Projeto REFPESEC – Robótica Educativa na Formação de Professores

A crescente influência das tecnologias digitais nas escolas e a forma dos Nativos Digitais as percecionam, reforçam a necessidade de compreender como o sistema de ensino pode contribuir para que os alunos desenvolvam competências necessárias para o desempenho de profissões tecnológicas, mantendo presente a sua obrigação de criar condições para que estes adquiram competências transversais e que lhes permitam exercer uma cidadania plena.

A integração de Robótica Educativa em ambientes de aprendizagem colaborativa promovem o desenvolvimento do pensamento computacional e outras competências TIC, assim como o pensamento crítico, competências socias e de resolução de problemas. Com reconhecido potencial promotor de aprendizagens significativas e interdisciplinaridade, permitindo também estabelecer conexões entre diferentes conhecimentos dos alunos e as várias disciplinas STEAM, a participação em tarefas que integrem Robótica Educativa impacta de forma positiva a perceção do estereótipo de género associado, particularmente no que diz respeito a profissões ligadas à engenharia.

Sendo assim, a formação de professores tem de contribuir para que estes sejam competentes na integração de Robótica Educativa na sua prática letiva. A iniciativa REFPESEC procura contribuir para esta problemática, assumindo também como objetivo a democratização do acesso a estas tecnologias através do uso de plataformas de Robótica Educativa de baixo custo.

Coordenador e responsável pelo projeto
Fernando Manuel Lourenço Martins

 

Membros da equipa do projeto
Ricardo Pratas Silva
Armando Duarte da Silva Gonçalves
Ana Elisa Esteves Santiago
Catarina Cruz
José Sacramento
Luís Mota
Marco Bento
Nuno Martins
Rita Neves Rodrigues
Ricardo Pinto
Virgílio Rato

Licenciatura em Educação Básica
Mestrado em Educação Pré-Escolar
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB
Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB
Mestrado em Ensino do 1º CEB de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB