E-book “Observação e Análise do Jogo de Futebol: Variabilidade, Constrangimentos e Comportamento Coletivos”

O e-book “Observação e Análise do Jogo de Futebol: Variabilidade, Constrangimentos e Comportamento Coletivos” é editado pela Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra e da autoria de José Gama, Gonçalo Dias, Rui Mendes, Fernando Martins e Vasco Vaz.

Esta obra,  intitulada “Observação e Análise do Jogo – Variabilidade, Constrangimentos e Padrões de Comportamento no Futebol”, aborda, de forma didática, pedagógica e sistemática, os princípios teóricos e práticos relacionados com a observação e análise do Futebol, contemplando a variabilidade do jogo e os constrangimentos que influenciam a dinâmica do comportamento individual e coletivo.
Neste trabalho podem ser encontradas ferramentas metodológicas para a análise quantitativa e qualitativa, incluindo a utilização de novas tecnologias, como softwares de análise de vídeo e dispositivos de monitorização em tempo real.
O compêndio é destinado a estudantes do ensino superior, treinadores, atletas e profissionais do Futebol que procurem aprofundar o conhecimento sobre a complexidade do jogo baseada em evidências científicas.
Na obra, destaca-se a sua abordagem interdisciplinar, potenciando o seu uso como recurso para a formação de profissionais qualificados na área das Ciências do Desporto e domínios do conhecimento correlatos.
Os estudos práticos, expressos nesta obra, foram desenvolvidos na unidade curricular de Seminário (Licenciatura de Desporto e Lazer, Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Coimbra, 2023-2024), sob a supervisão científica do Professor Doutor Gonçalo Dias.

O e-book está disponível para Download.

Capítulo 1 – Projeto Hypatiamat, artefactos digitais para ensinar e aprender matemática

Capítulo 2 – Desenvolvimento da aritmética mental: análise da autorregulação da aprendizagem e da autoeficácia matemática no 1.º CEB

Capítulo 3 – Autorregulação da aprendizagem e autoeficácia matemática, através do desenvolvimento do cálculo mental no 1.º CEB

Capítulo 4 – Metodología de anotaciones multimedia en la formación inicial de docentes de matemáticas

Capítulo 5 – Análise do conhecimento didático em estatística de professores estagiários através de uma narração multimodal

Capítulo 6 – Pensamento computacional: dimensões desenvolvidas numa intervenção no estágio pedagógico

Capítulo 7 – Robótica Educativa e Cenários de Aprendizagem: desenvolvimento do conhecimento didático de futuras professoras do 1.º CEB

Capítulo 8 – Educação e Práticas STE(A)M: uma revisão sistemática