Festa do Bode

No dia 30 de janeiro 2026, pelas 16h30, no Pólo II da ESEC, realiza-se a primeira edição da Festa do Bode, evento programado pelos alunos finalistas da licenciatura em Teatro e Educação, no âmbito da unidade curricular de Projeto de Intervenção.

A Festa do Bode é um evento artístico-pedagógico concebido pelos alunos finalistas da Licenciatura em Teatro e Educação da ESEC, no âmbito da unidade curricular de Projeto de Intervenção, que terá lugar no dia 30 de janeiro, no Pólo II, e que se propõe a fortalecer a relação entre estudantes dos três anos curriculares, bem como entre atuais e ex-alunos, celebrando e interrogando a vitalidade artística construída ao longo dos 25 anos do curso; assente num processo de construção coletiva iniciado a 19 de janeiro, baseado na partilha, no estudo do ofício do ator e no prazer do encontro, o projeto convoca exercícios e práticas artísticas abertos à participação dos convidados, distribuídos pelos vários estúdios do Pólo II, culminando num momento de convívio informal — o Baile do Bode — que afirma a criação artística como espaço de comunidade, reflexão crítica e projeção do futuro da licenciatura.

Reservas

Participação livre, sujeita a reserva.
Lotação | 46 lugares

Telefone | 926617930
Email | festadobode26@gmail.com

 

SINOPSE

Os vestígios da fuga de um bode sagrado não deixam margem para dúvidas: um enguiço paira sobre o Pólo II da ESEC e os seus habitantes. Determinados a quebrá-lo, os alunos finalistas de Teatro e Educação convocam um encontro entre colegas de curso,
companheiros de casa, e antigos residentes deste lar de há 25 anos da licenciatura.

Anfitriões e convidados lançam-se ao desafio: juntos, partir estúdios adentro, explorar os mistérios dos ofícios que lá se praticam, e partilhar os segredos que estes possam revelar. A urgência da rutura une-os à alegria de jogar, de dar a mão ao outro, de comer
e beber, e de dar um pezinho de dança – pequenos gestos de resistência que se tornam gigantes, na senda do rito coletivo que falta cumprir: a Festa do Bode.

Festa, Gesto, e Resistência | texto dos alunos do 3º ano de teatro e educação

O Projeto A Festa do Bode nasce da inquietação daqueles que estudam diariamente no Polo II da ESEC — um espaço afastado, muitas vezes esquecido, mas habitado por alunos-artistas que acreditam no encontro como parte essencial da formação teatral. Se
estamos numa “segunda casa”, queremos então torná-la realmente nossa: viva, ativa e partilhada.

Partimos da constatação de que, apesar de dividirmos o mesmo curso, os diferentes anos quase não se cruzam. Falta convivência, falta pertença, falta espaço ativo para criação partilhada. E, se o mundo lá fora parece grande demais para transformar, aqui podemos escolher agir e construir uma cultura comum onde pensar e fazer teatro em coletivo seja possível.

Inspirados pela “mansão dos enguiçados”, de Os Gigantes da Montanha, de Luigi Pirandello, assumimos o Polo II como um território a reinventar — uma casa que se faz das pessoas que a habitam, um lugar onde resistir é criar, e no qual qualquer faísca pode gerar cenas. Festa do bode propõe encontros, partilhas e práticas que culminaram em um objeto artístico/uma festa, porque teatro é rito coletivo e toda casa que se torna viva merece ser festejada.