ACIONAR

Programa de animação socioeducativa para capacitação de agentes locais de desenvolvimento comunitário

ACIONAR é um programa de animação socioeducativa para capacitação de agentes locais de desenvolvimento comunitário que decorre numa comunidade ao longo de 40 horas, prosseguido de um trabalho reflexivo de pesquisa de 10 horas.

Tem como finalidade desenvolver competências e conhecimentos para a ação local, confrontando os participantes com questões essenciais à compreensão da complexidade e dos desafios inerentes ao desenvolvimento das comunidades.

É promovido e realizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC-IPC), a quem cabe a responsabilidade científica e pedagógica.

Trata-se de uma iniciativa de educação para todos e de aprendizagem ao longo da vida, baseado no programa ACTIVATE, desenvolvido pela Escola de Educação da Universidade de Glasgow, do qual o ACIONAR é parceiro.

Destina-se a qualquer pessoa maior de 16 anos que pretenda contribuir ativamente para uma mudança positiva na sua comunidade, ou que já se encontre envolvida em iniciativas comunitárias.

A participação de cada pessoa no programa é possibilitada por uma organização (pública ou privada) que convida os participantes, podendo também suportar custos inerentes à sua participação (ex: deslocação, apoio familiar, alimentação, etc.).

O ACIONAR Tem como finalidade desenvolver competências e conhecimentos para a ação comunitária, confrontando os participantes com questões essenciais à compreensão da complexidade e dos desafios inerentes às comunidades em que pretendem atuar, assim como com outras pessoas que nelas residam.

Com esta experiência espera-se que os/as participantes se tornem cidadãos e cidadãs mais participativos, protagonistas do desenvolvimento nas suas comunidades, empreendendo coletivamente nas transformações necessárias em cada contexto socio-territorial, sob os valores dos Direitos Humanos e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Espera-se que os/as participantes ampliem o sue leque de oportunidades educativas, profissionais e recreativas.

O ACIONAR traz contributos para o desenvolvimento da região através da qualificação não-formal de adultos, e da transformação social protagonizada pelos mesmos. Abre também possibilidades a cada participante para o prosseguimento de estudos no ensino superior.

O programa é promovido pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC) em parceria com organizações públicas e/ou privadas de âmbito local.

É realizado nos territórios das comunidades, num modelo de educação não-formal e aprendizagem experiencial, por animadores/as socioeducativos/as, selecionados e acompanhados pela ESEC, cujo desempenho se norteia pelos valores orientadores da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O programa não tem avaliação quantitativa, mas a participação efetiva é obrigatória para obtenção do certificado final.

Durante o programa são trabalhados 10 temas, ao longo de 10 sessões, pertinentes para a compreensão de uma comunidade, da sua relação com o meio envolvente, com a globalização, e para a ação pessoal e coletiva com vista à transformação social. Em cada programa são tratados temas alusivos a: Comunidade, Participação, Direitos Humanos, Educação, Ambiente, Saúde, Conflito, etc., numa abordagem adequada ao contexto em causa.

Temas (40h):

 

  1. Desenvolvimento comunitário (DC)
    Compreender os conceitos de Comunidade e de Desenvolvimento, assim como a importância de viver e agir na comunidade.
  2. Valores e princípios do DC
    Compreender o quadro axiológico orientador do desenvolvimento comunitário e sua articulação com os Direitos Humanos, Democracia e Sustentabilidade.
  3. Vida, sustentabilidade e educação numa comunidade
    Compreender o papel da educação na  melhoria e sustentabilidade da comunidade, com impacto na cidadania, conhecimento, ambiente, economia, justiça social e cultura.
  4. Igualdade, discriminação e Direitos Humanos
    Compreender a importância da gestão da diversidade numa comunidade, com vista à criação de igualdade de oportunidades, e de garantia de Direitos.
  5. Poder e participação
    Compreender e explorar o potencial da  Participação na mudança social.
  6. Local e Global
    Compreender a dicotomia Local e Global, e a sua complementaridade nas comunidades das sociedades contemporâneas.
  7. Trabalhar em grupo
    Aprender a trabalhar em grupo, gerindo e potenciando a diversidade, criatividade, tolerância, liderança, empatia, solidariedade e outras dinâmicas grupais.
  8. Identificação de necessidades
    Aprender a identificar necessidades como base de um processo de diagnóstico essencial à estruturação de processos de mudança social, económica, tecnológica e ambiental.
  9. Mudança e planeamento
    Aprender a planear um processo participativo de mudança na comunidade.
  10. Conflito e relacionamento
    Compreender as dinâmicas e impactos do conflito e dos relacionamentos numa comunidade.

+ Tema de trabalho reflexivo de pesquisa (em autonomia supervisionada)
+ Apresentação dos trabalhos.

 

Para mais informações contactar a coordenação do ACIONAR:

Mário Montez (ESEC-IPC) | montez@esec.pt