Sites das autarquias da região centro são pouco interativos revela estudo do Mestrado em Marketing e Comunicação
Os sites institucionais dos municípios da região centro têm um nível de interatividade limitada e optam por uma abordagem unidirecional informativa para comunicar com os munícipes. Esta é a conclusão da tese de mestrado desenvolvida por Paula Leal, sob orientação do docente Gil Ferreira e realizada no âmbito do Mestrado de Marketing e Comunicação, na especialização em Comunicação de Marketing, da Escola Superior de Educação de Coimbra.
Este estudo, “Municípios interativos? Interatividade e participação nas páginas dos Municípios da Região Centro de Portugal”, destaca a importância da Comunicação Municipal e a transição histórica dos websites institucionais, ou seja, de uma abordagem unidirecional informativa para uma interatividade multifacetada, especialmente com a chegada da Web 2.0.
A pesquisa analisou o nível de interatividade em 100 sites dos municípios da região centro. Os resultados indicaram que muitos desses sites usam abordagens tradicionais para apresentar a informação, sugerindo uma interatividade limitada, sem grande interação digital com os seus visitantes. Além disso, verificou-se uma diferença entre municípios do interior e do litoral, com os primeiros sendo menos interativos. O estudo também mostrou que as características demográficas e a diversidade populacional influenciam como a interatividade é usada. Municípios com população mais jovem tendem a adotar estratégias mais interativas. Apesar da baixa presença de ferramentas interativas, isso representa uma oportunidade para os municípios melhorarem, investindo em recursos avançados para promover a participação cidadã, transparência e envolvimento comunitário.