Rui Antunes reeleito como Presidente da ESEC para o mandato 2022/2026

Rui Antunes, professor coordenador da Escola Superior de Educação de Coimbra, foi ontem reeleito presidente da Escola Superior de Educação de Coimbra.

Rui Antunes, candidato único ao cargo, foi reeleito com 10 votos a favor e três em branco, em reunião do Conselho de Escola da ESEC.

O candidato agora eleito já tinha anunciado a intenção de manter a mesma equipa de trabalho, tendo renovado os convites aos docentes César Nogueira e Sofia Silva para vice-presidentes da ESEC.

Nas suas bases programáticas apresentadas em audição pública a 7 de março, Rui Antunes referiu que alargar a oferta formativa a mestrados profissionais a cursos não conferentes de grau e criar condições para o ensino a distância são algumas das suas prioridades para o novo mandato.

A produção de conhecimento científico e a participação em projetos de inovação e desenvolvimento são identificados como condições de sucesso das instituições de ensino superior pelo que a aposta na investigação é também um dos desafios identificados por Rui Antunes para este mandato. Compatibilizar e articular as atividades letivas com a atividade de investigação e aumentar os indicadores de investigação da ESEC serão também prioridades para o período de 2022/2026.

Nas suas bases programáticas Rui Antunes destacou ainda como desafio “fazer da ESEC um espaço de trabalho moderno, atrativo e confortável”, as instalações, a digitalização e simplificação dos procedimentos burocráticos, a melhoria das condições de trabalho e o reforço da autonomia dos Departamentos foram outras das prioridades elencadas para o mandato que agora irá iniciar.

Rui Antunes é Professor Coordenador e atual Presidente da Escola Superior de Educação de Coimbra desde 2018. Foi Presidente do Conselho Diretivo da ESEC nos mandatos 1997/2001, 2001/2004 e de junho 2007 a julho de 2009, data em que assumiu a Vice-Presidência do Politécnico de Coimbra onde foi ainda Presidente nos mandatos 2009/2013 e 2013/2017.