Projeto internacional “Comportamento Motor ao Longo da Vida” promove Seminário Internacional em Cabo Verde

No âmbito do o âmbito do projeto internacional de investigação “Human Motor Behavior Life Span” (Comportamento Motor ao Longo da Vida), uma colaboração entre o Instituto Politécnico de Coimbra, a Universidade de Cabo Verde e a Universidade Pedagógica de Maputo, realizou-se o I Seminário Internacional em Desporto, Educação Física e Saúde, focado na Prática Laboratorial em Desenvolvimento Motor, de 11 a 15 de dezembro, na cidade da Praia, Cabo Verde.

Este seminário é uma parte integrante do projeto, coordenado pelo Politécnico de Coimbra, tendo iniciado com a conferência inaugural do docente da Escola Superior de Educação de Coimbra e coordenador do projeto, Rui Mendes. O investigador explicou que o projeto pretende estudar o comportamento motor das pessoas ao longo da vida, dos seis aos oitenta anos, em diferentes países, utilizando diversos instrumentos, baterias e testes de avaliação. Rui Mendes referiu que o projeto tem financiamento para mobilidade de estudantes, em 2020/2021 a Escola Superior de Educação de Coimbra já recebeu 4 estudantes do Cabo Verde, em 2024 irá receber 6 estudantes (3 de Cabo Verde e 3 de Moçambique) e em 2025, além de 2 estudantes de cada um destes países, irá acolher também 2 de São Tomé e Príncipe. Os participantes no projeto vão estar a trabalhar na sua preparação para a recolha de dados científicos com rigor, ficando aptos a fazer essa recolha, em cada um dos seus países, desde que tenham um “kit básico de sobrevivência”, um Laboratório de investigação equipado para fazer esse tipo de recolha.

O programa do seminário incluiu ainda a inauguração do Laboratório de Desporto, Educação Física e Saúde (Sports, Physical Education & Health Lab), um curso especializado em Análise Laboratorial: Testes de Avaliação da Competência Motora e uma componente teórico-prático nas escolas onde foi feita recolha de dados. Este curso visa treinar os estudantes para a recolha de dados em investigações nesta área. O seminário contou com um ciclo de cinco conferências para a divulgação de resultados de investigação, contando com a participação de mais de uma dezena de professores e investigadores internacionais.

A criação de um laboratório de Desporto e Educação Física cria autonomia para a Universidade de Cabo Verde, os seus estudantes e professores poderem continuar a investigar e a produzir conhecimento que serve toda a comunidade.