2ª Sessão Diálogos Pedagógicos EDUTABi

No próximo dia 20 de janeiro 2021, terá lugar a segunda sessão dos Diálogos Pedagógicos EDUTABi. Esta iniciativa, organizada no âmbito da Prática Pedagógica do 1.º CEB e do PEAPEA (Prática Educativa e Artefactos no Ensino Aprendizagem) e NIEFI (Núcleo de Investigação, Educação, Formação e Intervenção), decorrerá pelas 18h00, em formato online.

TEMA
O que entende por Blended Learning?

ORADOR
José Alberto Lencastre, Professor e investigador do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho

DESTINATÁRIOS
Alunos das Licenciaturas e Mestrados de Formação de Professores da ESEC, Professores Cooperantes Orientadores de Estágios da ESEC e demais interessados em debater e dialogar sobre Educação.

RESUMO
Os Diálogos Pedagógicos EDUTABi pretendem  constituir-se como espaços de conhecimento,  partilha e reflexão sobre diferentes questões da Educação e da Prática Educativa, muito particularmente questões relacionadas com a inovação pedagógica, tecnologia na educação, espaços de aprendizagem e desenvolvimento profissional docente.

ORGANIZAÇÃO
José Miguel Sacramento (NIEFI-PEAEA / ESE-IPC)
Marco Bento (NIEEFI-PEAEA / ESE-IPC)
Virgílio Rato (NIEEFI-PEAEA / ESE-IPC)


Inscrições

Inscrição obrigatória.

Inscrição sem certificado | Gratuita
Inscrição com certificado | 5 euros

Online via Zoom / Colibri | Link de acesso à sessão será enviado a todos os inscritos



J
osé Alberto Lencastre é professor e investigador de Tecnologia Educativa no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal.

Fez o seu doutoramento com uma tese sobre Educação Online. Desenhou, desenvolveu e implementou um Ambiente Virtual de Aprendizagem com recursos diversificados para apoiar uma Abordagem Invertida do Ensino e Aprendizagem Online. Interesses de ensino incluem a compreensão das oportunidades para melhorar os processos de ensino e de aprendizagem através de práticas de inovação pedagógica com enfoque nas metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais. Os interesses de investigação incluem as Metodologias de Desenvolvimento, a Educação Online, a Aprendizagem Enriquecida por Tecnologia e a Avaliação da Usabilidade. José é autor ou coautor de mais de 150 artigos peer-reviewed sobre integração de tecnologia na educação (presencial ou online). José é investigador integrado no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, sendo membro do grupo de investigação ‘Technology, Multiliteracies and Curriculum’ (cf. www.cied.uminho.pt). José também pertence ao ALGORITMI, um centro de investigação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Campus de Azurém, Guimarães. O Centro ALGORITMI desenvolve R&D no âmbito das Tecnologias da Informação, Comunicações e Electrónica (ICT&E) (cf. algoritmi.uminho.pt). No ALGORITMI José é membro do grupo Computer Communications and Pervasive Media (CCPM), desenvolvendo a sua investigação no grupo engageLab.