Ação de formação contínua: Cantar, Dançar e Brincar com Tradição

Entidades promotoras
1. Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Coimbra, Unidade de Investigação Aplicada em Ciências do Desporto
2. Escola do Brinquedo Tradicional Popular – Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro

Reconhecimento de ação de curta duração para efeitos de formação contínua:
Instituição do Ensino Superior: Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Coimbra

A frequência, com aproveitamento, de ações de formação contínua releva para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensino Básico e Secundário (ECD).

Objetivos:
1. Partilhar a importância da música, o valor da dança e os benefícios da realização de brinquedos “naturais” e “tradicionais” por quem brinca, no bem-estar, no desenvolvimento e na otimização da motricidade, em diferentes escalões etários – crianças, jovens, adultos e idosos -, e grupos específicos da população (e.g., pessoas com necessidades especiais). Salientar-se-á que estes efeitos serão ainda mais relevantes, se as danças, as canções e o brincar forem associados a três dimensões fundamentais das nossas vidas:
a. à interação geracional sustentada na memória de uns (seniores) e na curiosidade/pesquisa de outros (crianças e jovens);
b. ao contato sensorial, interpretativo e contemplativo com a natureza;
c. à criatividade mobilizadora de palavras e de gestos que façam brotar a poesia, a arte, a solidariedade e o bem-estar pessoal e social.
2. Potenciar a estratégia para, no contexto das atividades da Escola do Brinquedo Tradicional Popular (A.D.R.L.), das atividades formativas e educativas da ESE-IPC e das instituições do Ensino Pré-Escolar e Ensino Básico, podermos enquadrar e preparar a celebração de relevantes Dias Mundiais e Internacionais do nosso calendário (e.g., Música, Brincar, Criança, etc.).
3. Para além das palestras e diálogos, privilegiar a visita a algumas exposições, designadamente, de bibliografia e de trabalhos artísticos de crianças do Loureiro e a apresentação do Livro: “Canções ao ritmo de danças e brinquedos tradicionais para todas as idades” (Editora d’Ideias) da co-autoria dos formadores.

Data: 2022-11-05
Horário: 9h-12h30
Duração: 3 horas

Local: Escola do Brinquedo Tradicional Popular – Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro , Coimbra
Número limite de formandos: 20
Reconhecimento para grupos de recrutamento:
100. Educação Pré-Escolar
110. Ensino Básico – 1º Ciclo
260. Educação Física
620. Educação Física
250. Educação Musical
610. Música
910. Educação Especial

INSCRIÇÃO
Professores cooperantes da ESEC- gratuito

Outros participantes- 15€

No decorrer da ação estarão disponíveis os seguintes livros para quem pretender adquirir:
a. “Brinquedos tradicionais populares: Património e memórias da infância”, da autoria de João Amado e Edição da ADRL
b. “Canções ao ritmo de danças e brinquedos populares, para todas as idades”, da autoria de Gonçalo Dias, Rui Mendes e João Amado e Edição de Editora d’Ideias