2.º Ciclo de Palestras “O professor de LGP: contextos, desafios e práticas”

O 2.º Ciclo de Palestras O professor de LGP: contextos, desafios e práticas visa possibilitar aos alunos da licenciatura em Língua Gestual Portuguesa e do mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa, o conhecimento de práticas pedagógicas em Escolas de Referência para a Educação Bilíngue (EREB) e noutros países. Visa-se também alcançar profissionais que estejam em contextos de ensino de Surdos para contactarem com práticas nacionais e internacionais sendo, assim, este ciclo de palestras um espaço de partilha e reflexão sobre o ensino da LGP.

Todas as palestras têm interpretação para LGP e Português.
Intérpretes LGP:  Luísa Gonçalves e Andreia Rodrigues
Intérprete de International Sign: Amílcar Morais

 

Programa

14 de março 2024 | 17h30-18h30

Práticas e Desafios no Ensino Secundário: relatos de experiências

Cristiana Azevedo, Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Porto

Cristiana Azevedo é Licenciada em Língua Gestual Portuguesa Ramo Lecionação, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra e Formadora de Língua Gestual Portuguesa pela Associação de Surdos do Porto.

Trabalha como Docente de Língua Gestual Portuguesa desde 2002, em várias escolas da Zona Norte, ex-UASS e Escola de Referência para a Educação do Ensino Bilingue de Alunos Surdos desde o 1º Ciclo até ao Ensino Secundário. Ex professora de LGP, no Instituto Jean Piaget e na ESEP – Escola Superior de Educação do Porto.

Trabalhou com alunos que além de surdos, sofrem de outros problemas com surdo-Autista ou Síndrome de Asperger e desde 2010, leciona a disciplina de Língua Gestual Portuguesa a um aluno com Surdo-Cegueira/baixa-visão devido ao Síndrome de Usher, tendo realizado várias pesquisas, participado em várias palestras e sessões conferencistas expondo os métodos de trabalho e as estratégias pedagógicas aplicadas ao mesmo.

21 de março 2024 | 17h30-18h30

Baby Signs; Materiais digitais, materiais manipuláveis: uma partilha

Sandra Santos, Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício

Sandra Isabel Silva dos Santos é licenciada em Língua Gestual Portuguesa pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Exerce funções docentes desde 2004. Atualmente é professora na EREB de Évora. É instrutora Baby Signs e possui também especialização em design gráfico. Tem uma página designada Inforgestual,  onde divulga material didático para o ensino da LGP, sobretudo da sua autoria.

8 de abril 2024 | 17h30-18h30

Criar, inovar e construir: materiais pedagógicos para alunos surdos.

Joana Cabral, Agrupamento de Escolas Dom Dinis

Joana Cabral Aguiar, Licenciada em Língua Gestual Portuguesa no ramo da lecionação desde 2008, com Pós Graduação em Comunicação Acessível desde 2014 e Profissionalizada em LGP desde 2019.

Tem 38 anos e há 15 anos que leciona a disciplina de LGP, no Agrupamento de Escolas D. Dinis de Leiria, desde o pré escolar ao 3ºciclo do ensino básico. O gosto pelas novas tecnologias fez com que fosse mais além nos materiais que prepara diariamente para os seus alunos.

 

15 de abril 2024 | 17h30-18h30

Avaliação da compreensão de itens sublexicais e lexicais em crianças Surdas

Rute Rodrigues, Agrupamento de Escolas de Ílhavo

Rute Rodrigues é Professora de Língua Gestual Portuguesa, tendo concluído a sua licenciatura em Língua Gestual Portuguesa, em 2010 na Escola Superior de Educação de Coimbra. Mestre em Ciências da Educação no ramo de especialização em Educação Especial, no ano de 2018, pela Escola Superior de Educação Paula Franssinetti. Exerce funções como professora desde 2010, tendo trabalhado em diversas Escolas de Referência para Educação Bilingue. Ao longo do seu percurso, tem tido a oportunidade de trabalhar com diferentes faixas etárias, desde bebés a jovens, permitindo ter uma visão ampla da relação entre a aquisição e desenvolvimento da LGP.

3 de maio 2024 | 17h30-18h30

Reflexões sobre o ensino da LIBRAS e o Ensino de Surdos no Brasil

Ronaldo Manassés, Universidade Federal do Estado do Amapá

Doutor em Sociologia e Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas; É professor Adjunto IV do Departamento de Letras e Artes no Curso de Letras Libras Português, na Universidade Federal do Amapá;
Coordenador Geral do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR/UNIFAP), Diretor do Departamento de Concursos
Orientador no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI;
É pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa Processos Linguísticos, Identitários e Culturais Surdos. Pesquisador/colaborador na Universidade Politécnica de Coimbra, em Portugal, na linha Educação, tradução e línguas de sinais e sobre a Língua Gestual Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais.
Autor dos livros: Língua de Sinais: cultura, educação, identidade – Internacional. Ecos do Silêncio: Culturas e Trajetórias de Surdos em Macapá; Línguas de sinais além-mar: propostas de investigação e desafios. Nacional.

10 de maio 2024 | 17h30-18h30

O  Ensino da LSE e o Ensino de  Surdos em Espanha.

Ivan Vasquez, Universidade Rey Juan Carlos

Atualmente cursa doutorado na Escola Internacional de Doutorado da Universidade Rey Juan Carlos, programa de doutorado em Humanidades: Linguagem e Cultura.

Licenciado em Educação Social, Mestre em Formação de Professores do Ensino Secundário, Licenciatura, Formação Profissional e Letras na Especialidade de Intervenção Sócio-Comunitária, Técnico Superior em Integração Social, Especialista em Língua de Signos Española.

No que diz respeito ao seu percurso profissional, tem experiência como educador social, monitor de tempos livres, trabalhando em acampamentos inclusivos com crianças e jovens com diversidade funcional e ministrando oficinas de língua gestual espanhola e palestras de sensibilização.

No ano letivo 2019-2020, ingressa na Universidade Rey Juan Carlos como professor da Licenciatura em Lengua de Signos Española y Comunidad Sorda no departamento de Ciências da Educação, Linguagem, Cultura e Artes, Histórico-Legal e Ciências Humanísticas e Modernas. Linguagens (dentro da área de Métodos de Pesquisa e Diag. Educacional).

NOTA:
– Esta palestra será em gesto internacional. Terá interpretação para LGP e Voz.

 

Inscrição

  • Inscrição gratuita.
  • Inscrição com certificado | 5 euros (apenas uma única inscrição para todo o Ciclo de Palestras. O certificado único incluirá todas as sessões em que participar)

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Comissões

Comissão Organizadora

  • Ângela Abreu
  • Isabel Correia
  • Joana Sousa
  • Neuza Santana
  • Pedro Custódio
  • Pedro Oliveira
  • Rafaela Silva

Comissão Científica

  • Ângela Abreu (ESEC: Escola Superior de Educação de Coimbra; Agrupamento de Escolas Grão Vasco-Viseu)
  • Amílcar Morais (ESEC: Escola Superior de Educação de Coimbra)
  • Carlos Afonso (Escola Superior de Educação Paula Frassinetti)
  • Cristina Gil (Escola Superior de Educação de Setúbal)
  • Isabel Correia (ESEC: Escola Superior de Educação de Coimbra)
  • Joana Sousa (ESEC: Escola Superior de Educação de Coimbra)
  • Justyna Wiśniewska (Maria Curie-Sklodowska University, Lublin, Polónia)
  • Joaquim Melro (CFEAS: Centro de Formação de Escolas António Sérgio)
  • Jorge Pinto (ESEP: Escola Superior de Educação do Porto)
  • Miguel Santos (ESEP: Escola Superior de Educação do Porto)
  • Luísa Campos (Professora de Ensino Especial-Surdez)
  • Neuza Santana (ESEC: Escola Superior de Educação de Coimbra)
  • Orquídea Coelho (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto)
  • Pedro Custódio (ESEC: Escola Superior de Educação de Coimbra)
  • Pedro Oliveira (ESEC: Escola Superior de Educação de Coimbra)
  • Rafaela Silva (ESEC: Escola Superior de Educação de Coimbra)
  • Rayco Gonzaléz (Universidad Rey Juan Carlos, Madrid, Espanha)
  • Ronaldo Manassés (Universidade Federal do Estado do Amapá, Brasil)