No dia 3 de novembro 2025, comemorar-se-á o Dia da ESEC, com uma cerimónia que terá lugar pelas 15h00, no Auditório da ESEC.
A cerimónia contará com as intervenções da Presidente do Politécnico de Coimbra, Prof. Doutora Cândida Malça, o Presidente da ESEC, Prof. Doutor Rui Antunes, e a Presidente da Associação de Estudantes da ESEC, Mafalda Pinto.
A sessão contará ainda com a presença da convidada Helena Cardoso, Designer e Artista Plástica, que irá proferir a Conferência “Mulheres num tempo sem tempo”.
Programa
15h00 | Abertura da Sessão
Intervenções
Cândida Malça, Presidente do Politécnico de Coimbra
Rui Antunes, Presidente da Escola Superior de Educação de Coimbra
Mafalda Pinto, Presidente da Associação de Estudantes da ESEC
15h45 | Conferência “Mulheres num tempo sem tempo”
Helena Cardoso, Designer e Artista Plástica
16h30 | Homenagens
Biografia
Helena Cardoso (Porto, 1940) é designer e artista plástica.
Em 1987 integrou o projecto “Formação, Capacitação Profissional de Mulheres”, organizado pela Comissão da Condição Feminina (CCF) no âmbito do qual criou e formou os grupos “Combate ao Frio” (lã) em Relvas, “Capuchinhas” (burel) em Campo Benfeito e “Lançadeiras” (linho) em Picão.
A convite do Instituto de Apoio à Emigração e Comunidades Portuguesas, integrou em 1991 o projecto Saberes Antigos/ Perspectivas Novas, dirigido à mulher emigrante na divulgação da cultura portuguesa na área artesanal, dando formação em França, Alemanha, Holanda, Luxemburgo e Bélgica,
Colaborando há mais de 30 anos com as mulheres das regiões carenciadas de Portugal, alertando para a condição da mulher e contribuindo para a preservação e continuidade dos saberes tradicionais, tem diversificado o seu trabalho artístico pelas parcerias que foi estabelecendo tanto com artesãs da área têxtil – tecelãs e bordadeiras, mas também com ceramistas, penteeiros, ourives e outros mesteres e artífices, aplicando o seu saber e criatividade na produção de peças contemporâneas de usos e tipologias diversas, aliando design & tradição.
De entre os locais onde expôs e apresentou passagens de modelos em Portugal, destacam-se o Museu do Traje de Viana do Castelo (1995), o Museu Nacional do Traje em Lisboa (1999), o Museu Nogueira da Silva em Braga (2001), o Museu Nacional de Machado de Castro (2001), o Museu de Arte Contemporânea de Serralves (2001), o Centro Cultural de Vila Flor em Guimarães (2007). No estrangeiro apresentou o seu trabalho no Brasil, França, Venezuela, Espanha, Porto Rico e Macau.
Participa em inúmeros colóquios, debates e mesas redondas sobretudo sobre temas relacionados com design e renovação dos saberes tradicionais.
Recentemente destacam-se os convites para a realização de peças têxtil para Árvore da Vida, Capela do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo, em Braga (2011), cujo projecto envolveu artistas como Ilda David, Manuel Rosa e Asbjorn Andresen, e para a concepção do paramento para a ordenação Episcopal do Arcebispo D. José Tolentino Mendonça, Arquivista e Bibliotecário do Vaticano (2018). A par do seu trabalho individual com marca própria, colabora actualmente com a Casa da Lã em Bucos, Cabeceiras de Basto.
Recebeu várias menções honrosas e prémios a nível nacional e internacional das quais se destacam o primeiro prémio da Categoria Internacional da FERINART – Feira Internacional de Artesania em San Juan, Porto Rico (2006) e a Comenda da Ordem de Mérito concedida pelo Presidente da República, Dr Jorge Sampaio (2003).
A artista vive e trabalha entre a cidade do Porto e algumas aldeias do norte de Portugal.