Cursos da ESEC com taxas de desemprego inferiores a 8% – Estudos Musicais Aplicados com desemprego zero

A Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra destacou-se pelos bons indicadores de empregabilidade dos seus cursos de acordo com os dados divulgados na plataforma Infocursos, desenvolvida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A licenciatura em Estudos Musicais Aplicados é um dos 87 cursos a registar uma taxa de desemprego de 0% a nível nacional.

Esta percentagem corresponde ao total de diplomados que concluíram o curso entre os anos letivos de 2019/2020 e 2022/2023 e que se encontravam registados como desempregados no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), tendo sido considerada a média entre os registos de 30 de junho e 31 de dezembro de 2023. A taxa de 0% coloca o curso entre os melhores do país em termos de empregabilidade.

A generalidade dos cursos da ESEC apresenta resultados muito positivos, destacando-se com taxas de desemprego registado inferiores a 5%, as licenciaturas em Desporto e Lazer (2,1%), Arte e Design (2,8%), Gastronomia (3,2%), Educação Básica (4,6%) e Língua Gestual Portuguesa (4,6%).

No caso dos cursos com taxas de desemprego mais elevadas encontra-se o curso de Comunicação Social com uma taxa de 7,8% (11 diplomados registados como desempregados no IEFP num total de 141 diplomados) e Animação Socioeducativa com 6,7% (11,5 registados de um total de 171 diplomados).

As taxas de empregabilidade da ESEC são positivas e competitivas, demonstrando a capacidade da ESEC paraformar profissionais preparados para o mercado de trabalho.

Os dados de desemprego registado resultam da articulação entre os registos oficiais do IEFP e os inquéritos realizados através do sistema RAIDES, gerido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC). O apuramento final é feito pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Escola Superior de Educação de Coimbra
Licenciatura Taxa desemprego
Estudos Musicais Aplicados 0%
Desporto e Lazer 2.1%
Arte e Design 2.8%
Gastronomia 3.2%
Educação Básica 4.6%
Língua Gestual Portuguesa 4.6%
Turismo (Diurno e Pós-laboral) 5.5%
Comunicação e Design Multimédia 5.7%
Comunicação Organizacional (Diurno e Pós-Laboral) 5.9%
Teatro e Educação 6.4%
Animação Socioeducativa(Diurno e Pós-laboral) 6.7%
Comunicação Social 7.8%
Gerontologia
Este curso não tem estatísticas disponíveis, pois não teve inscritos no 1.º ano pela 1.ª vez no ano letivo 2023/24. O curso com esta designação entrará em funcionamento em 2025/2026.
Fonte: https://infocursos.medu.pt/