ESEC e Projeto Letras Prá Vida integram campanha We are ALE/Somos Aprendizagem e Educação de Adultos

A Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra e o Projeto Letras Prá Vida integram a campanha We are ALE / Somos Aprendizagem e Educação de Adultos, a qual pretende unir organizações e profissionais da Educação e Formação de Adultos de todo o mundo, dando visibilidade ao tema e tornando-o compreendido e valorizado em todo o mundo.

We are ALE é uma aliança global de redes, associações e organizações para a Aprendizagem e Educação de Adultos (ALE). Embora a Agenda 2030 identifique a Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) como crítica para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Aprendizagem e Educação de Adultos, que é uma parte significativa da ALV, carece de visibilidade. Para que a AEA seja vista, compreendida e valorizada, é necessário existir um maior envolvimento e investimento de governos, doadores, setor privado, organizações internacionais e movimentos sociais.

O objetivo final da AEA é garantir que os adultos, ao longo da vida, possam participar plenamente das sociedades, incluindo no mundo do trabalho. A AEA inclui três domínios principais de aprendizagem e de aquisição de competências: alfabetização e competências básicas; – educação continuada e competências vocacionais; – educação liberal, popular e comunitária e competências para o exercício da cidadania.

A AEA permite que as pessoas desenvolvam as capacidades necessárias para exercer e realizar seus direitos e assumir o controle de seus destinos. Promove o desenvolvimento pessoal e profissional, apoiando assim um envolvimento mais ativo dos adultos com suas sociedades, comunidades e ambientes.

Esta campanha integra parceiros da América Latina, América do Norte, Caribe, África, Região Árabe, Europa, Ásia e Pacífico Sul, entre outros que atuam em comunidades locais, instituições de ensino superior, hospitais, indústrias, centros de aprendizagem de adultos, escolas secundárias populares, governos, agências internacionais e movimentos sociais.

Mais informações em: