Encontros intergeracionais de Comunicação com Ricardo Esteves Ribeiro

No dia 28 de março de 2023, pelas 14h30, decorrerá no Auditório da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, a 2ª sessão dos Encontros intergeracionais de Comunicação.

 

A sessão terá como convidado Ricardo Esteves Ribeiro, jornalista e cofundador do Fumaça, podcast de jornalismo de investigação independente. Trabalhou em startups tecnológicas em Lisboa e Milão. Apesar destas experiências, a paixão de ler, ouvir e contar histórias sempre esteve consigo, assim em 2016, cofundou o Fumaça com um grupo de amigos. Inicialmente intitulado É Apenas Fumaça, o projeto foi lançado como uma série de entrevistas semanais sobre política, sociedade e direitos humanos. Em 2018, o Fumaça venceu o Prémio Gazeta Revelação com a série áudio-documental “Palestina, histórias de um país ocupado”, assinado por Ricardo Esteves Ribeiro e Maria Almeida. No ano de 2019 foi considerado o “Podcast do Ano”, prémio atribuído pelo Jornal Público e pela Portcasts.

Os encontros intergeracionais de Comunicação, com uma periodicidade mensal, vão decorrer entre fevereiro e maio de 2023 e são organizados por António Figueiredo, Cláudia Cambraia e Susana Borges, com a colaboração de alunos da licenciatura em Comunicação Social.

Tendo em conta as aceleradas mudanças em curso nas diferentes profissões da Comunicação, nomeadamente nas respeitantes às áreas de formação da licenciatura em Comunicação Social, pretende-se com estes Encontros intergeracionais, estabelecer pontes entre diferentes gerações que contribuam para a compreensão da evolução, quer em termos identitários, quer em termos de exercício prático, dessas profissões. Este diálogo intergeracional visa um mapeamento das evoluções ocorridas nas últimas décadas, não só criando memória (através do contacto com profissionais com larga experiência e reputação firmada), mas também permitindo aos estudantes o contacto com profissionais mais jovens, que enfrentam novos desafios e ensaiam novas dinâmicas comunicacionais com os públicos. Tal contribuirá para capacitar os futuros profissionais de Comunicação Social para enfrentarem os desafios suscitados pelo devir nesta área.