XIX ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências | IV ISSE – International Seminar on Science Education

Entre os dias 16 e 18 de setembro 2021, decorrerá o XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências | IV International Seminar on Science Education. O XIX ENEC | IV ISSE centrado na temática Transversalidades: diálogos e interações, pretende alargar o âmbito da Educação em Ciências, dialogando e interagindo com outras áreas do conhecimento, de modo a evidenciar os seus contributos para uma cidadania que se deseja plural, solidária, interveniente e responsável.

Dando continuidade aos anteriores, o ENEC e o ISSE do ano 2021 dão ênfase à Neurociência, aos Sentimentos e Emoções, à Saúde, aos Direitos Humanos, ao Ambiente e Sustentabilidade, às Artes, à Educação não formal e à Ciência Cidadã.

Organização

Vivemos hoje um tempo forte da ciência. Nunca se sentiu, de forma tão urgente, o apelo às vozes e saberes da ciência.
Com a saúde e a vida social ameaçadas por uma pandemia, a ciência quer-se mais humana, colaborativa e globalmente implicada.
Este dar-se e ver-se da ciência remete para um novo paradigma educacional, mais atento aos desafios ecológicos, menos complacente com relações disjuntivas entre as comunidades humanas e a natureza de que fazem parte e mais exigente na ação de proporcionar às crianças, jovens e adultos/as as ferramentas de literacia científica e cívica que sustentem uma transformação global.
É neste contexto que o XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências (XIX ENEC) e o IV International Seminar on Science Education (IV ISSE) acontecem, online, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2021. Trata-se de um evento, realizado, desde 1986, sendo organizado, bianualmente e alternadamente num Instituto Politécnico e numa Universidade, com o apoio da Associação Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC).

No início da segunda década do século XXI, sob a égide dos objetivos de desenvolvimento sustentável mas a braços com uma pandemia, os XIX ENEC | IV ISSE, centrados na temática Transversalidades: diálogos e interações, pretendem alargar o âmbito da Educação em Ciências, dialogando e interagindo com outras áreas do conhecimento, de modo a evidenciar os seus contributos para uma cidadania que se deseja plural, solidária, interveniente e responsável.
Dando continuidade aos anteriores, os ENEC e ISSE do ano 2021 dão ênfase à Neurociência, aos Sentimentos e Emoções, à Saúde, aos Direitos Humanos, ao Ambiente e Sustentabilidade, às Artes, à Educação não formal e à Ciência Cidadã.

Convidamos, assim, educadores/as, professores/as, investigadores/as e estudantes, a participar nos XIX ENEC | IV ISSE, para apresentarem e discutirem, colaborativamente, trabalhos de investigação no âmbito da Educação em Ciências.
As línguas oficiais dos XIX ENEC | IV ISSE, são o português, o inglês e o espanhol. O encontro será creditado pela ESEC como ações de formação de curta duração, num total de 16 horas.
Contamos convosco!


XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências | IV International Seminar on Science Education
Transversalidades: diálogos e interacciones
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
16 a 18 de setembro de 2021

Vivimos hoy una época fuerte de la ciencia. Nunca se había sentido con tanta urgencia el llamamiento a las voces y al conocimiento de la ciencia.
Con la salud y la vida social amenazadas por una pandemia, se pretende una ciencia más humana, colaborativa e involucrada globalmente.
Este darse y verse de la ciencia nos remite a un nuevo paradigma educativo, más atento a los retos ecológicos, menos complaciente con las relaciones disyuntivas entre las comunidades humanas y la naturaleza de la que forman parte y más exigente en la acción de brindar a los niños y niñas, jóvenes y adultos las herramientas de alfabetización científica y cívica que apoyan una transformación global.
Es en este contexto que el XIX Encontro Nacional de Educação em Ciência (XIX ENEC) y el IV International Seminar on Science Education (IV ISSE) tienen lugar, online, en la Escuela Superior de Educación (ESEC) del Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal, el día 16, 17 y 18 de septiembre de 2021. Es un evento, que se realiza desde 1986, organizándose cada dos años y alternativamente en un Instituto Politécnico y una Universidad, con el apoyo de la Asociación Portuguesa de Educación Científica (APEduC).
A principios de la segunda década del siglo XXI, bajo la égida de los objetivos de desarrollo sostenible, pero luchando con una pandemia, el XIX ENEC | IV ISSE, centrados en el tema Transversalidades: diálogos e interacciones, tienen como objetivo ampliar el alcance de la Educación Científica, dialogando e interactuando con otras áreas del conocimiento, para resaltar sus aportes a una ciudadanía que se
desea plural, solidaria, interviniente y responsable.
Dando continuación a los anteriores, el ENEC y el ISSE del año 2021 enfatizan la Neurociencia, los Sentimientos y Emociones, la Salud, los Derechos Humanos, el Medio Ambiente y Sustentabilidad, las Artes, la Educación No Formal y la Ciencia Ciudadana.
Por ello, invitamos a educadores, profesores, investigadores y estudiantes, a participar en el XIX ENEC | IV ISSE, para presentar y discutir, colaborativamente, sus trabajos de investigación en el campo de la Educación en ciencias.
Los idiomas oficiales del XIX ENEC | IV ISSE son portugués, español e inglés. El encuentro será creditado por la ESEC como cursos de formación cortos, por un total de 16 horas.
¡Contamos con vosotros!


XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências | IV International Seminar on Science Education
Transversalities: dialogues and interactions
Coimbra Education School of the Polytechnic Institute of Coimbra
September 16 to 18, 2021

Today we live in a strong time for science. The appeal to the voices and knowledge of science has never been felt so urgently.
With health and social life threatened by a pandemic, science wants to be more human, collaborative and globally involved.
This “giving and seeing by the science” leads to a new educational paradigm, more attentive to ecological challenges, less complacent with disjunctive relationships between human communities and the nature of which they are part and more demanding in the action of providing children, young people and adults the tools of scientific and civic literacy that support a global transformation.
It is in this context that the XIX National Meeting of Science Education (XIX ENEC) and the IV International Seminar on Science Education (IV ISSE) take place, online, at the Coimbra Education School of the Polytechnic Institute of Coimbra, on the 16th, 17th and 18th September 2021. It is an event, held since 1986, being organized, biannually and alternately in a Polytechnic Institute and a University, with the support of the Portuguese Association of Science Education (APEduC).
At the beginning of the second decade of the 21st century, under the aegis of sustainable development objectives but grappling with a pandemic, the XIX ENEC | IV ISSE, centered on the theme Transversalities: dialogues and interactions, aim to expand the scope of Science Education, dialoguing and interacting with other areas of knowledge, in order to highlight their contributions to a citizenship that wants to be plural, solidary, intervening and responsible.
Continuing with the previous ones, the ENEC and ISSE of the year 2021 emphasize Neuroscience, Feelings and Emotions, Health, Human Rights, Environment and Sustainability, Arts, Non-formal Education and Citizen Science.
We therefore invite educators, teachers, researchers and students, to participate in the XIX ENEC | IV ISSE, to present and collaboratively discuss research work in the field of Science Education.
The official languages of the XIX ENEC | IV ISSE, will be Portuguese, English and Spanish. The meeting is credited by ESEC as short training courses, totaling 16 hours.
We count on you!

O XIX ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências | IV ISSE – International Seminar on Science Education –Transversalidades: diálogos e interações encontra-se acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), com os seguintes dados:

XIX ENEC – Encontro Nacional de Educação em Ciências
Nº de horas de formação acreditadas: 16
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-112559/21
Prazo de validade para efeitos de início da ação: até 6 de setembro de 2024

Para os efeitos previtos no n.º1 do art.º 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensino Básico e Secundário.

Para efeitos de aplicação do art.º 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para a progressão em carreira.

Avaliação dos formandos

Para obter aprovação na ação, os formandos optarão:

a) relatório individual escrito de cariz reflexivo versando um tema apresentado no evento, à sua escolha, em estreita ligação com a sua prática profissional;
b) texto apresentado e submetido no evento – relato de prática ou trabalho de Investigação.
Os elementos de avaliação indicados a) ou b), deverão ser submetidos em formato pdf – até 30 de setembro de 2021, através do e-mail: xixenec@esec.pt

Para a obtenção do certificado de formação, para além de aprovação no relatório individual escrito ou texto apresentado e submetido no evento, é necessário que os formandos assistam a pelo menos 2/3 da duração do curso. O controlo da assiduidade dos formandos requer a participação nas sessões plenárias e paralelas, a ser monitorizada pelos formadores.

Os critérios de avaliação são os seguintes:

a) Relatório escrito: critérios formais (10%): extensão (1 a 2 páginas A4, com margens normais), tipo e tamanho de letra (Times New Roman 11), alinhamento (justificado) e espaçamento 1,5; critérios de conteúdo (90%): reflexão sobre um tema do evento (identificado e enquadrado pelo formando no seu relatório), em estreita ligação com a sua prática profissional;

b) Trabalho submetido e aceite no XIX ENEC | IV ISSE.

Avaliação da ação de formação

A ação será avaliada pela análise de um questionário anónimo aos formandos, disponibilizado online, onde poderão apresentar sugestões pertinentes que possam contribuir para o aperfeiçoamento da própria ação de formação em situação futura.

O preenchimento deste questionário é obrigatório para os participantes que pretendem obter 16 horas de formação acreditada.

A organização do encontro garante o anonimato das respostas.

Prazos de inscrição

NOVAS DATAS
Até 26 julho

Até 26 junho

Até 12 junho 

Até 5 de setembro

Até 15 julho 

Estudantes do Ensino Superior
40 € 70 €
Professores Cooperantes da ESEC 40 € 70 €
Membros da APEduC 40 € 70 €
Geral 70 € 100 €

INSCRIÇÃO » AQUI
[Guia de Apoio à Inscrição]

Nota: Os participantes de outros países que pretendam efetuar o pagamento de inscrição por transferência bancária, devem contactar o Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da ESEC através do email gcrp@esec.pt.

Prazos de submissão

Novas Datas Novas Datas
Data limite para submissão de comunicações (trabalhos de investigação e relatos de práticas). 5 maio 2021 24 maio 2021 7 de junho

(última oportunidade)

Informação dos resultados relativos à submissão de comunicações 5 junho 2021 21 junho 2021 21 junho 2021
Data limite para submissão de comunicações finais 30 junho 2021 30 junho 2021 30 junho 2021

 

Toda a informação disponível no menu Submissão de comunicações.

Normas para submissão de comunicações

Serão aceites comunicações de trabalhos de investigação ou relatos de práticas integrados nos eixos temáticos do Encontro.
As comunicações serão submetidas em formato de artigo científico de 3 a 5 páginas, numa das seguintes línguas: português, espanhol ou inglês.

No ato de submissão das comunicações deverá ser declarada a originalidade do artigo científico e autorizada a sua publicação em ebook.
Todas as comunicações serão sujeitas a revisão por pares.
As comunicações aceites só serão consideradas após a inscrição de, pelo menos, um/a dos/as autores/as até ao dia 26 de junho de 2021.
No caso de autoria colaborativa, apenas um dos autores ou autoras será responsável pela apresentação da comunicação, devendo essa indicação ser feita aquando da submissão. A inscrição do autor ou autora responsável pela apresentação da comunicação deverá estar formalizada até 26 de junho.
Cada autor ou autora apenas pode ser responsável pela apresentação de duas comunicações, embora possa participar em outras coautorias.
Os artigos científicos submetidos e aceites serão publicados num ebook.

Trabalhos de investigação

Os artigos científicos de trabalhos de investigação serão estruturados da seguinte forma:

Título
Resumo e abstract (máximo 250 palavras)
Palavras-chave (3 a 5)
Introdução
Metodologia
Resultados
Conclusões
Referências bibliográficas

O template para submissão de comunicações de trabalhos de investigação poderá ser descarregado aqui e remetido para o email xixenec@esec.pt

Relatos de práticas

Os artigos científicos de relatos de práticas serão estruturados da seguinte forma:

Título
Resumo e abstract (máximo 250 palavras)
Palavras-chave (3 a 5)
Introdução
Descrição da implementação
Resultados
Conclusões
Referências bibliográficas

O template para submissão de comunicações de relatos de práticas poderá ser descarregado aqui e remetido para o email xixenec@esec.pt

Os artigos científicos devem cumprir as normas de estilo constantes nos templates, a saber:

– ficheiro word
– página de formato A4, orientação vertical, margens 2,5cm
– fonte Times New Roman (título, tamanho 14, negrito, centrado; títulos e subtítulos de capítulo, tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda; corpo, tamanho 12, justificado)
– espaçamento simples
– normas da APA nas citações e referências
– figuras e gráficos numerados e legendados (tamanho 11, centrado)
– tabelas e quadros numerados e titulados (tamanho 11, centrado)

Todas as comunicações aceites serão apresentadas em sessões paralelas, organizadas por eixos temáticos em cada uma das modalidades – Trabalho de Investigação (TI) ou Relato de Práticas (RP). A apresentação das comunicações consistirá no seguinte:

  1. Realização de um vídeo em formato mp4 ou mov, de acordo com o template proposto (TI) ou (RP).
  2. O vídeo terá uma duração de 5 a 10 minutos. Não serão aceites vídeos que não respeitem a duração indicada.
  3. O vídeo deverá ser enviado até 25 de agosto de 2021, para xixenec@esec.pt (Sugestão: enviar por Wetransfer).

Recursos

01. Educação em ciências no Jardim de Infância
02. Educação em ciências no Ensino Básico
03. Educação em ciências no Ensino Secundário
04. Educação em ciências no Ensino Superior
05. Educação em ciências em contextos não formais e informais
06. Educação em ciências na formação de professores
07. Educação em ciências e tecnologias digitais
08. Educação em ciências e controvérsias sociocientíficas
09. Modelos de educação em ciências
10. Ambiente, sustentabilidade e educação
11. Currículo e políticas educativas em Educação em Ciências
12. Laboratórios de ciência
13. Neurociências e educação
14. Ciência, saúde e direitos humanos
15. Ciência e género
16. Comunicação de ciência
17. Artes, ciências e tecnologias
18. Ilustração em ciências
19. História e natureza da ciência

Programa

16 de setembro 2021

9h00 SESSÃO DE ABERTURA

Jorge Conde – Presidente do IPC
Rui Antunes – Presidente da ESEC
Fátima Paixão – Presidente da APEduC
Filomena Teixeira – Comissão Organizadora do XIX ENEC | IV ISSE

9h45 – 11h30 PAINEL

Educação em ciências: balanço e perspetivas

António Cachapuz – Universidade de Aveiro
Isabel P. Martins – Universidade de Aveiro
Helena Caldeira – Universidade de Coimbra
Manuela Jorge – Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro
Laurinda Leite – Universidade do Minho

Moderadora | Cecília Galvão – Universidade de Lisboa

11h45 – 13h15 SESSÕES PARALELAS | Trabalhos de investigação e Relato de Práticas

Sessão paralela 1 | Sessão paralela 2

PAUSA

14h30 – 16h00 SESSÕES PARALELAS | Trabalhos de investigação e Relato de Práticas

Sessão paralela 3 | Sessão paralela 4

16h15 – 17h45 MESA REDONDA

Investigação, saúde, ciências e educação

Fotoinativação de microrganismos – Inovação Científica na Saúde
Mariette Pereira – Universidade de Coimbra

Astrobiologia como ferramenta de inovação e igualdade de género no processo de aprendizagem
Zita Martins – Universidade de Lisboa/IST

Consideraciones emocionales en la enseñanza de las ciencias: últimos avances
Jesús Sánchez – Martín – Universidad de Extremadura

La progresión del aprendizaje de los conceptos de sustancia, estructura y reacción química en relación con la estructura conceptual de la química
Aureli Caamaño – Societat Catalana de Química

Moderadora | Clara Vasconcelos – Universidade do Porto

18h00 – 19h00 CONFERÊNCIA PLENÁRIA

A educação digital e a literacia científica
Sara Dias-Trindade – Universidade de Coimbra

Moderadora | Filomena Teixeira – Instituto Politécnico de Coimbra

17 de setembro

9h00 – 10h00 CONFERÊNCIA DE HONRA

Neuromitos
Alexandre Castro Caldas – Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa

Moderadora | Isabel Chagas – Universidade de Lisboa

10h15 – 11h45 SESSÕES PARALELAS | Trabalhos de investigação e Relato de Práticas

Sessão paralela 5 | Sessão paralela 6

12h00 – 13h30 MESA REDONDA

Educação em Ciências em contexto não formal

Novas abordagens no Ensino das Ciências: realidade aumentada, jogos outdoor e dispositivos móveis – o exemplo do EduPARK
Lúcia Pombo – Universidade de Aveiro

A história do observatório geofísico e astronómico da Universidade de Coimbra como ferramenta para a educação científica de avós e netos
Fernando B. Figueiredo – Universidade de Coimbra

Os Geoparques e a Educação Científica Não Formal
Helena Henriques – Universidade de Coimbra

Ensinar e aprender ciências num ambiente integrado de Educação em Ciências
Ana V. Rodrigues – Universidade de Aveiro

Projeto educativo Escola da Natureza
Leonor Cruz – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo

Moderadora | Fátima Jorge – Instituto Politécnico de Castelo Branco

PAUSA

14h30- 15h30 CONFERÊNCIA PLENÁRIA

Contribuciones de la educación científica a la ciencia de la sostenibilidad y los ODS
Amparo Vilches – Universitat de Valencia

Moderadora | Fátima Paixão – Instituto Politécnico de Castelo Branco

15h45 – 17h15 SESSÕES PARALELAS | Trabalhos de investigação e Relato de Práticas

Sessão paralela 7 | Sessão paralela 8

17h30 – 19h00

 

 

   

MESA REDONDA

Educação em Ciências – onde publicar?

Indagatio Didáctica
Teresa Bettencourt – Indagatio Didáctica

Revista Alambique Didáctica de las Ciencias Experimentales
Blanca Puig  – Revista Alambique

Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias
Jose Maria Oliva – Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias

APEduC Revista – Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia
Bernardino Lopes – Revista APEduC

Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
Rosária Justi – Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências

Moderadora | Isabel Rebelo – Instituto Politécnico de Leiria

19h15 Reunião da APEduC

18 de setembro

9h00 – 10h30 MESA REDONDA

Artes, educação em ciências e ciência cidadã

Ciência como um elemento essencial para uma cidadania ativa
Raquel Gomes – Instituto Gulbenkian de Ciência

Revistas de divulgação da ciência para crianças em Portugal: configurações discursivas e objetivos pragmáticos
Rui Ramos – Universidade do Minho

Arte e Ciência para um Conhecimento Integrador
Luísa Ferreira Nunes – Instituto Politécnico de Castelo Branco

Os desafios da Ciência Cidadã quando o tema são as plantas invasoras
Hélia Marchante – Instituto Politécnico de Coimbra

Moderadora | Cláudia Faria – Universidade de Lisboa

10h45- 12h00 SESSÕES PARALELAS | Trabalhos de Investigação e Relato de práticas

Sessão paralela 9 | Sessão paralela 10

12h15 – 13h15 CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO

Ciências, Ética e Cidadania
Alexandre Quintanilha – Universidade do Porto

Moderadora | Isabel P. Martins – Universidade de Aveiro

13h30 SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Comissão científica honorária

  • António Cachapuz (Universidade de Aveiro, Portugal)
  • Helena Caldeira (Universidade de Coimbra, Portugal)
  • Isabel Martins (Universidade de Aveiro, Portugal)
  • João Praia (Universidade do Porto, Portugal)
  • Luís Marques (Universidade de Aveiro, Portugal)
  • Manuel Cuiça Sequeira (Universidade do Minho, Portugal)
  • Manuela Jorge (Universidade de Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)
  • Maria Luísa Veiga (Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal)
  • Maria Odete Valente (Universidade de Lisboa, Portugal)

Comissão Científica

  • Filomena Teixeira (Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal)
  • Alcina Mendes (Agrupamento de Escolas de Ílhavo, Portugal)
  • Ana Peixoto (Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal)
  • Ana Rodrigues (Universidade de Aveiro, Portugal)
  • Angel Blanco (Universidade de Málaga, Espanha)
  • Antonio Mateos Jimenez (Universidad Castilla La Mancha, Espanha)
  • Aureli Caamaño Ros (Universitat de Barcelona, Espanha)
  • Bento Cavadas (Instituto Politécnico de Santarém, Portugal)
  • Bernardino Lopes (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)
  • Cecília Galvão (Universidade de Lisboa, Portugal)
  • Clara Vasconcelos (Universidade do Porto, Portugal)
  • Conceição Figueira (Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal)
  • Cristina Calheiros (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Portugal)
  • Delmina Pires (Instituto Politécnico de Bragança, Portugal)
  • Dorinda Rebelo (Agrupamento de Escolas de Estarreja, Portugal)
  • Elenita Pinheiro (Universidade Federal de Uberlândia, Brasil)
  • Elisa Maia (Universidade de Lisboa, Portugal)
  • Fátima Paixão (Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal)
  • Fátima Regina Jorge (Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal)
  • Giselia Antunes Pereira (Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil)
  • Isabel Abrantes (Universidade de Coimbra, Portugal)
  • Isabel Chagas (Universidade de Lisboa, Portugal)
  • Isabel Rebelo (Instituto Politécnico de Leiria, Portugal)
  • Isilda Rodrigues (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)
  • José Alexandre Pinto (Instituto Politécnico do Porto, Portugal)
  • Laurinda Leite (Universidade do Minho, Portugal)
  • Leonor Saraiva (Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal)
  • Luís Dourado (Universidade do Minho, Portugal)
  • Luísa Martins (Escola Secundária Alves Martins, Viseu, Portugal)
  • Manuella Amado (Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil)
  • M. Dolores López (Universidad de Alcalá, Espanha)
  • Maria Helena Silva (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)
  • Paula Ribeiro (Universidade Federal do Rio Grande, Brasil)
  • Paulo Silveira (Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal)
  • Pedro Reis (Universidade de Lisboa, Portugal)
  • Roberto Greco (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
  • Rosa Antónia Ferreira (Universidade do Porto, Portugal)
  • Rosa Doran (Núcleo Interativo da Astronomia, Lisboa, Portugal)
  • Rosane Meirelles (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil)
  • Rosely Imbernon (Universidade de São Paulo, Brasil)
  • Rui Vieira (Universidade de Aveiro, Portugal)
  • Rute Rocha (Universidade do Algarve, Portugal)
  • Teresa Vilaça (Universidade do Minho, Portugal)

Comissão Organizadora

  • Filomena Teixeira (Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal)
  • Fátima Paixão (Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal)
  • Ana Carolina Frias (Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal)
  • Susana Silveira (Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal)
  • Dulce Vaz (Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal)
  • José Morgado (Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal)

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