I Seminário Internacional em Desporto, Educação Física e Saúde

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em colaboração com a Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra e a Universidade Pedagógica de Maputo, vai realizar o I Seminário Internacional em Desporto, Educação Física e Saúde, focado na Prática Laboratorial em Desenvolvimento Motor, de 11 a 15 de dezembro, no Edifício n.º 8, Auditório 102 do Campus do Palmarejo Grande.

A cerimónia de abertura realiza-se no dia 11 de dezembro, às 11 horas, no Edifício n.º 8, Auditório 102 e online. Contará com a presença do Coordenador do Laboratório de Desporto, Educação Física e Saúde, Filomeno Tavares, da Presidente da Faculdade de Educação e Desporto (FaED), Aleida Furtado, e da Vice-reitora para as áreas de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, Sandra Freire. A conferência inaugural “Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida” será proferida pelo professor Rui Mendes.

Este seminário é uma parte integrante do projeto Human Motor Behavior Life Span, uma investigação transcultural envolvendo Portugal, Cabo Verde e Moçambique, que abrange populações dos seis aos 80 anos. O projeto é uma colaboração entre o Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação de Coimbra, a Uni-CV, através da FaED, e a Universidade Pedagógica de Maputo – Faculdade de Educação Física e Desporto.

O programa do seminário inclui a inauguração do Laboratório de Desporto, Educação Física e Saúde (Sports, Physical Education & Health Lab), um curso especializado em Análise Laboratorial: Testes de Avaliação da Competência Motora e um componente teórico-prático nas escolas. Este curso visa treinar os estudantes para a recolha de dados em investigações nesta área. O seminário contará com um ciclo de cinco conferências para a divulgação de resultados de investigação, contando com a participação de mais de uma dezena de professores e investigadores internacionais.

 

PROGRAMA

  • Inauguração do Laboratório de Desporto, Educação Física e Saúde

Dia 11 de dezembro 

10h30 – Receção dos convidados

10h55 – Início da cerimónia

11h – Conferência inaugural: Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida, Professor Doutor Rui Mendes, moderador Mestre Ulisses Barros, Edifício n.º 8, Sala 102

11h15 – Alocução do Coordenador do Laboratório de Desporto, Educação Física e Saúde

11h20 – Alocução do Presidente da FaED

11h25 Alocução do Vice-Reitora da Uni-CV (em representação do Magnífico Reitor)

11h30 – Deslocação para o Edifício n.º 5, Sala 207 (Lab-DEFS)

11h35 Descerramento da placa/visita/encerramento

 Curso Prática Laboratorial em Desenvolvimento Motor

Dia 12 de dezembro (Terça-Feira)

7h30 – Sala I – 1.º, 2.º e 4.º Anos (Rui Mendes, Ulisses Barros e Ângelo Gomes) Edf. n.º 5, 408

7h30 – Sala II – 3.º Ano (Rita Cordovil, Luís Paulo Rodrigues, Filomeno Tavares e Valissa Oliveira) Edf. n.º 5, 403

15h – Trabalho de Campo nas escolas (Rui Mendes; Filomeno Tavares; Rita Cordovil; Luís Paulo Rodrigues; Ulisses Barros; Valissa Oliveira, Ângelo Gomes e estudantes do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º Anos).

 

Dia 13 de dezembro (Quarta-Feira) 

Reuniões de trabalho entre parceiros do projeto

Encontro Coordenadores do projeto e bolseiros ICM 2024

 

  • – Ciclo de conferências Edifício n.º 8, Sala 102

Dia 14 de dezembro (Quinta-Feira) 

Bloco I

7h – Receção dos convidados/participantes

7h25 – Início da atividade

 

7h30Conferência II Comparação transcultural da competência motora em crianças do sul do Brasil e de Portugal, Professora Doutora Rita Cordovil de Matos (UL-FMH), moderador Professor Doutor Alberto Graziano (UPM)

7h45 Conferência III Relevância potencial da “barreira de proficiência” em habilidades motoras na aptidão física relacionada à saúde em jovens, Professor Doutor Luís Paulo Lopes Brandão Areosa

Rodrigues (IPVC), moderador Mestre Evelio Medina (Uni-CV)

8hConferência IV Composição corporal, aptidão física e atividade física em crianças e adolescentes moçambicanos com HIV, Professor Doutor Timóteo Salvador Lucas Daca (UPM), moderador Professor Doutor Gonçalo Dias (IPC-ESEC)

8h20 Intervalo

 

Bloco II

8h30 Conferência V Valores de referência no processo de ensino-aprendizagem-formação em Basquetebol infanto-juvenil de Moçambique, Professor Doutor Bernardo Pedro Matsimbe (UPM), moderador Professor Doutor Francisco Campos (IPC-ESEC)

8h45Conferência VI (In)Competência motora e condição física em estudantes do ensino superior Português: Caos! – Professor Doutor Ricardo Miguel Gomes (IPC-ESEC), moderador Professor Doutor Adinex José Costa (USTP)

 

9h – Sessão de encerramento 

9h05 Filomeno Tavares/Rui Mendes

9h10 Presidente da FaED

9h15 Pró-Reitora para a Investigação e Formação Avançada

9h20 Agradecimentos

9h25 Fim Sessão/encerramento 

 

Dia 15 de dezembro (Sexta-Feira) 

15h – Trabalho de Campo em escolas se necessário (Rui Mendes; Filomeno Tavares; Rita Cordovil; Luís Rodrigues; Ulisses Barros; Valissa Oliveira, Ângelo Gomes e estudantes do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º Anos).

e

Encontro Coordenadores do projeto

Encontro Coordenadores do projeto e bolseiros ICM 2024

 

Parceria:

Instituto Politécnico de Coimbra, PT, Universidade de Cabo Verde, CV & Universidade Pedagógica de Maputo, MZ

 

 

Legenda:

  • CV – Cabo Verde
  • ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra
  • IPC – Instituto Politécnico de Coimbra
  • IPVC – Instituto Politécnico de Viana de Castelo
  • Uni-CV – Universidade de Cabo Verde
  • UPM – Universidade Pedagógica de Maputo
  • USTP – Universidade de São Tomé e Príncipe
  • MZ – Moçambique
  • PT – Portugal