Nova Presidente da AE ESEC quer “estar presente pelos estudantes da ESEC e ser capaz de mais e melhor”

Os novos órgãos sociais da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Coimbra (AE ESEC) tomaram posse no dia 7 de janeiro de 2021, no auditório da ESEC. Sara Ferreira, natural de Leiria, é aluna do 2º ano, da licenciatura em Comunicação Organizacional, e irá liderar a direção da AEESEC durante o mandato 2020/2021.

Para Sara Ferreira, ser Presidente da Associação de Estudantes da ESEC “é um objetivo pelo qual lutei e agora alcancei. Ao assumir este cargo, o meu papel é estar presente pelos estudantes da ESEC e ser capaz de mais e melhor”. A nova Presidente refere que “Ser Presidente de uma Associação de Estudantes não é apenas ter o cargo, é ser capaz de pegar nas ferramentas e oportunidades que são disponibilizadas para alcançar as metas que são propostas, para contribuir na formação, defender direitos e relembrar os deveres dos estudantes. É dar a cara e voz aos estudantes. É estar presente.”

“Para mim ser Presidente da Associação de Estudantes da ESEC é muito mais do que se pode estar à espera, digo isto, embora tendo assumido este cargo recentemente. Tenho noção que é um desafio que me vai fazer desenvolver pessoalmente e profissionalmente, acabando por ser uma experiência gratificante. A mim sempre me ensinaram a enfrentar e ultrapassar os desafios e torná-los em conhecimento”, adiantou a estudante da ESEC.

 

Quais os projetos que prevê concretizar durante este mandato?

Quanto aos projetos para este mandato tenho diversos em mente. Apesar do contexto em que vivemos, quero desenvolver a ligação com os estudantes e pôr-lhes em mãos ferramentas e oportunidades para obter mais aprendizagens para se preparem para o seu futuro profissional.

Portanto, a partir da secção de Pedagogia e Empregabilidade temos como objetivo em manter os ciclos de conferência como “GrowUp Talks” e “Prepara-te!”, como também o desenvolvimento de um novo ciclo de

conferências. Todos estes ciclos têm propósito preparar os nossos estudantes da ESEC, ou outros interessados, a adquirirem novos conhecimentos e ferramentas para estarem preparados para o mundo profissional que está para breve.

De forma, a desenvolver a ligação com os estudantes temos metas a atingir na secção de Comunicação e Marketing, sendo uma destas o desenvolvimento do website, onde iríamos colocar diversas páginas com assuntos e informações pertinentes para a comunidade esequiana. Outra meta, é a criação de uma linha de apoio ao estudante.

Criando, assim, uma abertura e fácil conexão entre estudantes e AE.

Além de todos os pontos referidos, este é sem dúvida a essência e o principal fim da AE ESEC, pretendemos a constante defesa dos interesses e direitos dos estudantes da ESEC.

Tendo em mente o período que estamos a vivenciar, os estudantes necessitam de alguém que projete a voz dos mesmos e nós estamos cá, enquanto Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Coimbra.

Que mensagem quer deixar aos Estudantes da ESEC como nova presidente da AE ESEC?

Como referi na Tomada de Posse, tenho plena consciência da responsabilidade do cargo que assumi e sei a equipa que tenho comigo. Portanto, a partir daqui é arregaçar as mangas e pôr-nos a trabalhar.

Enquanto Nova Presidente da AE ESEC, para vocês estudantes da ESEC quero que contem comigo, inclusive com cada membro pertencente à AE ESEC. Nós estamos aqui para vos ouvir e ajudar nas vossas necessidades, dúvidas, propostas de melhoria e problemas e, igualmente, contribuir para a preparação do vosso futuro.

“Conectados” é o termo certo, na altura correta. Se não podemos estar juntos em pessoa, a AE ESEC, a partir dos meios de comunicação, está presente de outra forma.

Assim sendo, desejo a todos os estudantes da ESEC continuação de um bom ano com muito sucesso e novas vitórias para todos.


A equipa eleita para a AE ESEC é composta por 21 elementos que assumem funções nas diferentes secções que a compõem: Comunicação e Marketing, Relações Internacionais, Pedagogia e Empregabilidade, Desporto, Ação Social e Ambiente e Cultura e Eventos.

Membros da Associação de Estudantes da Escola Superior de Educação de Coimbra

Direção Geral

Presidente: Sara Gomes Ferreira

Vice-presidente: Maria Alice Fonseca Monteiro

Vice-presidente: Tamára Martins Aires

Tesoureira: Inês Abreu Felizardo

Secretária: Maria Inês Gonçalves

Vogal: Cláudia Sofia Cacho Marques Gonçalves

Vogal: Ema Gabriela Cortês Vieira

Vogal: Lara Beatriz Moio Cruz

Vogal: Francisca Serafim Tralhão

Vogal: Soraia Liberato Fraga

Vogal: António Fernandes

Conselho Fiscal

Presidente: Daniela Pinho Santos

Secretário: Francisca Magalhães Fernandes

Relator: Nuno Miguel Girão Trindade

Suplente: Bruna Francisca Mateus de Oliveira

Suplente: Sílvia Andreia Camelo Garcia Simões

Mesa de Assembleia Geral

Presidente: Catarina Gomes Ferreira

Vice-presidente: Marta Rafaela Correia Alves

Secretária: Rita Vieira Martins

Suplente: Cristiana Faria Serém

Suplente: Ana Beatriz Tavares dos Santos Duarte Roldão