Ao CDI cabe como missão a prestação de serviços no âmbito da formação, ensino e investigação dos alunos e professores da Escola Superior de Educação, respeitando e acompanhando as transformações da estrutura curricular dos cursos de formação inicial, 2º ciclo de estudos, complementar e especializada. Neste sentido, cabe-lhe garantir:
- Aquisição, processamento bibliográfico e conservação das espécies documentais, independentemente do tipo de suporte e de acordo com os princípios técnico-científicos e pedagógicos;
- Promoção da produção de materiais e equipamento que viabilizem o desenvolvimento do serviço;
- Gestão dos recursos humanos e materiais;
- Zelo pela conservação e manutenção de equipamentos e instalações;
- Prestação de serviços ao utilizador no âmbito de orientações, apoio e localização de recursos bibliográficos;
- Cumprimento das actividades inerentes ao serviço de empréstimo domiciliário e empréstimo interbibliotecas, nacional e internacional;
- Estabelecimento de cooperações inter institucionais.
O Centro de Documentação e Informação surgiu, com um fundo documental de cerca de 500 volumes, em Janeiro de 1988. A partir de 1988 e até Dezembro de 1990 ocupou as instalações da Biblioteca da antiga Escola do Magistério Primário.
Com base no programa Mini Micro CDS/ISIS distribuído pela Biblioteca Nacional de Lisboa cooperou com a Base Nacional de Dados Bibliográficos – PORBASE – a partir de 11 de Março de 1987, tendo iniciado, no ano seguinte, o processo de informatização dos registos bibliográficos.
Integrou a partir de 1989 o acervo documental da Biblioteca da Escola do Magistério Primário de Coimbra constituído por cerca de 9.000 volumes e 237 títulos de publicações em série.
A partir de 1990 passou a contar com o fundo da Biblioteca da Escola Normal de Educadores de Infância de Coimbra com um acervo de 4.000 volumes e 37 títulos de publicações em série.
Em Dezembro de 1990, ocupou as novas instalações da Escola, tendo o Serviço entrado numa fase de expansão que lhe permitiu um melhor poder de oferta ao utilizador, quer em condições físicas de comodidade, quer dos serviços prestados em geral.
Leitura de presença e trabalho individual
A sala de leitura dispõe de acesso livre às estantes, cobertura wireless, com pontos de acesso para computadores portáteis, Os 84 lugares que possui destinam-se ao trabalho individual e em silêncio.
A zona das obras de referência localiza-se junto ao acesso principal.
As revistas, os manuais escolares, teses e a parte de audiovisual situa-se no patamar inferior de acesso ao 1º piso.
Trabalho de grupo
Para além dos números referidos existem mais 54 lugares distribuídos por 9 gabinetes dos quais 1 se situa junto à zona de revistas, e se destina, prioritariamente, a pessoas com mobilidade reduzida. Os restantes 8 gabinetes localizam-se no 1º piso da sala.