Caso não o façam a matrícula é anulada.
Devem fazer prova da satisfação do disposto nas alíneas a), b) c) ou d) do nº 2 do artigo 3º do Decreto-Lei nº 36/2014, de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 62/2018, de 6 de agosto, conforme a situação em causa.
Esta prova é feita ao abrigo do disposto na alínea b) do ponto 2, do artigo 54º do Regulamento do Concurso Nacional de Acesso e Ingresso (Portaria nº 104/2023, de 13 de abril).
Documentos a apresentar: a) comprovativo de nacionalidade de um estado membro da EU; b) comprovativo em como é familiar direto de um membro de nacionalidade da EU; c) título de residência para trabalho há mais de 2 anos à data de 1/1/2023; d) documento que ateste o estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo do tratado internacional.

 

Matrícula online/não presencial (preferencial)

Utilizar preferencialmente o browser Chrome

» Manual de Apoio à Matrícula_Inscrição
» Vídeo de Apoio à Matrícula/Inscrição (com interpretação em LGP)

Linha de Apoio | 239 793 155
Apoio à matrícula – Alunos surdos | solicitar atendimento por vídeo chamada (LGP), para o email matriculas@esec.pt (deve indicar nome completo e curso)
Horário | 9h30-12h00 / 14h00-16h30 (de 15 a 17 de setembro)

 

Primeiro acesso

Deves começar por Consultar Utilizador – Colocados DGES, onde terás acesso ao teu número de estudante provisório, para acesso à plataforma InforEstudante. Para tal, deves indicar o nome completo e o número de identificação, conseguindo assim acesso ao link que te redireciona para a página de autenticação.
Para o passo seguinte, para além deste número de estudante provisório, necessitas da password que recebeste no SMS enviado pela DGES com a tua colocação.

Após entrada na plataforma, segues o link “Matrículas” e prossegues com o preenchimento de dados. Para apoio na tua matrícula, consulta o Manual de Apoio.

NOTA IMPORTANTE: a matrícula APENAS fica validada/concluída depois de realizar estes 3 passos obrigatórios:
1) Pagar a taxa de matrícula (gerada depois de efetuar a matrícula) – consulte informação sobre propinas;
2) Fazer a inscrição nas unidades curriculares do 1º ano;
3) Lacrar a matrícula.

Matrícula presencial

Todos os estudantes que pretendam a realização de matrícula presencial devem agendar a data e hora da sua deslocação à ESEC. Aconselhamos esta opção apenas para quem sentir dificuldades ou não tiver meios de efetuar a matrícula a partir de casa.

Linha para agendamento matrícula presencial | 961951188 (10h00-12h30)

A matrícula presencial irá decorrer na Sala de Informática 1, de acordo com o seguinte horário:

DIA HORÁRIO
15 setembro (2ª feira) 14h00-16h30
16 setembro (3ª feira) 9h30 – 12h00
14h00-16h30
17 setembro (4ª feira) 9h30 – 12h00

Documentos a apresentar

Fotocópia CC assinada, datada e com a seguinte frase: “Autorizo apenas para usos académicos da ESEC”.

Propinas e Emolumentos

Os alunos devem vir preparados para pagar em numerário ou com multibanco o valor correspondente à taxa de inscrição e 1ª prestação das propinas*.

Taxa de inscrição: 125€

O pagamento da 1ª prestação das propinas pode ser efetuado até dia 08/10/2025: 69,70€ | Tabela de Propinas 2025/2026

* Os alunos que se tenham candidatado a Bolsa de Estudo podem fazer requerimento a solicitar o adiamento do pagamento da 1ª prestação até à divulgação do resultado da bolsa. Após realizarem a matrícula podem apresentar requerimento no Inforestudante/Balcão Académico/Requerimento/adicionar requerimento “Pedido de situação especial Bolseiro DGES”.

Ação Social

» Candidatura a Bolsa de Estudo
» Alojamento – candidatura Residências do Politécnico de Coimbra
» Gabinete de Apoio ao Estudante

 

Cartão de Estudante

Presencialmente na ESEC, de 29 de setembro a 10 de outubrode  2025. Após estas datas, presencialmente no Balcão da CGD do Calhabé ou Online.

Matrículas/Inscrições 2025/26 – Consulte mais informações AQUI.