Place Branding- docentes da ESEC apresentam estudo de caso sobre a Nazaré
Os docentes da ESEC, João Morais (Núcleo de Investigação em Ciências Sociais e Humanas) e Andreia Moura (Departamento de Turismo e Gastronomia), participaram na II Conferência Ibero-americana de Place branding com a apresentação de um estudo de caso que destaca as respostas do destino turístico e da marca Nazaré face a uma crise em tempo real resultante do contexto da pandemia.
A comunicação intitulada “Nazaré big waves after pandemic waves: Pathways for destination branding” resultou de uma análise documental aprofundada da política de turismo do destino 2019 e do plano estratégico de marketing territorial da Nazaré 2021, que forneceu uma visão exploratória das abordagens da marca de destino. Os resultados revelaram direções conceptuais e de gestão para investigadores e profissionais de turismo e marketing, particularmente no que diz respeito à importância do planeamento, organização da oferta local e produtos de destaque, resposta do turista as abordagens de marca, melhoria da qualidade de vida da população residente e atração de investimento.
A segunda Conferência Ibero-Americana de Place Branding, organizada em parceria pela Universidade Europeia e IPAM, decorreu no Instituto de Comunicação da NOVA e teve como objetivo reunir, explorar, debater e dar a conhecer a investigação na área do Place Branding que pode envolver áreas científicas diversas como a comunicação, o marketing, a sociologia, o turismo, o urbanismo, a geografia, o design, as relações públicas, a diplomacia e as relações internacionais.