Masterclasses “Curso Intensivo” sobre a Indústria da Música

Decorrerá, no dia 18 de dezembro de 2025, no auditório da ESEC, um conjunto de Masterclasses “Curso Intensivo” sobre a Indústria da Música.

A Associação Profissional de Músicos Artistas e Editoras Independentes (AMAEI) apresenta, com o apoio da Audiogest, um pequeno curso intensivo informal sobre a estrutura e funcionamento da indústria da música. As jornadas visam um dia inteiro com três sessões durante a manhã e uma sessão à tarde, seguidas de uma tertúlia de partilha de experiências e informações.

As masterclasses serão dinamizadas por Nuno Saraiva em representação da AMAEI e da Audiogest.

Programa

1ª Sessão | 10h00
As 3 “Torres” da Música: Música ao Vivo, Edição Musical e Música Gravada (45 mins + Q&A)

A indústria musical, ou o nosso ecossistema musical, é composto por três vertentes de negócios. Venham saber quais são, como funcionam e como se anda de triciclo. Uma boa aposta: um triciclo precisa mesmo de três rodas!

2ª Sessão | 11h00
Como Editar um Disco (45 mins + Q&A)

Mesmo no setor da música gravada, que todos conhecemos, editar um disco de forma a fomentar o crescimento de uma carreira artística, coletando todos os seus potenciais rendimentos, tem que se lhe diga. Esta sessão fala dos detalhes, das minúcias essenciais ao sucesso na edição fonográfica – seja no físico ou no digital.

3ª Sessão | 12h00
Music Publishing & Sincronização Audiovisual (45 mins + Q&A)

O eixo central de todo o ecossistema da indústria musical é também o menos conhecido em Portugal. Aliás, podemos afirmar que é precisamente por causa desse desconhecimento que a música portuguesa enfrenta sérias dificuldades na sua internacionalização. A AMAEI, em parceria com a AEMI – Associação de Editores Musicais Independentes, apresenta uma sessão dedicada à aprendizagem fundamental da vertente do music publishing – edição musical. www.aemipt.com

Lunch break

4ª Sessão | 14h00
Distribuição Digital, Direitos Conexos, Metadados e I.A. (45 mins + Q&A)

Para além da mera edição fonográfica e edição musical, no século XXI existe todo um universo de metadados, desde a distribuição digital levada a cabo corretamente, aos direitos conexos – tanto de artistas como produtores fonográficos – que é fundamental compreender de forma a identificar as nossas criações musicais. Tudo isso antes sequer de falarmos da nova era da “Inteligência” Artificial.

Inscrições

(brevemente)

 

Organização | Associação Profissional de Músicos Artistas e Editoras Independentes (AMAEI) e Escola Superior de Educação de Coimbra
Apoio | Fundo Cultural da Audiogest