Recrutamento

A ESEC pretende receber propostas para a constituição de uma bolsa de recrutamento de docente(s) convidado(s), nos termos dos artigos 12º e 12ºA, do DL 207/2009, de 31 de agosto (Estatuto da Carreira dos Docentes do Ensino Superior Politécnico) e dos artigos 2º, 5º e 6º do Despacho nº 7332/2020 (Regulamento de Contratação de Pessoal Docente especialmente Contratado do Instituto Politécnico de Coimbra), para a lecionação, no 2º semestre do ano letivo 2022/23 (fevereiro a Julho), das seguintes UC:

Perfil 1

Unidades Curriculares a lecionar:
1- Gestão do Conhecimento Organizacional – UC da Licenciatura em Comunicação Organizacional – 48 horas
2- Comportamento do Consumidor – UC da Licenciatura em Comunicação Organizacional (diurno e Pós-laboral) – 2 x48 horas
Requisitos:
Doutoramento (ou título de especialista) em Psicologia
Experiência relevante na área

Perfil 2

Unidades Curriculares a lecionar:
1- Contabilidade e Gestão Financeira – UC da Licenciatura em Comunicação Organizacional (diurno e Pós-laboral) – 2 x48 horas
Requisitos:
Doutoramento ou título de especialista ou Mestrado em Contabilidade e/ou Gestão
Experiência relevante na área

 

Os interessados deverão remeter por e-mail, até dia 30 de janeiro de 2023, requerimento endereçado ao presidente da ESEC e remetido para presidente@esec.pt, com a sua identificação completa, endereço postal, e-mail e contacto telefónico, e identificação do perfil ao qual se candidatam, anexando um CV com informação relativa às suas qualificações académicas e indicação de publicações e atividade científica, pedagógica e profissional relevante, realizadas nos ultimos 5 anos (de 2018 em diante).

Sem procedimentos concursais a decorrer.

Candidaturas abertas

BOLSA DE INVESTIGAÇÃO
INED-IPC/Grant 1-2026
Referência: PRBI/7/2026

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Financiamento Plurianual de Unidades de I&D 2025-2029 do Centro de Investigação e Inovação em Educação – INED – Polo de Coimbra, com a referência UID/5198/2025, do Instituto Politécnico de Coimbra, financiado pela FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, I.P., nas seguintes condições:

A bolsa terá por finalidade a implementação e o desenvolvimento das seguintes atividades:

  1. Recolher e analisar dados no âmbito do desenvolvimento do pensamento computacional e do conhecimento didático em matemática de futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB);
  2. Construir e submeter artigos científicos.

 

Área científica genérica: Didática da Matemática

Requisitos:

  • Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico;
  • Estar inscrito no doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologias com especialização em Didática de Ciências Matemáticas.
  • Com experiência em:
    • a) Investigação científica, nomeadamente através da participação em projetos de investigação, desenvolvimento de trabalhos científicos ou usufruto de bolsas de investigação;
    • b) autor ou coautor de, pelo menos, quatro (4) artigos científicos publicados nos últimos dois (2) anos no âmbito do Pensamento Computacional na formação de professores do 1.º Ciclo do ensino básico, em revistas indexadas em quartile 1 ou 2 na base de dados Scopus;
    • c) Implementação do protocolo de construção de Narrações Multimodais (NM) no âmbito do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB).

Plano de trabalhos:

O plano de trabalho a desenvolver incidirá sobre a recolha e análise de dados em contextos de formação inicial de professores do 1.º CEB e sobre práticas com foco no desenvolvimento do Pensamento Computacional e do conhecimento didático em matemática (REFPESEC e Hypatiamat) no laboratório no PEdLab – Laboratório de Prática Educativa, Artefactos e Usabilidade no Ensino e na Aprendizagem sediado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra.

Prevê-se a sistematização dos resultados obtidos e a submissão de pelo menos dois artigos científicos em revistas indexadas na base de dados Scopus, com base nos dados analisados, no âmbito da investigação sobre o desenvolvimento do Pensamento Computacional e do conhecimento didático em matemática de futuros professores do 1.º CEB.

Período da bolsa:

A bolsa tem a duração de 12 meses, podendo ser renovada por idêntico período de 12 meses em regime de exclusividade, conforme o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor, com início previsto em 1/05/2026 e terminando na data de fim do projeto, o qual está previsto para 30/04/2028.

Subsídio de Manutenção Mensal:

1309.64 euros, de acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no País atribuídas pela FCT, I.P. (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores) sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.

A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela respetiva inscrição, havendo lugar, também, à realização de seguro de acidentes pessoais.

 

Local de Trabalho:

O trabalho será desenvolvido no PEdLab – Laboratório de Prática Educativa, Artefactos e Usabilidade no Ensino e na Aprendizagem sediado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, sob a orientação científica dos Professores Fernando Manuel Lourenço Martins e Sónia Maria de Brito Costa.

 

Critérios de Seleção:

Os critérios de avaliação das candidaturas são os seguintes:

  1. Mérito do candidato (30%)
  2. Adequação do curriculum vitae (55%)
  3. Motivação do candidato expressa numa carta de motivação (15%)

Em caso de empate, os candidatos terão de realizar uma entrevista.

 

Composição do Júri:

O júri responsável pelo processo de seleção será constituído pelos Professores Doutores:

Efetivos:
Professora Doutora Sónia Maria de Brito Costa (presidente)
Professor Doutor Fernando Manuel Lourenço Martins
Professor Doutora Sofia Margarida Correia Gonçalves

Suplentes:
Professora Doutora Sofia de Lurdes Rosas da Silva
Professor Doutora Ana Carina Henriques Teodósio Moisão

 

Documentos a apresentar:

As candidaturas deverão integrar os seguintes documentos:

  • Formulário de candidatura disponível na página de internet destinada ao presente procedimento concursal, em https://www.ipc.pt/ipc/sobre/rh/a-decorrer-pessoal-bolseiro
  • Carta de motivação do candidato
  • O curriculum vitae
  • Documento(s) comprovativo(s) da titularidade do grau académico e/ou diploma(s) exigido(s) no concurso. Os(as) candidatos(as) detentores de habilitações estrangeiras devem comprovar o seu grau académico e diploma estrangeiro nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018 de 16 de agosto;
  • Documento comprovativo de matrícula e inscrição no doutoramento;
  • Duas cartas de referência ou duas cartas de recomendação.

 

Prazo de receção de candidaturas:

Será de 10 dias úteis, entre 11 de fevereiro e 24 de fevereiro

Os(as) candidatos(as) deverão aceder e registar-se no sítio da internet https://www.ipc.pt/bupc/concursos/form/concursos_bolseiros para entrega da candidatura, selecionando o procedimento a que se pretendem candidatar.

Documentos

 

 

Terminados

Bolsa de Iniciação à Investigação/Research Grant
IPC-ESE; NIEFI
Bolsa de Iniciação à Investigação 1/Research Grant 1 _ 2023
(IPC-ESE/NIEFI/PEAPEA-Grant 1-2023)
Prática Educativa e Artefactos no Processo de Ensino e Aprendizagem

Considerando o plano de investigação do Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção (NIEFI) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) – Escola Superior de Educação (ESE), a Bolsa de Iniciação à Investigação) é aberta pelo IPC-ESE no âmbito da Linha de investigação Prática Educativa e Artefactos no Processo de Ensino e de Aprendizagem (PEAPEA), financiada pela ESE-IPC. A bolsa será concedida nas seguintes condições:

Área Científica: Matemática e Educação Matemática

Condições de admissibilidade: O candidato deve ser estudante de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB).

Plano de trabalho e Objetivos: O objetivo desta bolsa é a implementação do protocolo de construção das Narrações Multimodais no âmbito do 1.º CEB, durante 5 meses. Deste modo o plano de trabalho envolverá organização da recolha de dados ocorrida na prática educativa de 1.º CEB, de acordo com o correspondente protocolo, e o uso da ferramenta Narrações Multimodais para narrar com grande fiabilidade essas práticas de sala de aula. Prevê-se a submissão de pelo menos um artigo científico no âmbito da investigação intitulada “Narrações Multimodais no desenvolvimento profissional de futuros professores do 1.º CEB”.

Duração: A duração da bolsa é 5 meses, com início a 1-07-2023, em regime de exclusividade.

Local de trabalho: Polos I da Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal.

Orientadores Científicos: Professor Fernando Manuel Lourenço Martins e Professor Virgílio José Monteiro Rato.

Período de candidatura: O período para submeter a candidatura é de 22-05-2023 a 02-06-2023.

As candidaturas devem ser enviadas por e-mail para: bolsas.investig@ipc.pt mencionando a seguinte referência no assunto: IPC-ESE/NIEFI/PEAPEA-Grant 1-2023.

Documentos

 

Anúncio Atribuição de Bolsas de Investigação (BI) para Licenciado | PCITUR-COIMBRA/CEGaS_BI1 e BI2

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação no âmbito do Projeto CEGaS – Economia Circular para uma Gastronomia Sustentável: Diagnóstico e adoção de boas práticas na restauração, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e promovido pelo Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CITUR), no âmbito do projeto n.º UIDB/04470/2020, nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências Sociais

Orientação Científica:
– Professora Especialista Carla Isabel Barreto Salgueiro de Melo
– Professor Doutor António Manuel da Silva Melo
– pode ainda contar com a orientação dos restantes membros da equipa de investigação, de acordo com as tarefas a desenvolver.

Duração da bolsa: Cada uma das bolsas terá a duração de 10 (dez) meses, com início previsto para o mês de janeiro de 2023 (Bolsa 1) e para o mês de fevereiro de 2023 (Bolsa 2), em regime de
exclusividade, conforme a regulamentação aplicável.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto por dez dias úteis, no período de 25 de novembro a 12 de dezembro de 2022.

Documentos

Para mais informações, contactar a Professora Carla Melo, por e-mail: carlamelo@esht.ipp.pt, indicando a referência da bolsa (obrigatória): CITUR-COIMBRA/CEGaS_BI1 e BI2.

Anúncio de Atribuição de Bolsa de Iniciação à Investigação – Prática Educativa e Artefactos no Processo de Ensino e Aprendizagem

» Bolsa de Iniciação à Investigação – Prática Educativa e Artefactos no Processo de Ensino e Aprendizagem

» Research Grant – Prática Educativa e Artefactos no Processo de Ensino e Aprendizagem

Área Científica: Matemática e Educação Matemática
Condições de admissibilidade: O candidato deve ser estudante de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB)

Candidatura: de 14 a 28 de junho de 2022

Consulte o Edital.