ESEC recebe Curso Intensivo Internacional “Building an Inclsive School for All”
De 27 de abril a 2 de maio de 2025, a Escola Superior de Educação de Coimbra recebeu a 10.ª edição do Curso Intensivo Internacional “Building an Inclusive School for All |Construir uma Escola Inclusiva para Todos”, promovida pela EASPD- European Association of Service Providers for Persons With Disabilities em colaboração com a ARCIL- Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã e com o apoio do German Institute of Development and Sustainability (IDOS).
Esta formação intensiva reuniu 29 participantes de 10 países diferentes, entre professores, formadores, dirigentes escolares e outros profissionais ligados à educação e ao apoio social, todos com um objetivo comum: promover práticas mais inclusivas nas suas instituições e comunidades.
A formação foi ministrada em inglês e combinou sessões de informação, grupos de discussão, partilhas entre pares e momentos de reflexão individual, promovendo uma experiência de aprendizagem colaborativa e personalizada, apoiada pela construção de um portefólio individual.
A formação foi coordenada pelo Fórum dos Membros para a Educação da EASPD, com organização a cargo de um consórcio de organizações e universidades europeias envolvidas no desenvolvimento da educação inclusiva.
Participaram nesta formação as docentes do Mestrado em Educação Especial da ESEC, Madalena Baptista, Isabel Borges e Vera do Vale.
From 27 April to 2 May 2025, the Coimbra School of Education hosted the 10th edition of the International Intensive Course ‘Building an Inclusive School for All’, promoted by the EASPD- European Association of Service Providers for Persons With Disabilities in collaboration with ARCIL- Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã and with the support of the German Institute of Development and Sustainability (IDOS).
This intensive training brought together 29 participants from 10 different countries, including teachers, trainers, school leaders and other professionals linked to education and social support, all with a common goal: to promote more inclusive practices in their institutions and communities.
The training was given in English and combined information sessions, discussion groups, peer sharing and moments of individual reflection, promoting a collaborative and personalised learning experience, supported by the construction of an individual portfolio.
The training was coordinated by the EASPD Member Forum for Education and organised by a consortium of European organisations and universities involved in the development of inclusive education.