Após o encerramento do Plano Nacional de Ensino do Português (PNEP), em 2010, o Ministério da Educação forneceu indicações sobre o interesse da continuidade formativa neste âmbito, continuando o desafio de melhorar o ensino da língua materna no 1.º ciclo do ensino básico, através de uma articulação estreita entre os agrupamentos de escolas e os estabelecimentos de ensino superior com responsabilidades na formação inicial de professores.
Nesse sentido, foram desenvolvidas na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), entre 2010 e 2017, várias ações de trabalho que deverão continuar a ser enriquecidas com novas iniciativas, constituindo-se os recursos humanos das escolas, na pessoa do formador residente, e o conjunto de materiais produzidos no âmbito deste plano, como elementos fundamentais para o desenvolvimento de formação destinada aos agrupamentos de escolas; sendo necessária formação dos educadores relativamente às orientações contidas nas OCEPE e nas transições para o 1º ciclo do ensino básico.
Assim, e no seguimento da anterior formação (2010-2017), a ESEC pretende relançar, de modo mais consistente e amplo, a partir do ano letivo 2017/2018, um plano de formação contínua, de caráter inteiramente gratuito, designado simbolicamente como Didática do Português – Programa Fernão de Oliveira, autor da primeira gramática portuguesa “Grammatica da lingoagem portuguesa”, editada em Lisboa, em 27 de Janeiro de 1536.
Este programa, de teor modular, é destinado a Educadores e aos Professores do Ensino Básico e Secundário, de forma a conseguir disponibilizar formação em todos os domínios que compõem os programas curriculares, mas adaptando-os ao público ao qual se destinam, quer em conteúdos, quer em objetivos, possibilitando o aprofundamento, a promoção e o refrescamento teórico nesta área de conhecimento e de ensino.
Efeitos a produzir: Mudança de práticas, procedimentos ou materiais didáticos
– Sensibilizar os educadores de infância para o desenvolvimento sustentado de competências literácitas no pré-escolar e a sua importância como preditores de sucesso posterior no âmbito da linguagem e da língua materna;
– Introduzir práticas de promoção e sensibilização à leitura em ambiente pré-escolar, bem como atividades de desenvolvimento da consciência fonológica;
– Melhorar os níveis de compreensão de leitura e de expressão oral e escrita no 1º e 2º ciclos, o conhecimento gramatical e literário através da modificação das práticas docentes do ensino;
– Renovar práticas didáticas em torno da Gramática no básico e secundário;
– Incentivar modos de atuação e de trabalho no âmbito da educação literária no básico e secundário;
– Aprofundar técnicas de ensino e treino da escrita criativa nos diferentes ciclos de ensino e de acordo com as metas para cada um deles, numa lógica de continuidade e de progressão;
– Redefinir estratégias didáticas em torno da oralidade e da avaliação da comunicação oral;
– Partilhar experiências pedagógicas e de renovação no âmbito do Ensino e aprendizagem da competência da expressão/compreensão;
– Produzir materiais didáticos para a didática do Português nos domínios que compõem as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE), os Programas e as Metas curriculares para os ensinos básico e secundário;
– Criar nos agrupamentos uma dinâmica interna de formação continuada no âmbito do ensino do Português;
– Envolver a ESEC num projeto de formação contínua, articulado com os agrupamentos e prolongado no tempo;
– Disponibilizar a nível regional materiais de formação, materiais didáticos e materiais de avaliação no domínio da aprendizagem da leitura, da expressão escrita, da gramática e da literatura para os ciclos em causa;
– Promover a articulação curricular, tal como previsto nos Programa de Português e nas Metas curriculares;
– Promover o trabalho didático em torno dos textos orais em português padrão, segundo tipologias e géneros textuais específicos, complexificando progressivamente as suas diferentes dimensões e caracterizações;
– Desenvolver competências que permitam conduzir aos docentes promover junto dos alunos a decodificação do texto escrito, com vista a uma leitura individual fluente;
– Ensaiar soluções pedagógicas que conduzam à atratividade dos alunos sobre a leitura de textos, de diferentes géneros;
– Produzir materiais capazes de motivar os alunos a redigir com correção linguística e a produzir textos com objetivos críticos, pessoais e criativo; conhecendo e mobilizando as diferentes etapas da produção textual: planificação, textualização e revisão;
– Incentivar os docentes a monitorizar, de formas variadas e regulares, a compreensão e a produção de textos orais e escritos a mobilização de conhecimentos gramaticais e de expressão literária e não literária, de modalidades gradualmente mais complexas.
O Programa Fernão de Oliveira encontra-se acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), como Oficina de Formação.
(100) Educação Pré-Escolar e (110) 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Didática do Português – Programa Fernão de Oliveira |
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-92654/17 |
Data de validade para efeitos de início da ação: 12 de junho de 2020 |
– Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, esta ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.
– Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), esta ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
(200) Português e Estudos Sociais/História, (210) Português e Francês, (220) Português e Inglês e (300) Português |
Didática do Português – Programa Fernão de Oliveira |
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-92653/17 |
Data de validade para efeitos de início da ação: 12 de junho de 2020 |
– Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, esta ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 200, 210, 220 e 300.
– Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), esta ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 200, 210, 220 e 300. |
1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
– Oralidade (descritores incluídos no Programa de Português)
– Leitura e Escrita (descritores incluídos no Programa de Português)
– Educação Literária (descritores incluídos no Programa de Português)
– Gramática (descritores incluídos no Programa de Português)
3º ciclo do ensino básico
– Oralidade (descritores incluídos no Programa de Português)
– Leitura (descritores incluídos no Programa de Português)
– Escrita (descritores incluídos no Programa de Português)
– Educação Literária (descritores incluídos no Programa de Português)
– Gramática (descritores incluídos no Programa de Português)