Signapoesis

O projeto SignaPoesis nasceu de um repto:  no dia da comemoração dos vinte anos da Lei 89/99 de 5 de julho, que rege as condições de acesso e o exercício da profissão do ILGP, apresentar-se na ESEC uma tradaptação do poema “Nevoeiro”, da Mensagem de Fernando Pessoa. Dois entusiastas e admiradores de poesia, seja em que língua for, juntam-se e a partir desse momento começam a tradaptar poesia para LGP. O desafio foi aceite e deu frutos numa área fulcral como é a da acessibilidade cultural e do ensino da Literatura a crianças e jovens surdos.

Este sempre foi o propósito deste projeto, tradaptar poemas, gravar e disponibilizar no canal do Youtube SignaPoesis para que viesse a ser um material para ensino da poesia a alunos surdos, a fruição de património cultural português.  No entanto, o projeto acabou por se difundir e materializar-se em apresentações performativas de poemas tardaptados, dramatizados pelo duo deste projeto.

A maioria destas apresentações tem sido realizadas no Centro Cultural Penedo da Saudade, do Instituto Politécnico de Coimbra, em datas comemorativas e alusivas da comunidade surda portuguesa ou da língua e cultura portuguesas, estando algumas delas disponíveis na página do facebook e no canal do Youtube do Centro Cultural.

 

Canal do Youtube do projeto: https://www.youtube.com/@signapoesis2902

Imagem

Imagem