Docente da ESEC integra painel de avaliadores/relatores das Bolsas Marie Skłodowska-Curie Actions 2022

Sónia Brito-Costa, docente na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e Coordenadora do Núcleo de Investigação em Ciências Sociais e Humanas (NICSH) da ESEC irá integrar, enquanto perita especialista avaliadora, o painel de avaliadores/relatores das propostas nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, das Bolsas Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) 2022: Postdoctoral European and Global Fellowships e Doctoral Networks. As avaliações iniciam a 7 de Outubro e os resultados serão conhecidos a partir de Fevereiro de 2023.

 

A seleção do painel internacional de especialistas independentes, no âmbito do Pilar Excelência Científica, nas Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA) é de elevada exigência e requer um currículo relevante na área científica ao nível da competência, experiência e conhecimento.

Entre outros aspetos, os membros dos painéis internacionais serão responsáveis pela avaliação de propostas, monitorização de projetos, avaliação de programas, implementação de políticas e avaliação dos melhores “cérebros” europeus e do resto do mundo, contribuindo, desta forma, para o avanço do conhecimento científico internacional.

As Ações Marie Sklodowska-Curie (MSCA) são promovidas pela Comissão Europeia e foram inspiradas no nome da cientista franco-polaca, distinguida com dois Prémios Nobel e pioneira no domínio da radioatividade. As Bolsas de Pós-Doutoramento visam reforçar o potencial criativo e inovador de investigadores doutorados que pretendam adquirir novas competências através de formação avançada, mobilidade internacional, interdisciplinar e intersectorial. As bolsas de pós-doutoramento MSCA são abertas a todos os investigadores, independentemente da sua nacionalidade.