Rede sem fios (eduroam)

A rede wireless da ESEC enquadra-se no projecto e-U (Campus Virtuais), estando implementada de acordo com requisitos técnicos definidos pela FCCN para este projecto.

A rede pode ser utilizada por qualquer elemento da comunidade académica, de qualquer Instituição de Ensino Superior que tenha aderido a este projecto.

Quando ligados à rede, os utilizadores da ESEC (utilizadores locais), para além de terem acesso à Internet, podem usufruir de um conjunto de serviços idênticos aos disponíveis nas salas de aulas e gabinetes, tais como impressão de documentos e acesso à respectiva área de trabalho.

Os utilizadores de outras Instituições de Ensino Superior (utilizadores em roaming), podem aceder à Internet, e são-lhes garantidas todas as condições técnicas para usufruírem de tecnologias que, a estarem implementadas nas suas Instituições de origem, possibilitam o acesso a serviços semelhantes aos que os utilizadores locais encontram, entre os quais o acesso remoto às suas áreas de trabalho.

Sejam bem vindos à rede e-U na ESEC.

Para aceder à rede wireless é necessário reunir algumas condições.

Segue uma pequena lista para a receita – aceder à rede wireless.

Hardware

Têm de ter uma placa wireless que preencha as normas Wi-Fi 802.11b e/ou 802.11g e que seja capaz de suportar encriptação WPA TKIP.

Os computados portáteis mais recentes, por norma, já disponibilizam o equipamento necessário para efectuar ligações wireless. Caso isto não se verifique, terá de adquirir uma placa wireless. Esta poderá ser do tipo PCMCIA, CardBus, USB ou PCI, dependendo das características seu computador.

Software

Sistema operativo – qualquer sistema operativo(Ex: Windows 2000, Windows XP, Windows Vista, Linux, Mac OSX, etc)  desde que o fabricante da placa wireless disponibilize drivers para o mesmo.

Software cliente 802.1x – este cliente deverá suportar pelo menos um dos dois métodos de autenticação configurados na rede e-U, ou seja, 802.1x /EAP-PEAP e 802.1x /EAP-TTLS. Qualquer um dos Sistemas Operativos mais utilizados actualmente já traz este software.

 

Os Utilizadores

Necessitam de um login e respectiva password, da instituição de ensino superior a que pertencem.

NOTA: o login será do tipo:

<nome de utilizador>@<realm da instituição a que pertence>

Por exemplo, um utilizador da ESEC terá que colocar <nome de utilizador>@esec.pt

(Ex: xpto@esec.pt)

 

Localização

Tem de estar numa zona com cobertura de rede.

A velocidade de transferência, varia consoante a proximidade dos hotspots,  a taxa de utilização da rede wireless nesse momento e o nível de interferências no meio.

Depois de verificados os requisitos é necessário configurar o software para poder aceder à rede. Para o efeito, em função Sistema Operativo que tem instalado no seu computador, deverá seguir as instruções nos documentos PDF disponíveis para download:

* por João Dias – CDM

Em alternativa poderá recorrer ao CIC (Centro de Informática e Comunicações) da ESEC, onde alguém da equipa  lhe prestará o devido auxilio nesta tarefa.

NOTA: Os utilizadores de outras instituições (roamers), deverão adequar as suas configurações de acordo com as indicações técnicas disponibilizadas na sua instituição de origem, devendo para tal consultar os gabinetes de informática dessas mesmas instituições.

A cobertura é de aproximadamente 75% da área da ESEC no seu Pólo I (Rua Dom João III – Solum) e cerca de 70% no seu Pólo II (Rua Luís de Camões – Travessa Teixeira de Pascoais).

O CIC desenvolve esforços continuados no sentido de melhorar a cobertura da rede, assim como a qualidade da mesma.

1. A gestão da infra-estrutura de rede sem fios e-U da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) é da responsabilidade do Centro de Informática e Comunicações.

2. Todo o software cliente instalado, configuração e gestão do mesmo no acesso à rede sem fios é da responsabilidade do utilizador. São também acometidas a este todas as responsabilidades legais sobre a utilização do software e da infra-estrutura de rede.

3. Não é permitida a instalação de equipamentos Wi-Fi, nomeadamente pontos de acesso ou ligações ad-hoc com as normas 802.11x, dentro das instalações da ESEC sem o prévio conhecimento e autorização expressa do CIC.

4. Não é permitido o acesso à rede sem fios da ESEC através de outros meios, para além dos equipamentos de acesso (placas wireless) certificadas e aprovadas pela regulamentação em vigor.

5. Outros equipamentos a operarem na banda livre dos 2.4GHz, devem manter os seus efeitos confinados aos espaços de laboratório sob pena de influenciarem o funcionamento normal da rede e-U.

6. A configuração IP dos computadores clientes da rede sem fios é feita dinamicamente pelo serviço de DHCP, não sendo permitida a sua configuração manual.

Questões frequentes

Antigos alunos da ESEC, podem utilizar wireless na ESEC?

A filosofia da ESEC é o não cancelamento das contas de acesso (login/password) dos antigos alunos, a qualquer um dos recursos informáticos que tinham enquanto alunos da Instituição. Entre estes recursos está incluida a rede wireless.

Quais os sistemas operativos que suportam a wireless?

Todos os que suportem a placa de rede wireless.

Quais os dados de acesso a rede?

Só é necessário possuir um login e password. Estes serão fornecidos pela instituição de ensino a que o utilizador pertence.
o login será do tipo @. Por exemplo, um utilizador da ESEC terá que colocar @esec.pt.

Posso alterar a minha Password de Acesso?

Sim.  Alteração palavra-chave.

 

Se não conseguiu esclarecer as suas duvidas, contacte-nos, para o email: helpdesk@esec.pt