II Encontro de Práticas Gerontológicas

No dia 27 de junho de 2024, entre as 9h30 e as 16h30, decorrerá no Anfiteatro da ESEC, o II Encontro de Práticas Gerontológicas, no âmbito da Licenciatura em Gerontologia Social.

Esta iniciativa conta com a colaboração de parceiros da ESEC com vista a partilhar conhecimento e práticas gerontológicas, assentes na evidência.

Durante a sessão, os estudantes do 3.º ano apresentarão a sua experiência de estágio através de comunicação por póster.

 

Oradores convidados

Tânia Sobral (Gerontóloga na Unidade de Desenvolvimento Económico, Social e Educação da Câmara Municipal de Penedono)

José Duarte (Gerontólogo do projeto comunitário Anadia Maior)

 

Tânia Sobral

Nasceu a 25 de abril de 1998 em Penedono, um Concelho situado a norte de Portugal. Localizado onde o Douro termina e a Beira se inicia, Penedono é conhecido pela sua história medieval.

É licenciada em Gerontologia Social, desde 2019, pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Em 2021 tornou-se mestre em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo pela Faculdade de Economia com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Tem interesse pelas áreas da inovação social, da intervenção gerontológica em contextos locais, assim como pela política social em torno do envelhecimento.

Em contexto de mestrado desenvolveu o Guia Orientador para os Planos Gerontológicos, uma ferramenta de apoio à política local de envelhecimento, assim como a ORIGAMI, um protótipo de plataforma digital de georreferenciação de pessoas idosas, incubado pela i9social.

Sendo uma defensora do interior e do norte de Portugal é atualmente Gerontóloga na Unidade de Desenvolvimento Económico, Social e Educação da Câmara Municipal de Penedono.

Se envelhecemos como vivemos, vamos envelhecer onde vivemos!

 

José Duarte

Licenciado em Gerontologia pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Após trabalhar em Estruturas Residenciais Para Idosos e de um estágio na Rede Social do Município de Anadia, participou na criação do plano de ação do projeto Anadia Maior e assumiu funções no Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de Anadia, coordenado pela Santa Casa da Misericórdia de Anadia. Atualmente, exerce a sua atividade como coordenador, e Gerontólogo do projeto comunitário Anadia Maior, um projeto dirigido à população mais velha do concelho de Anadia que pretende combater a solidão e o isolamento, através de um envelhecimento ativo e saudável.