Publicações Científicas
- Práticas STEM e robótica educativa: uma proposta didática para o 1.º CEB (Sofia Laura Costa, Ricardo Silva, Cecília Costa, J. Bernardino Lopes e Fernando Martins)
- Robótica educativa na formação inicial de professores: perceções sobre potenciais benefícios e obstáculos (Ricardo Silva, Cecília Costa e Fernando Martins)
- Resumo Robótica educativa na formação inicial de professores – uma orquestração de artefactos (Ricardo Silva, Fernando Martins, José Cravino, Paulo Martins, Cecília Costa e J. Bernardino Lopes)
- Artigo Using Educational Robotics in Pre-Service Teacher Training: Orchestration between an Exploration Guide and Teacher Role (Ricardo Silva, Fernando Martins , José Cravino, Paulo Martins, Cecília Costa e J. Bernardino Lopes)
- E-book Artefactos digitais, aprendizagens e conhecimento didático – Contributos para promover a compreensão da matemática (Fernando Martins, Ricardo Pinto e Cecília Costa)
- E-book TPACK – uma ferramenta para a integração da tecnologia no ensino e na aprendizagem (Nuno Martins, Cecília Costa, Ricardo Pinto e Fernando Martins)
- O uso colaborativo da RE em contexto de sala de aula (Catarina Duarte, Daniela Portelada, Joana Santos, Rita Pereira e José Sacramento)
- Práticas de uma professora estagiária: promoção do pensamento computacional (Rita Neves Rodrigues, J. Benjamim Fonseca, Cecília Costa e Fernando Martins)
- Caminhos para integração da robótica educativa em contextos de creche e educação pré-escolar (Sara Alexandra Petim Ribeiro, Catarina Maria Neto da Cruz e Ana Elisa Esteves Santiago)
- Robótica Educativa e desenvolvimento do conhecimento didático de futuras professoras do 1.º CEB (Ricardo Silva, Cecília Costa e Fernando Martins)
- Integração de robótica educativa em praticas stem (Ricardo Silva, Sofia Laura Costa, Cecília Costa e Fernando Martins)
Notícias Robótica Educativa nas Escolas
- Bubble e o comprimento (Brígida Branco, Carolina Abreu, Cátia Santos e Mariana Mourisco)
- O Robô SuperDoc ajuda a classificar resíduos plásticos descartáveis poluentes no oceano (Ana Silva)
- Segurança rodoviária e itinerários – Projeto envolvendo Robótica Educativa (Laura Martins e Leonor Henriques)
- Os enigmas da mansão Albuquerque (Beatriz Teixeira, Bruna Santos e Lara Doutel)
- O robô Super Doc vai à EB1 de Santa Cruz (Ana Patrícia Fontes, Bárbara Silva e Daniela Santos)
- Super Doc e os Contos Infantis (Maria Alice Monteiro e Maria João Ferreira)
- Robótica para a consolidação de conteúdos no 1.º ano (Ana Laranjo, Carina Lopes e Inês Santos)
- O Robô Doc “mergulha” na EB1 de Eiras (Carolina Quaresma, Marta Costa e Sofia Moteiro)
- Operações aritméticas adição e subtração (Ana Carolina Couceiro e Bruna Martins)
- Exploração de itinerários com o robô SuperDoc (Inês Azevedo e Joana Soller)
- Bubble vai à escola construir uma figura com polígonos (Ana Simões, Filipa Pinto e Inês Silva)
- Calcular a área de figuras planas representadas com o robot Mind Designer (Isa Jesus e Yelitza Freitas)
- Celebrar a Lição n.º 100 com o Robô Bubble (Beatriz Guiomar e Diana Dias)
- Bubble vai à escola com a orientação espacial (Ana Simões, Filipa Pinto e Inês Silva)
- Introdução ao conteúdo de ângulos usando o robot SuperDoc (Ana Silva e Rafaela Ferreira)
- O Robot Mind Designer visitou a EB da Solum (Anna Aveiro e Sónia Mendes)
- A robótica educativa no apoio à orientação espacial e ao cálculo mental (Yelitza Freitas)
- A integração da robótica educativa na sala de aula (Yelitza Freitas)
- A Robótica Educativa para o Desenvolvimento da Constância Percetual (Catarina Sampaio, Margarida Ferreira e Sara Marques)
- A Robótica Educativa na Aprendizagem do Número 100 (Catarina Sampaio, Margarida Ferreira e Sara Marques)
- Aprendizagens sobre a Medida Perímetro com o Robot Mind Designer (Daniela Santos, Diana Alcaide e Marta Escobar)
- O Mind Designer e o 2ºC da Escola Básica da Solum (Daniela Santos, Diana Alcaide e Marta Escobar)
- A área com o Mind Designer no Centro Escolar do Areeiro (Andreia Oliveira e Inês Simão)
- Aprendizagem dos sólidos geométricos por meio da robótica (Catarina Duarte, Daniela Portelada e Joana Santos)
- Inovando as práticas pedagógicas por meio da robótica (Catarina Duarte, Daniela Portelada e Joana Santos)
- Atividades de Robótica no 1.º ano do 1.ºCEB (Ana Catarina Santos, Filipa Gonçalves e Inês Casacão)
- Inovando as práticas pedagógicas por meio da robótica (Catarina Duarte, Daniela Portelada e Joana Santos)
- Criação espacial com o Mind Designer – EB1 Eiras (Catarina Duarte, Daniela Portelada e Joana Santos)
- A integração da robótica educativa na sala de aula (Ana Melo, Ana Gomes, Eduarda Santos e Yelitza Freitas)
- A robótica educativa no apoio à orientação espacial e ao cálculo mental (Ana Melo, Ana Gomes, Eduarda Santos e Yelitza Freitas)
- “Super Doc vai às compras!” – Projeto com Robótica Educativa (Beatriz Guiomar, Isa Jesus e Maria Santos)