Encontro Internacional “Jean Claude-Gillet: o homem e o seu legado”

No âmbito das comemorações dos 25 anos do curso de Animação Socioeducativa, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, numa organização conjunta com instituições de ensino superior de Portugal, Espanha e França, realiza o Encontro Internacional Jean Claude-Gillet: o homem e o seu legado, em homenagem a Jean-Claude Gillet.

Jean-Claude Gillet, grande investigador e pedagogo em Animação sociocultural, desde os anos 90 que se constituiu em Portugal como uma das referências mais marcantes no campo da Animação Sociocultural. Foi considerado um grande pensador europeu no âmbito da ação cultural, politica, social e educativa, associada à intervenção social e à animação sociocultural. J.-C. Gillet  foi militante dos movimentos sociais de maio de 1968, em França.

Com um legado inconfundível no pensar o significado de animação sociocultural,, J.C. Gillet apercebeu-se da importância da animação sociocultural como meio de experimentação cultural, como potencial educativo e militância social e política. Para J. C. Gillet, a educação popular e a emancipação cultural são condições indispensáveis não só para a construção e consolidação da democracia participativa, mas sobretudo para a emancipação humana.

Foi como sociólogo e professor universitário e, mais tarde, professor emérito da Universidade de Bordéus-Montaigne, que nos deixou inúmeros contributos críticos acerca da animação sociocultural como forma de transformação social, e uma rede internacional para promoção, partilha de experiências e de conhecimento acerca da animação sociocultural em todo o mundo.

Estabeleceu uma relação próxima e afetuosa com Portugal no início dos anos 90, influenciando a dinamização cultural, através da ação e do pensar de vários animadores socioculturais, numa época em que no nosso país se consolidavam as políticas Europeias e se tornava necessário não esquecer os propósitos democráticos da animação cultural.

Desta relação surgiram variadas viagens a Portugal, contactos com autarcas, animadores, docentes e estudantes, e uma vontade em assinalar a presença de Portugal no universo da animação sociocultural que somente findou aquando da sua morte, em outubro de 2020, não se extinguindo, contudo do nosso lado.

É pelo reconhecimento do seu legado, que docentes de diferentes Institutos politécnicos e universidades portuguesas e europeias, decidiram Homenagear o Homem, a Obra e o Legado de Jean-Claude Gillet.

A cidade de Coimbra e a Escola Superior de Educação de Coimbra, foram escolhidas para acolher e organizar esta homenagem, que terá lugar no dia 29 de outubro 2021, não só pelas razões de centralidade geográfica, mas também pelas razões de afinidade cultural do homenageado com a cidade de Coimbra e académica com a Escola Superior de Educação de Coimbra.

 

Inscrições

Docentes, Alunos e Ex-alunos da ESEC e da Escola de Educação Sénior | 5 euros* ou Gratuita

Entidades parceiras, Animadores e outros Profissionais afins | 10 euros*

Estudantes de outras instituições de ensino | 7.50€*

Outros participantes | 15 euros*

* Inclui livro, certificado e acesso ao Magusto Comunitário

[Guia de Apoio à Inscrição]

 

Programa

28 de outubro 2021

17h00 | Inauguração de exposição documental sobre Jean-Claude Gillet

Exposição a inaugurar pelo Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Jorge Conde


29 de outubro 2021

 

09h00 | Sessão Abertura do Encontro Internacional

Jorge Conde – Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra

Suzana Menezes – Diretora Regional da Cultura do Centro

António Leal – Diretor das Licenciaturas em Animação Socioeducativa

Mário Montez – Docente das Licenciaturas em Animação Socioeducativa

 

10h00 | Conferência temática

Os contributos de Jean-Claude Gillet para a Animação Sociocultural em Portugal
Marcelino de Sousa Lopes

Sinopse | “Repercussões que o pensamento e obra de Jean Claude Gillet tiveram na Animação Sociocultural em Portugal. Aqui vou relevar a sua participação em inúmeros eventos onde fui coorganizador, as minhas vivências, as minhas partilhas, as minhas convergências e divergências e fazer eco do seu notável percurso no campo da afirmação da pedagogia da cidadania e da participação.”

 

11h00 | Conferência temática

A dimensão Internacional do pensamento de Jean-Claude – o caso das RIAS de Animação Sociocultural (Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural e Rede Internacional de Animação Sociocultural)
Vitor Ventosa Perez

Sinopse | “La repercusión internacional de la obra de Jean-Claude  Gillet, a través de su importante contribución a la creación de una comunidad científica en torno a la Animación Sociocultural, mediante la creación de la Red Internacional de Animación Sociocultural y los Coloquios bianuales surgidos de ella, así como gracias a  su vinculación con la Red Iberoamericana de Animación Sociocultural y su participación en algunos de sus Congresos.”

 

12h00 | Conferência temática

A Animação Sociocultural e o Pensamento Pedagógico de Jean-Claude Gillet
Mário Viché

Sinopse | “Breve recorrido en la obra y pensamiento de Jean Claude Gillet a partir de sus escritos concretándome en los títulos “L’animation en questions” y “La animación en la comunidad” sin descartar consultar y contrastar algún texto anterior. La Educación Popular a la Animación de la Comunidad, el Universo frio de la Animación al Universo caliente, la acción social reparadora a la Animación como práctica inclusiva.”

 

14h00 | Painel I: A matriz francófona e a matriz ibérica na Animação Sociocultural

Coordenação | Marcelino de Sousa Lopes

Animação e educação militante
Mário Montez, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

Sinopse | “Partindo do meu contacto com Jean-Claude Gillet, de conversas inspiradoras que me parecem agora insuficientes, e da leitura de textos seus, focadas na utopia educativa e no militantismo criadores da animação sociocultural, proponho abordar neste contributo a dimensão educativa da animação e a sua construção num paradigma dialético, pautado pela intencionalidade, ideologia e militância políticas, reivindicadoras de democracia, aspetos fundamentais do legado de Gillet para uma prossecução pertinente da animação sociocultural, na atualidade e no futuro.”

Animação sociocultural voluntária e profissional, em França e em Portugal: questões de poder
Laurence Vohlgemuth, Escola Superior de Educação de Lisboa

Sinopse | “A partir da análise de um percurso singular atravessando fronteiras, evidenciar-se-ão sobreposições das matrizes francófona e ibérica da animação sociocultural distinguindo o voluntariado da atividade profissional. Retomar-se-ão questões sobre poder levantadas por Jean-Claude Gillet, entre outros, aquando da sua presença na ESE de Lisboa: poder transformador/normalizador da animação sociocultural, poder/influência dos animadores voluntários ou profissionais.”

 

15h00 | Painel II: O Pensamento de Jean Claude  Gillet e a sua importância na ASC em Portugal

Coordenação | Mário Montez – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

Jean Claude-Gillet: pontes, olhares cruzados e compromissos com a animação e os animadores
Américo Nunes Peres – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Sinopse | “Este texto testemunha o meu agradecimento a Jean Claude-Gillet, pondo em relevo não uma leitura sistemática da sua obra, mas a forma como ele me acarinhou e interpelou a conhecer melhor a atualidade teórica e prática da animação sociocultural e a formação pedagógica dos animadores, bem como a sua repercussão no contexto nacional e internacional.
Grosso modo, salienta-se a sua militância cívica e profissional na construção de pontes, a nível local e global, alicerçadas na cidadania, democracia, animação, participação, justiça social, inclusão e solidariedade. Evoca-se, igualmente, o seu trajeto académico e profissional, marcado pelo trabalho em rede, tecido por olhares cruzados e potenciado pelo diálogo entre académicos, diferentes profissionais e distintas associações e instituições, permitindo uma melhor articulação entre as esferas educativa, social, cultural e política, chão da animação e dos animadores.”

A Animação sociocultural como espaço de emancipação política
António Leal – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

Sinopse | “Pretendo apresentar o esforço e o contributo de Jean-Claude Gillet na procura de afirmar a animação sociocultural não só como campo profissional, mas sobretudo como espaço político, entre a dominação e a emancipação politica, entre a democracia representativa e a democracia do povo, entre a reprodução social e do conformismo com a ordem e o inconformismo social.”

 

16h00 | Painel III: O Legado de Jean-Claude Gillet e as perspetivas futuras de Animação Sociocultural

Coordenação | António Leal – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

Pensar a animação sociocultural no século XXI, a partir do legado de Jean Claude Gillet
Jenny Sousa – Instituto Politécnico de Leiria

Sinopse | “Estamos perante um novo paradigma vivencial, que se materializa em transformações sociais profundas e em renovadas exigências à animação sociocultural na sua procura de respostas aos desafios socioculturais e educativos contemporâneos. Assim, e tendo este quadro como pano de fundo, tentar-se-á realizar uma reflexão em torno da animação sociocultural do presente, mas também do futuro, partindo do legado deixado por Jean Claude Gillet.”

Potencialidades da animação sociocultural na senda educativa cidadã
Lucília Salgado – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

Sinopse | “Militantes da educação, queremos como Jean-Claude Gillet construir, defender, um método pedagógico participativo, liberto de objetivos mais ou menos ocultos de instituições hegemónicas, capaz de ajudar a construir cidadania, de ser cidadania. Os processos da animação sociocultural integram-se, interagem com a ação de cada pessoa, de cada grupo, de cada comunidade, no sentido mais próximo do lazer (Dumazedier) do que os indicados pelas competências conducentes a benefícios da economia, das finanças.”

A Influência de Jean-Claude Gillet na Formação dos Animadores Socioculturais em Portugal
Rui Fonte – Fundação Lapa do Lobo / Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Sinopse | Esta comunicação visa, consciente da modéstia e despretensão das palavras que o compõem, homenagear, ou pelo menos tentar, de forma simples e honesta, Jean-Claude Gillet. O homem, o autor, o investigador, o animador. Ao longo do texto, revisito lugares e momentos em que contactei com ele, através dos seus livros, das suas conferências e, numa das últimas vezes, através de um contacto fugaz na plateia, durante os intervalos de um Congresso de Animação Sociocultural (ASC). Uma viagem ao passado através de alguns textos de Gillet, que sempre refletiu o que pensava sobre a ASC e como isso influenciou, ainda influencia, o meu ponto de vista atual sobre a Animação e os Animadores.

 

17h00 | Breves testemunhos

 

17h30 | Conferência de Encerramento

Jean-Claude Gillet, um académico e um investigador comprometido
Jean-Pierre Augustin – Professor Emérito da Universidade de Bordéus-Montaigne

 

18h00 | Encerramento

Rui Antunes – Presidente da ESEC

 

18h15 | Magusto comunitário

(Claustros da ESEC)