Laboratório ROBOCORP

Laboratório RoboCorp  é um centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação que agrega investigadores, professores e estudantes do IPC e outros colaboradores, e que está integrado no Instituto de Investigação Aplicada (I2A) do Instituto Politécnico de Coimbra.

 Investigação & Serviços:

1. Análise e intervenção no movimento humano;

2. Otimização do comportamento motor e do rendimento desportivo;

3. Tecnologia, engenharia, sistemas e robótica para a qualidade da vida;

4. Psicologia do tráfego, mobilidade e segurança no cenário rodoviário.


Website: https://robocorplab.wixsite.com/robocorp

Emailrobocorp@iia.ipc.pt

 

– Criar, aprofundar e difundir o conhecimento científico em domínios multidisciplinares associados às Ciências e Tecnologias para a Qualidade de Vida;

– Criar e apoiar iniciativas de formação avançada de recursos humanos e prestar serviços no mesmo domínio;

– Cooperar com instituições de ensino superior (IES) e instituições de investigação, públicas e privadas, e organizações empresariais ou outras, com objetivos na mesma área, contribuindo para o desenvolvimento da qualidade de vida.

Nuno Miguel Fonseca Ferreira (Diretor) IP Coimbra
Rui Manuel Sousa Mendes IP Coimbra
Fátima Pereira da Silva IP Coimbra
Fernando Manuel Lourenço Martins IP Coimbra
Gonçalo Dias IP Coimbra
Pedro Mendes IP Coimbra
Ricardo Gomes IP Coimbra
Francisco Campos IP Coimbra

O grupo fundador do ROBOCORP, reuniu e aprovou os seus estatutos em reunião de 2014-05-23, apesar da sua atividade remontar a 2010, desenvolvendo projetos multidisciplinares nas suas principais linhas de investigação. Três investigações conducentes ao grau de Doutor em Ciências do Desporto (Gonçalo Dias, Pedro Mendes e Filipe Clemente) e uma no âmbito da Engenharia e Robótica (Micael Couceiro) foram enquadradas pelo ROBOCORP, aquando do processo de candidatura a financiamento.

Os investigadores do ROBOCORP, predominantemente das áreas das Ciências do Desporto, Robótica e Engenharia, Fisioterapia e Análise do Movimento Humano, obtiveram financiamento comunitário da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) (Coimbra – Portugal) no quadro do programa Mais Centro, aprovado em Maio de 2014: Contrato (2013-11 to 2015-03) do Programa Mais Centro, da CCDRC e da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, FEDER (CENTRO-07-CT62-FEDER-005012; ID: 64765) no total de 553,133.75€, para aquisição de equipamentos científicos para Laboratório ROBOCORP. A candidatura para financiamento foi submetida por equipa do IPC (coordenada por Rui Mendes, Maria António Castro e Nuno Ferreira) e avaliada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo Ministério da Economia.