Aluna de Arte e Design distinguida em Concurso “Design com Lata”

Mariana Matos, aluna da licenciatura em Arte e Design da ESEC foi distinguida com o 3º lugar no Concurso “Design com Lata” promovido pela Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP) e a Estrutura de Missão das Comemorações do V Centenário da Primeira Circum-Navegação.

O anúncio foi feito a 22 de abril e Mariana Matos “não queria acreditar” que era uma das três vencedoras. Para a aluna de Arte e Design “qualquer lugar que fosse, primeiro, segundo ou terceiro, já seria uma grande vitória, por isso, acho que foi um terceiro lugar merecido e fiquei muito feliz por isso”.

Quanto ao seu trabalho apresentado a Concurso, Mariana Matos refere que “o conceito levava-nos a relacionar temas como a sustentabilidade dos oceanos e a interculturalidade dos povos. Para além disso, era pedido que se fizesse uma abordagem criativa para uma lata comemorativa do V Centenário da primeira Circum-Navegação, feita por Fernão de Magalhães. Postas todas estas condições na mesa, procurei criar algo que resumisse isso tudo, ligado às más escolhas ambientais que temos tido para com o meio aquático. Acabei por ter um trabalho que demonstra que o passado glorioso que contribuiu para a ligação dos povos não pode ser esquecido nos dias de hoje, fazendo-nos refletir e repensar as nossas ações para que possamos obter um futuro melhor, baseado na sustentabilidade do aproveitamento do Oceano, que necessita que cuidemos dele, para um bem comum”.

Este trabalho foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Oficina de Design, lecionada pela docente Sílvia Maria Espada. O desafio do Concurso foi lançado aos alunos do segundo ano do curso de Arte e Design e todos participaram com a sua proposta de design.

Mariana Matos considera “muito importante que haja esta ponte entre os alunos e os concursos, por meio das unidades curriculares. É uma forma viável de trabalhar não só para obter uma boa nota, mas também para vermos o nosso trabalho ser valorizado por outras pessoas. Isto permite-nos também perceber o que nos espera depois de terminarmos o curso, sendo como uma janela para a realidade profissional. Esta ligação permite o nosso reconhecimento no mundo do trabalho, oferecendo experiência e enriquecendo o currículo”.

O concurso Design com Lata, subordinado ao tema “À descoberta do Planeta Oceano”, visou premiar abordagens criativas à perspetiva atual do “Planeta Oceano”, através do design de latas de conservas de peixe. Neste Concurso dirigido a estudantes do ensino superior, além de serem premiados os três melhores trabalhos, todas as propostas com reconhecimento do júri foram selecionadas para uma exposição itinerante em várias cidades portuguesas.

Nesta iniciativa que contou com a participação de mais 60 jovens universitários portugueses e cerca de 150 propostas a concurso, o primeiro lugar foi atribuído a Carolina Sampaio e o segundo a Ana Ferraz, ambas alunas de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.