Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
ESEC
Study
Research / Transfer
Secondary menu

Narrações Multimodais no âmbito da supervisão no 1º CEB

Saturday, 16 March, 2019

No próximo dia 16 de março de 2019, decorrerá na Escola Superior de Educação de Coimbra a Ação de Formação Narrações Multimodais no âmbito da supervisão no 1º CEB, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB.

Esta ação insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada com foco no 1º CEB dos Mestrados de Formação de Professores da ESEC e tem como estratégia dar início à implementação de um construto para ajudar a melhorar o desenvolvimento profissional dos professores. Nesta primeira fase, será realizada no 1º CEB e será ministrada formação aos Professores Cooperantes e aos estudantes que se encontram em estágio para que a implementação do construto Narrações Multimodais possa ter o impacto desejado. Por outro lado, a ESEC será a Instituição de Ensino Superior que, em Coimbra, se encontra a promover a implementação deste construto nas escolas.

Destinatários

  • Professores Cooperantes do 1º CEB
  • Estudantes que se encontram a realizar a Pratica Educativa de 1º CEB dos Mestrados em:
    • Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB
    • Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e
    • Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB de EPE e 1º CEB

No âmbito da Ação de Formação realizar-se-á, no dia 15 de março de 2019, o Workshop Narrações Multimodais, dirigido aos alunos da Licenciatura em Educação Básica.

Formador

Joaquim Bernardino Lopes

Joaquim Bernardino Lopes é formado em Física, mestre em Supervisão, Doutorado em Educação em Física e tem Agregação em Educação em Física. É Professor Associado e Diretor do Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD, Portugal). É investigador do Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF da Universidade de Aveiro) onde coordena o Laboratório de investigação em Didática de Ciência e Tecnologia.
É membro da Comissão Editorial de revistas científicas e referee de revistas científicas da base de dados JCR. É consultor num centro de formação de professores e perito em agências de avaliação (FCT e A3ES). É autor de 15 livros, cerca de 40 artigos em revistas internacionais, cerca de 20 capítulos de livro e cerca de 150 comunicações.
Os seus atuais interesses de investigação envolvem a Educação em Ciência e Tecnologia em particular: ) Desenho curricular e avaliação do ensino; ii) Mediação de professores sobre a aprendizagem do aluno; iii) Práticas de ensino; iv) aprendizagem concetual; v) Instrumentos de recolha de dados na sala de aula; vi) instrumentos (benéficas e/ou epistémicas) para melhorar a aprendizagem vii) simulações computacionais; viii) Formação de professores e desenvolvimento profissional de professores; ix) Filosofia da Ciência.
Interessa-se por filosofia, religião, arte e outras áreas do conhecimento humano. Tem livros de ficção publicados.
(fonte)

‹ Back