ESEC conquista o 3.º lugar no Concurso Nacional Eco‑Código com cartaz de forte impacto visual e simbólico
A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) foi distinguida com o 3.º lugar no Concurso Nacional Eco‑Código, promovido pelo Programa Eco‑Escolas da ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), no âmbito do ano letivo 2024/2025.
O cartaz premiado foi criado por uma estudante do 1.º ano da Licenciatura em Comunicação e Design Multimédia, Isaura Antunes, com o objetivo de comunicar de forma criativa boas práticas ambientais. A proposta visual baseou-se numa metáfora: uma impressão digital que se transforma numa árvore, onde a impressão representa a identidade única de cada pessoa e a pegada que tem no mundo e a árvore simboliza a natureza, o crescimento e a sustentabilidade.
“As nossas ações moldam o planeta. Cada pequeno gesto é como uma linha de uma impressão digital: deixa a sua marca e contribui para um todo”, refere Isaura Antunes na memória descritiva do trabalho, destacando a intenção de gerar empatia e responsabilidade ambiental através da imagem, antes mesmo da leitura do conteúdo.
O cartaz submetido ao Concurso Nacional da ABAE pela ESEC, resultou dos votos recebidos pela comunidade da ESEC e de um júri constituído por representantes do Conselho Eco-Escolas, por membros dos órgãos de gestão da Escola e pelas Coordenadoras Eco-Escola 2024/2025.
O cartaz foi avaliado por um júri composto por elementos da Comissão Nacional do Programa Eco-Escolas que terá em consideração “a qualidade dos conteúdos, a disposição gráfica e correção de todos os elementos, a originalidade e a criatividade, bem como a memória descritiva”.
Podem visualizar todos os cartazes realizados pelos alunos do 1º ano do curso de Comunicação e Design Multimédia na notícia » ESEC participa no Concurso ECO-Código da ABAE 2024/2025
Todos os premiados na edição 2024/2025 do Concursos Nacional Eco-Código estão disponíveis no site do Eco-Escolas.