Nova Pós-Graduação em Teatro e Participação Artística

A Escola Superior de Educação de Coimbra tem candidatura a 2ª Fase do concurso de acesso ao curso de Pós-Graduação em Teatro e Participação Artística até dia 24 de setembro de 2023.

A Pós-Graduação tem início previsto para setembro de 2023 e irá funcionar em regime presencial em horário diurno. A propina do curso tem o valor de 500€, mas no âmbito do Regulamento de Apoios e Bolsas ao Abrigo do Projeto Impulsionar as Pessoas e o Território, serão atribuídas 20 bolsas no valor de 400€, que serão concedidas de acordo com os critérios de seriação do curso.

Esta nova oferta formativa visa abordar os desafios enfrentados atualmente pela Região Centro de Portugal, um território historicamente assimétrico em termos de desenvolvimento.

A frequência deste curso irá dotar os formandos de ferramentas para serem capazes de conceber e executar projetos de intervenção teatral que estimulem a participação comunitária, além de atuar como mediadores e intervenientes culturais nos territórios de ação. Através desta formação, pretende-se também fomentar a dinamização da prática artística teatral como um eixo central da vida comunitária e do espaço público, bem como valorizar a dimensão processual da prática artística através da investigação dedicada a este campo.

Através desta pós-graduação, serão estruturadas ações de intervenção teatral justas e abrangentes, contribuindo para o fortalecimento e afirmação das identidades culturais das comunidades envolvidas, além de promover outras dimensões de sustentabilidade nos projetos, o que é fundamental para o desenvolvimento local dos territórios.

O ciclo de estudos será dividido em dois semestres, cada um deles com duas unidades curriculares: Dramaturgia e Escrita no Teatro e Metodologias de Investigação no Teatro no 1º semestre, Conceção de Projetos em Teatro e Laboratório em Artes e Mediação Cultural no 2º semestre.

As candidaturas ao curso são efetuadas online, através do endereço https://inforestudante.ipc.pt e todas as informações podem ser consultadas no Edital

2ª Fase

 

 

#ConstruirOFuturo