Formação em Alfabetização de Pessoas Adultas 2022

No âmbito do Projeto Letras Prá Vida, a ESEC apresenta a 6.ª Edição da Formação em Alfabetização de Pessoas Adultas 2022, com início a 16 de março.




Respondendo à diversidade dos desafios da alfabetização de pessoas adultas, antes do início de cada edição das oficinas de alfabetização que o projeto dinamiza, é promovida uma formação específica na área, à equipa e a outros potenciais interessados.

Seguindo uma estratégia descentralizada, a formação percorre os territórios do projeto. Antes do lançamento das oficinas num determinado território, realizase a formação, num espaço de um dos parceiros locais. Para além das formações que aconteceram na ESEC, realizaramse edições em Vila Nova de Poiares, Penacova e Cantanhede, sendo esta nova edição proposta para Seia com o apoio dos parceiros locais do projeto (Câmara Municipal de Seia e a Fundação Aurora Borges, através do CLDS4G Seia).

Com esta oferta, os formandos desenvolvem competências no âmbito da educação e alfabetização de adultos, para que promovam a literacia e respondam adequadamente aos desafios andragógicos específicos que a diversidade de participantes e respetivos contextos apresenta.

A partir da reflexão crítica sobre os modelos e práticas de alfabetização de pessoas adultas, esperase que os participantes da oficina de formação consigam aplicar os seus princípios à planificação e organização de processos de aprendizagem e experimentem estratégias e técnicas diversas e complementares, adequadas a contextos inclusivos não formais e aos participantes.

A formação inicial, da responsabilidade da equipa de coordenação do Projeto, está organizada por módulos, com o mínimo total de vinte e cinco horas. É anual e adequada às necessidades e potencialidades da equipa de dinamizadores das oficinas, podendo, em cada edição, ter módulos diferentes. Contempla o trabalho sobre os fundamentos teóricometodológicos da educação de adultos, e as metodologias de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita em alfabetização de adultos, a partir da abordagem de Paulo Freire, entre outras; a literacia digital crítica
e a análise e prática de alfabetização de adultos.

Em função das especificidades dos participantes e contextos, a formação pode incluir também outros temas como os desafios da multiculturalidade na alfabetização de adultos estrangeiros e as estratégias facilitadoras da aprendizagem em casos de pessoas com demência, contando para isso com formadores convidados que fazem parte da Comunidade de Prática do Projeto.

Gratuita e fundamental para a equipa, também é aberta à participação de outras pessoas interessadas em Alfabetização de Adultos ou Educação de Adultos que não pertencem à equipa.

Esta abertura possibilita, muitas vezes, a integração na equipa de pessoas que se envolveram na formação e que, pelo contato próximo com o projeto, ficaram motivadas e disponíveis para participar e até para o promover no seu território.

A estratégia do projeto tem por base a sua replicação, através da oferta de formação regular para a constituição de equipas, descentralização e autonomia.

Para além desta formação inicial e regular, a equipa de facilitadores tem apoio, acompanhamento e formação contínua e sistemática, ao longo das oficinas, por parte da equipa de coordenação do projeto.


Equipa de Coordenação do Projeto Letras Prá Vida,
Dina Soeiro, Sílvia Parreiral e Carla Patrão

Apoio

Tendo em consideração o êxito da edição anterior que devido à situação pandémica foi interrompida e depois retomada numa modalidade a distância, esta edição vai realizarse num regime misto, de acordo com o seguinte calendário:

  • 16 março  – presencial na Biblioteca Municipal de Seia 6 h
    • 10:00 13:00 Fundamentos Teóricometodológicos de Educação de Adultos
    • 14:30 17:30 Metodologias de Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita em Alfabetização de Adultos, a partir da abordagem de Paulo Freire

 

  • 23 março –  2:30 h via Zoom
    • 10:00 12:30 Metodologias de Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita em Alfabetização de Adultos, a partir da abordagem de Paulo Freire

 

  • 25 março – 2:30 h via Zoom
    • 10:00 12:30 Metodologias de Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita em Alfabetização de Adultos, a partir da abordagem de Paulo Freire

 

  • 30 março – 2:30 h via Zoom
    • 10:00 12:30 Literacia Digital Crítica

 

  • 31 março – 2:30 h via Zoom
    • 10:00 12:30 Literacia Digital Crítica

 

  • 6 abril – 2:30 h via Zoom
    • 10:00 12:30 Literacia Digital Crítica

 

  • 8 abril – presencial na Biblioteca Municipal de Seia 6:30 h
    • 10:00 13:00 Práticas Emancipatórias de Alfabetização de Adultos
    • 14:30 18:00 Práticas Emancipatórias de Alfabetização de Adultos

Limite de inscrições: 25 participantes

 

  • Equipa do Projeto Letras Prá Vida, Parceiros e sócias/os da APCEP: Participação gratuita
  • Estudantes e diplomadas/os da ESEC ou FPCEUC, desempregadas/os: 20€
  • Outros Participantes: 40€

 

INSCRIÇÕES

[Guia de apoio à inscrição]

No final da formação será emitido um certificado de participação.