Publicações Científicas
- Artigo Pre-service teachers’ competencies to develop computational thinking: A Portuguese tool to analyse Computational Thinking (Rita Neves Rodrigues, Sónia Brito-Costa, Maryam Abbasi, Cecília Costa e Fernando Martins)
- Resumo Dia Mundial do Desporto e o desenvolvimento do Pensamento Computacional: uma prática integrada no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Sandy Machado, Tânia Carraca, Rita Neves Rodrigues, Cecília Costa e Fernando Martins)
- Artigo Desenvolver o Pensamento Computacional com recurso ao Scratch na Formação Inicial de Professores (Rita Neves Rodrigues, Cecília Costa e Fernando Martins)
- Artigo Integration of computational thinking in initial teacher training for primary schools: a systematic review (Rita Neves Rodrigues, Cecília Costa e Fernando Martins)
- Artigo Educational robotics and primary school mathematics teaching: An analysis of pre-service teachers didactic-mathematical knowledge (Ricardo Silva, Cecília Costa, Yelitza Freitas, Fernando Martins e Manuel Cebrián-de-la-Serna)
- Resumo Pensamento Computacional e Ensino Exploratório: uma proposta didática com recurso à Robótica Educativa (João Carvalho, Tatiana Couceiro, Tatiana Gomes, Rita Neves Rodrigues, José Sacramento, Rita Pereira, Yelitza Freitas, Cecília Costa e Fernando Martins)
- Artigo REFEPESEC – an internship teacher training project (José Miguel Sacramento; Marco Bento; Fernando Marting)
- Artigo The Exploration of SuperDoc Robot through an Explanatory Teaching Model (Carina Silva; Catarina Mendonça; Joana Cadima; Rita Neves Rodrigues; José Miguel Sacramento; Elisabete Pires; Yelitza Freitas; Cecília Costa; Fernando Martins)
- Artigo Prática STEAM na promoção da criatividade e do relacionamento interpessoal (Filipa Pinto, Inês Silva, Yelitza Freitas, Ana Simões & Fernando Martins)
- Artigo Símbolos nacionais e representações de números racionais em práticas STEAM (Rafaela Ferreira, Ana Silva, Yelitza Aveiro Freitas, Sofia Laura Costa & Fernando Martins)
- Artigo Promoção do Pensamento Computacional através do Ensino Exploratório numa turma do 1.o CEB (Carolina Malta, Inês Santos, Joana Amado, Rita Neves Rodrigues, José Sacramento, Sandra Costa, Yelitza Freitas, Cecília Costa, Fernando Martins)
- Artigo Desenvolver o pensamento computacional através do ensino exploratório numa aula de matemática do 4º ano de escolaridade (João Carvalho, Tatiana Couceiro, Tatiana Gomes, Rita Neves Rodrigues, José Sacramento, Rita Pereira, Yelitza Freitas, Cecília Costa e Fernando Martins)
- Artigo Pre-service teachers’ perceptions towards integrating educational robotics in the primary school (Ricardo Silva, Cecília Costa e Fernando Martins)
- Práticas STEM e robótica educativa: uma proposta didática para o 1.º CEB (Sofia Laura Costa, Ricardo Silva, Cecília Costa, J. Bernardino Lopes e Fernando Martins)
- Robótica educativa na formação inicial de professores: perceções sobre potenciais benefícios e obstáculos (Ricardo Silva, Cecília Costa e Fernando Martins)
- Resumo Robótica educativa na formação inicial de professores – uma orquestração de artefactos (Ricardo Silva, Fernando Martins, José Cravino, Paulo Martins, Cecília Costa e J. Bernardino Lopes)
- Artigo Using Educational Robotics in Pre-Service Teacher Training: Orchestration between an Exploration Guide and Teacher Role (Ricardo Silva, Fernando Martins , José Cravino, Paulo Martins, Cecília Costa e J. Bernardino Lopes)
- E-book Artefactos digitais, aprendizagens e conhecimento didático – Contributos para promover a compreensão da matemática (Fernando Martins, Ricardo Pinto e Cecília Costa)
- E-book TPACK – uma ferramenta para a integração da tecnologia no ensino e na aprendizagem (Nuno Martins, Cecília Costa, Ricardo Pinto e Fernando Martins)
- O uso colaborativo da RE em contexto de sala de aula (Catarina Duarte, Daniela Portelada, Joana Santos, Rita Pereira e José Sacramento)
- Práticas de uma professora estagiária: promoção do pensamento computacional (Rita Neves Rodrigues, J. Benjamim Fonseca, Cecília Costa e Fernando Martins)
- Caminhos para integração da robótica educativa em contextos de creche e educação pré-escolar (Sara Alexandra Petim Ribeiro, Catarina Maria Neto da Cruz e Ana Elisa Esteves Santiago)
- Robótica Educativa e desenvolvimento do conhecimento didático de futuras professoras do 1.º CEB (Ricardo Silva, Cecília Costa e Fernando Martins)
- Integração de robótica educativa em praticas stem (Ricardo Silva, Sofia Laura Costa, Cecília Costa e Fernando Martins)
Notícias Robótica Educativa nas Escolas
- Relação entre a multiplicação e a divisão através do Jogo de tabuleiro com os robôs Beeboot ( Diana Silva, Ema Braga e Raquel Vaz)
- A utilização do robô Bee-Bot para promover a aprendizagem de conceitos matemáticos ( Ariana Nunes, Beatriz Coelho e Hugo Jesus)
- Robô Super Doc – Exploração e integração da robótica educativa na sala de aula (Gabriela Cordeiro, João Leal e Nair Ferreira)
- O robô SuperDOC como promotor da interdisciplinaridade entre Matemática e Português (Daniela Dias, Patrícia Luís e Rita Freire)
- O uso da Robótica como recurso numa abordagem STEAM (Laura Francisco, Rita Menaia e Sara Quadrada)
- Os Escape Rooms com uso do robô Super Doc como promotores da interdisciplinaridade entre Matemática e Português (Letícia Sobral, Margarida Neves e Maria Inês Simões)
- A utilização do robô Super Doc para promover a realização de um Escape Room com interdisciplinaridade entre Matemática e Português
- A utilização do Robô Bubble para realização do Desafio Matemático “Xavier e as sequências” (Letícia Sobral, Margarida Neves e Maria Inês Simões)
- O uso da Robótica como recurso à aprendizagem dos números naturais até 40 (Laura Francisco, Rita Menaia e Sara Quadrada)
- O uso da Robótica como recurso numa abordagem interdisciplinar (Laura Francisco, Rita Menaia e Sara Quadrada)
- O uso da Robótica como recurso numa abordagem interdisciplinar (Laura Francisco, Rita Menaia e Sara Quadrada)
- O robô Super Doc foi um mediador epistémico na promoção de de aprendizagens das áreas do saber de Português e de Matemática (Rafaela Oliveira e Yolanda Pinho)
- Super DOC e a Robótica no 1º CEB: 1º, 2º, 3º e 4º anos (Sandra Rosa)
- O uso da Robótica como recurso à aprendizagem dos números naturais até 40 (Laura Francisco, Rita Menaia e Sara Quadrada)
- À procura da minha fruta preferida com o robô SuperDoc (João Carvalho, Tatiana Couceiro e Tatiana Gomes)
- O uso da robótica educativa como motivação da aprendizagem matemática (João Carvalho, Tatiana Couceiro e Tatiana Gomes)
- Ordenar as histórias com recurso ao robô SuperDoc (João Carvalho, Tatiana Couceiro e Tatiana Gomes)
- Sistematizar as aprendizagens com o robô SuperDoc (João Carvalho, Tatiana Couceiro e Tatiana Gomes)
- Orientação Espacial- Robótica (Maria Coragem e Vitória Melo)
- Robô SuperDoc num contexto interdisciplinar – Por onde será que o lobo passou (Carolina Oliveira, Iara Fernandes e Joana Marinho)
- Robô SuperDoc num contexto interdisciplinar – O Lobo que não gostava do Natal (Carolina Oliveira, Iara Fernandes e Joana Marinho)
- Robô SuperDoc num contexto interdisciplinar – As cores primárias e Secundárias (Carolina Oliveira, Iara Fernandes e Joana Marinho)
- O Bubble na descoberta das figuras geométricas (Carolina Oliveira, Iara Fernandes e Joana Marinho)
- Exploração e integração da robótica educativa na sala de aula (Carolina Malta, Inês Santos e Joana Amado)
- Integração da robótica educativa na sala de aula (Carolina Malta, Inês Santos e Joana Amado)
- Robô SuperDoc no “Jogo da Cidade dos Robôs” (Adriana Fagundo, Cheila Reveles e Jessica Noronha)
- Robô SuperDoc na resolução de uma adição na “Tabela dos 120” (Adriana Fagundo, Cheila Reveles e Jessica Noronha)
- Robô SuperDoc na construção de uma história sobre o Halloween (Adriana Fagundo, Cheila Reveles e Jessica Noronha)
- Explorando a orientação espacial com o Bubble (Beatriz Oliveira, Carolina Santos e Raquel Rocha)
- Importância da Robótica Educativa no 1º ciclo do ensino básico (Beatriz Oliveira, Carolina Santos e Raquel Rocha)
- Receita (Catarina Mendonça, Joana Cadima e Carina Silva)
- Ensino Exploratório (Catarina Mendonça, Joana Cadima e Carina Silva)
- História (Catarina Mendonça, Joana Cadima e Carina Silva)
- Scratch – Jogo da Reciclagem (Catarina Mendonça, Joana Cadima e Carina Silva)
- Scratch- Programação (Catarina Mendonça, Joana Cadima e Carina Silva)
- Bubble e o comprimento (Brígida Branco, Carolina Abreu, Cátia Santos e Mariana Mourisco)
- O Robô SuperDoc ajuda a classificar resíduos plásticos descartáveis poluentes no oceano (Ana Silva)
- Segurança rodoviária e itinerários – Projeto envolvendo Robótica Educativa (Laura Martins e Leonor Henriques)
- Os enigmas da mansão Albuquerque (Beatriz Teixeira, Bruna Santos e Lara Doutel)
- O robô Super Doc vai à EB1 de Santa Cruz (Ana Patrícia Fontes, Bárbara Silva e Daniela Santos)
- Super Doc e os Contos Infantis (Maria Alice Monteiro e Maria João Ferreira)
- Robótica para a consolidação de conteúdos no 1.º ano (Ana Laranjo, Carina Lopes e Inês Santos)
- O Robô Doc “mergulha” na EB1 de Eiras (Carolina Quaresma, Marta Costa e Sofia Moteiro)
- Operações aritméticas adição e subtração (Ana Carolina Couceiro e Bruna Martins)
- Exploração de itinerários com o robô SuperDoc (Inês Azevedo e Joana Soller)
- Bubble vai à escola construir uma figura com polígonos (Ana Simões, Filipa Pinto e Inês Silva)
- Calcular a área de figuras planas representadas com o robot Mind Designer (Isa Jesus e Yelitza Freitas)
- Celebrar a Lição n.º 100 com o Robô Bubble (Beatriz Guiomar e Diana Dias)
- Bubble vai à escola com a orientação espacial (Ana Simões, Filipa Pinto e Inês Silva)
- Introdução ao conteúdo de ângulos usando o robot SuperDoc (Ana Silva e Rafaela Ferreira)
- O Robot Mind Designer visitou a EB da Solum (Anna Aveiro e Sónia Mendes)
- A robótica educativa no apoio à orientação espacial e ao cálculo mental (Yelitza Freitas)
- A integração da robótica educativa na sala de aula (Yelitza Freitas)
- A Robótica Educativa para o Desenvolvimento da Constância Percetual (Catarina Sampaio, Margarida Ferreira e Sara Marques)
- A Robótica Educativa na Aprendizagem do Número 100 (Catarina Sampaio, Margarida Ferreira e Sara Marques)
- Aprendizagens sobre a Medida Perímetro com o Robot Mind Designer (Daniela Santos, Diana Alcaide e Marta Escobar)
- O Mind Designer e o 2ºC da Escola Básica da Solum (Daniela Santos, Diana Alcaide e Marta Escobar)
- A área com o Mind Designer no Centro Escolar do Areeiro (Andreia Oliveira e Inês Simão)
- Aprendizagem dos sólidos geométricos por meio da robótica (Catarina Duarte, Daniela Portelada e Joana Santos)
- Inovando as práticas pedagógicas por meio da robótica (Catarina Duarte, Daniela Portelada e Joana Santos)
- Atividades de Robótica no 1.º ano do 1.ºCEB (Ana Catarina Santos, Filipa Gonçalves e Inês Casacão)
- Inovando as práticas pedagógicas por meio da robótica (Catarina Duarte, Daniela Portelada e Joana Santos)
- Criação espacial com o Mind Designer – EB1 Eiras (Catarina Duarte, Daniela Portelada e Joana Santos)
- A integração da robótica educativa na sala de aula (Ana Melo, Ana Gomes, Eduarda Santos e Yelitza Freitas)
- A robótica educativa no apoio à orientação espacial e ao cálculo mental (Ana Melo, Ana Gomes, Eduarda Santos e Yelitza Freitas)
- “Super Doc vai às compras!” – Projeto com Robótica Educativa (Beatriz Guiomar, Isa Jesus e Maria Santos)
- O Robot Mind Designer visitou a EB da Solum (Anna Aveiro e Sónia Mendes)
- A robótica educativa no apoio à orientação espacial e ao cálculo mental (Yelitza Freitas)
- A integração da robótica educativa na sala de aula (Yelitza Freitas)
- A Robótica Educativa para o Desenvolvimento da Constância Percetual (Catarina Sampaio, Margarida Ferreira e Sara Marques)
- A Robótica Educativa na Aprendizagem do Número 100 (Catarina Sampaio, Margarida Ferreira e Sara Marques)
- Aprendizagens sobre a Medida Perímetro com o Robot Mind Designer (Daniela Santos, Diana Alcaide e Marta Escobar)
- O Mind Designer e o 2ºC da Escola Básica da Solum (Daniela Santos, Diana Alcaide e Marta Escobar)
- A área com o Mind Designer no Centro Escolar do Areeiro (Andreia Oliveira e Inês Simão)
- Aprendizagem dos sólidos geométricos por meio da robótica (Catarina Duarte, Daniela Portelada e Joana Santos)
- Inovando as práticas pedagógicas por meio da robótica (Catarina Duarte, Daniela Portelada e Joana Santos)
- Atividades de Robótica no 1.º ano do 1.ºCEB (Ana Catarina Santos, Filipa Gonçalves e Inês Casacão)
- Inovando as práticas pedagógicas por meio da robótica (Catarina Duarte, Daniela Portelada e Joana Santos)
- Criação espacial com o Mind Designer – EB1 Eiras (Catarina Duarte, Daniela Portelada e Joana Santos)
- A integração da robótica educativa na sala de aula (Ana Melo, Ana Gomes, Eduarda Santos e Yelitza Freitas)
- A robótica educativa no apoio à orientação espacial e ao cálculo mental (Ana Melo, Ana Gomes, Eduarda Santos e Yelitza Freitas)
- “Super Doc vai às compras!” – Projeto com Robótica Educativa (Beatriz Guiomar, Isa Jesus e Maria Santos)
Relatórios finais de Mestrado
Aprendizagens Matemáticas num contexto envolvendo a Educação Rodoviária e a Robótica Educativa: um cenário de aprendizagem em Educação Pré-Escolar Relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico, Mariana Chagas da Cunha (maio, 2024)
- O ensino e a aprendizagem de Geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a Robótica Educativa no 2º CEB Relatório final de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, Bruno Dinis Rodrigues Henriques Fernandes (maio, 2023)