Estudante de Gastronomia conquista 2.° lugar no Concurso do Bacalhau Lugrade

Leonor Lagôa Tarenta, estudante da Escola Superior de Educação de Coimbra, do 2º ano da Licenciatura em Gastronomia, conquistou o 2.° lugar no Concurso do Bacalhau Lugrade, promovida pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC) em parceria com a Lugrade.

 

No passado dia 19 de maio 2026, realizou-se, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), a final da 2.ª edição do Concurso Bacalhau Lugrade, uma iniciativa promovida pela EHTC em parceria com a Lugrade e que mais uma vez deu destaque ao “talento jovem, à criatividade gastronómica e ao bacalhau português”.

O Concurso, aberto a estudantes das escolas profissionais, politécnicos de instituições de ensino da Região Centro convidadas, desafiou os participantes a criar receitas originais, tendo sempre como ingrediente obrigatório o bacalhau Lugrade.

De entre as candidaturas e respetivas fichas técnicas apresentadas, foram selecionadas as seis melhores receitas, de entre as quais a proposta de Leonor Tarenta, estudante do 2º ano da Licenciatura em Gastronomia (EHTC e Politécnico de Coimbra/ESEC), tendo esta conquistado o 2º lugar nesta 2ª edição do Concurso Bacalhau Lugrade.

Durante 2 horas os concorrentes tiveram de preparar “um prato principal de bacalhau para degustação e apresentação, sendo avaliados critérios como técnica culinária, criatividade, sustentabilidade, organização, apresentação e equilíbrio de sabores”, por um júri presidido pelo Chef Diogo Rocha, distinguido com uma Estrela Michelin.