O Dia da Língua Gestual Portuguesa foi instituído pela criação da comissão para o reconhecimento da LGP, a 15 de novembro de 1995. Esse passo foi o início de um rol de diligências e eventos realizados em prol do reconhecimento da LGP, o que culminou na 2.ª revisão da Constituição da República Portuguesa, a 20 de setembro de 1997.
Desde a sua publicação em Diário da República, a Comunidade Surda portuguesa comemora o 15 de novembro com eventos, conferências, congressos e mostras de trabalhos em LGP, por forma a homenagear a LGP e a comunidade.
A ESEC tem vindo a comemorar a data pela apresentação de trabalhos dos alunos do 2.º e do 3.º ano, em conjunto com as escolas de referência para o ensino bilingue, resultando num espetáculo performativo, em que a língua gestual é protagonista.
No próximo dia 15 de novembro 2022, pelas 14h00 no Auditório da ESEC, decorrerá mais uma comemoração do Dia da Língua Gestual Portuguesa.
Para dignificar o empenho dos alunos participantes, um grupo de jurados convidados escolhem os melhores trabalhos, com base em categorias definidas, por forma a enaltecer os momentos artístico-culturais apresentados.
Farão parte do Júri das performances, Abubacar Turé, Carlos Martins e Filipa Carvalho.