Dia Europeu das Línguas
Dia Europeu das Línguas
Desde 2001 que, por iniciativa do Conselho da Europa, se comemora o Dia Europeu das Línguas. Esta data celebra uma das riquezas mais valiosas do nosso continente: a sua extraordinária diversidade linguística. Cada idioma é um universo único, um reflexo da história, da cultura e da identidade de um povo. Por isso, aprender uma língua estrangeira é muito mais do que adquirir uma competência prática; é embarcar numa viagem de descoberta, um desafio enriquecedor para qualquer pessoa, independentemente da sua idade ou língua materna.
Hoje, a capacidade de comunicar noutra língua tornou-se indispensável. Esta necessidade é evidente no mercado de trabalho globalizado, mas o seu impacto vai muito além da esfera profissional. Aprender uma nova língua promove o crescimento pessoal, alarga horizontes culturais e é uma poderosa ferramenta de integração e de aproximação entre os cidadãos europeus.
Este processo não só aperfeiçoa a nossa compreensão do mundo, ao mostrar-nos diferentes perspetivas, como também fortalece capacidades cognitivas, como a memória e o pensamento crítico. E, acima de tudo, o contacto com um novo idioma é sempre uma experiência profundamente divertida e gratificante.
O valioso xadrez linguístico e cultural da Europa é um património vivo que devemos valorizar e usufruir. Num mundo que é cada vez mais um palco global, onde a mobilidade e a comunicação são constantes, esta diversidade é uma ponte para o entendimento mútuo. Assim, o Dia Europeu das Línguas vem relembrar-nos que estudar uma nova língua é uma oportunidade fascinante ao alcance de todos, um passo essencial para construir uma Europa mais unida e aberta ao mundo.
Pedro Balaus Custódio, Docente da ESEC e Diretor da Escola de Línguas
Conheça a oferta de Cursos Livres de Línguas da Escola Superior de Educação de Coimbra, em www.esec.pt/knowledge-factory/cursos-de-linguas.