Artigo Mestrado Marketing e Comunicação-Conluio da Banca: uma oportunidade para destacar a ética no Marketing
A Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing (APPM) publicou artigo da autoria de Filipa Ventura , Joana Gomes (jr g . joana rita gomes) e Thaís Sant’Anna, estudantes do Mestrado em Marketing e Comunicação do Instituto Politécnico de Coimbra e da docente Joana Lobo Fernandes. O trabalho teve como ponto de partida um dos casos mais marcantes da última década no setor bancário português: o conluio entre 14 bancos, sancionado pela Autoridade da Concorrência.
O caso do conluio entre 14 bancos em Portugal, envolvendo práticas de troca de informação comercial sensível e comportamentos antiéticos nos departamentos de marketing evidenciou fragilidades no compromisso com os princípios da concorrência leal e da proteção do consumidor. Este episódio, amplamente mediatizado e penalizado pela Autoridade da Concorrência, teve impacto na reputação dos profissionais do marketing.
A partir deste caso, surgiu o desafio lançado à turma do 1.º ano do Mestrado em Marketing e Comunicação, lecionado em parceria pela Escola Superior de Educação e Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Coimbra, no âmbito da unidade curricular de Planeamento e Gestão Estratégica da Comunicação. A Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) como entidade emissora, convidou os estudantes a refletir sobre a valorização da ética no exercício profissional de marketing. O resultado deste exercício prático traduziu-se no desenvolvimento de planos de comunicação orientados para diferentes públicos, seguindo as linhas argumentativas: “Reafirmar o Compromisso com o Marketing Responsável” e “Profissionais que Influenciam. Marketing que Transforma!“
O artigo encontra-se publicado no Blog da APPM disponível AQUI