Dia Eco-Escola

No âmbito do Programa Eco-Escolas da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) assinala-se no próximo dia 13 de junho de 2022, segunda-feira, o Dia Eco-Escola. A ESEC tem implementado um conjunto de iniciativas com o objetivo de incentivar a comunidade académica e a comunidade envolvente a fazer mais e melhor pelo ambiente, através do desenvolvimento de Projetos que se enquadrem nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

No passado dia 3 de maio de 2022 foi hasteada a Bandeira Verde, o Galardão Eco-Escolas atribuído pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), e que assinala os trabalhos e os resultados desenvolvidos por toda a equipa do programa Eco-Escolas da ESEC ao longo do ano letivo transato. De salientar que este é o 4ª galardão atribuído consecutivamente, correspondente às 4 anteriores participações da ESEC no programa Eco-Escolas.

Este Dia Eco-Escola tem como objetivo “celebrar” a participação da ESEC no Programa Eco-Escolas, cujo programa se apresenta abaixo.

 

Todo o dia | Corredor do CIMAV

Exposição  “Eco Toy”

Mostra de trabalhos desenvolvidos pelos alunos da licenciatura em Arte e Design, no âmbito da unidade curricular de Eco Design.

Um produto ecológico, para ser considerado como tal, deve ter uma íntima relação entre projeto, o desenvolvimento desse produto e a sua integração no meio ambiente.

EcoToy, um ponto de partida para atender a novas realidades projetuais, conciliando todos os aspetos relevantes da ecologia do produto.

Uma amostra de EcoToys onde as suas áreas de atuação estão pensadas em expor soluções conceptuais e projetais que envolvam a produção, conceção e utilização de uma forma estrategicamente ecológica.

 

Todo o dia | Entrada da ESEC

Campanha de recolha de guarda-chuva estragados

Sabendo que 1000 milhões de guarda-chuvas são deitados fora anualmente (fonte: https://ondereciclar.pt/), e reconhecendo que existem soluções de tratamento para muitos resíduos que permitem recuperar os materiais e dar-lhe uma nova vida, particularmente os resíduos que tipicamente não são bem encaminhados, vamos desenvolver uma campanha de recolha de guarda-chuva estragados.

Para esta atividade contaremos com o apoio da Green2you – Mercearia a Granel, de Coimbra, que é um dos pontos de recolha de chapéus de chuva estragados do país e o único em Coimbra, e os encaminha para a R-Coat – pequena empresa que transforma, manualmente, chapéus de chuva estragados, em roupas e acessórios impermeáveis.

 

10h30-12h00 | Espaços exterior da ESEC

 A biodiversidade no nosso jardim: para descobrir e criar

 Atividade dinamizada pelos estudantes do 1º ano da Licenciatura em Educação Básica (LEB) e do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (MEPE 1CEB) e dirigida a crianças do 1º CEB que frequentam a Escola Básica “anexa” à ESEC.

Contribuindo para o reconhecimento do potencial dos espaços exteriores das escolas para a realização de dinâmicas de educação ambiental, esta componente do evento denominada “Biodiversidade no jardim: para descobrir e criar“, assume os seguintes objetivos de aprendizagem: i) percecionar e valorizar a biodiversidade de espaços ajardinados da cidade; e ii) compreender e adotar medidas de conservação da biodiversidade. Com este enquadramento, os diversos grupos de estudantes irão organizar módulos de atividades temáticas, para realizar com as crianças, de entre as quais se destacam:

– No jardim não há só flores! Escuta, observa e constrói.

– Chamar as nossas plantas pelo nome próprio!

– Vamos apurar os sentidos.

– Os amigos da sementinha.

– A Água e as plantas, uma relação a redescobrir.

– A tua própria horta, para mais tarde colher e saborear!

– Jardins verticais e hotéis para insetos?

– Bichos com asas delicadas e coloridas. Adivinha quem são!