Pós-graduações em Neurodesenvolvimento infantil na Palestina e Jordânia com a colaboração Politécnico de Coimbra

A docente da Escola Superior de Educação de Coimbra, Susana Gonçalves, integrou a equipa do Politécnico de Coimbra que participou no projeto Neurodevelopmental CAre for REfugees (Acrónimo:  NeuCaRe), iniciado em 2020 e coordenado pela Universidade de Granada.

O projeto que se conclui em setembro de 2023 teve financiamento da ação Erasmus + Capacity-building in Higher Education e resultou na criação de duas pós-graduações em duas universidades Jordânia (Yarmouk University e University of Petra) e um mestrado, em parceria pelas duas universidades da Palestina (Bethlehem University e Hebron University). Estes cursos estão já em funcionamento e têm vindo a receber avaliações positivas dos estudantes, dos docentes envolvidos e dos avaliadores externos do projeto.

O projeto teve um cunho altamente inovador, suprimindo uma necessidade sentida pelas universidades árabes, não existindo, ate à data quaisquer diplomas de nível superior sobre neurodesenvolvimento de crianças migrantes, em situação de risco e com necessidades especiais.

Este projeto de cooperação em desenvolvimento curricular na área das ciências sociais e do comportamento permitiu apoiar a modernização, acessibilidade e internacionalização do ensino superior nos países parceiros envolvidos. No caso concreto do IPC facilitou o desenvolvimento de sinergias e colaboração positiva entre docentes de quatro unidades orgânicas. Os docentes do IPC participam em vários grupos de trabalho, a saber

  • Susana Gonçalves – ESEC/IPC (Steering Committee, Work Package leaders Committee e Gender Equality Committee)
  • Rui Costa – ESAC/IPC (Quality Control Committee e Work Package leaders Committee)
  • Telmo Pereira – ESTeSC/IPC (Work Package Methodology design, materials and resources)
  • Helder Simões – ESTeSC/IPC (E-Learning Methodology)
  • Cristina Caridade – ISEC/IPC (E-Learning Methodology)

 

A reunião final do projeto decorreu em Amã, na Jordânia, tendo por anfitrião a Universidade de Petra. A participação dos avaliadores externos do projeto na reunião permitiu conhecer os resultados e apreciação que os mesmos fizeram do projeto, tendo sido muito positivos em todos os campos, desde a gestão e cooperação entre os parceiros ao desempenho dos formadores no âmbito dos cursos já iniciados.

Na reunião foi unanime o reconhecimento do sucesso do projeto, que superou o objetivo inicial de criar uma pós-graduação, tendo permitido não apenas a concretização da pós-graduação como também a criação e sua acreditação de um mestrado nas universidades palestinianas.

 

Os participantes na reunião acordaram no interesse de manter sinergias no futuro próximo, tendo lançado a proposta de criação de uma associação profissional sobre temas relativos ao desenvolvimento infantil e crianças em situação e risco. Esta decisão está alinhada com as sugestões dos avaliadores externos, e poderá traduzir-se em acordos de cooperação interinstitucional, na produção de pequenos vídeos educativos e outros recursos pedagógicos, eventos profissionais, tal como webinars ou congresso, formação cientifico-pedagógica, e colaboração cientifica ao nível de I&D.